WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 5 - N° 249 - 26 de Fevereiro de 2012
WELLINGTON BALBO
wellington_plasvipel@terra.com.br
Bauru, São Paulo (Brasil)

 
Marlene Saes:

“Trabalhar com a criança é planejar o futuro, trabalhar com o idoso é viver cada dia”

A trabalhadora e médium paulista, autora do romance Insensatos Corações, fala sobre seu trabalho no movimento espírita

 

Marlene Saes (foto) é fundadora e dirigente do Centro Espírita A Caminho da Luz, situado na cidade de São Paulo, o qual mantém gigantesco trabalho social e de divulgação da Doutrina Espírita. Médium psicógrafa, é autora do romance Insensatos Corações. Esposa, mãe, avó e servidora de Jesus, Marlene gentilmente compartilhou conosco suas reflexões acerca da vida e do trabalho desenvolvido pelo Centro Espírita A Caminho da Luz na entrevista que segue abaixo. 

Por gentileza, explique-nos: quem é Marlene Saes? 
 

Sou fundadora e dirigente do Centro Espírita A Caminho da Luz há 36 anos e presidente do Conselho de Administração do Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar, braço social do A Caminho da Luz, do qual fazem parte 25 Unidades Sociais, sendo 15 creches, 6 abrigos para crianças e adolescentes, 1 lar de idosos, 1 escola profissionalizante, 1 núcleo socioeducativo para crianças e jovens, 1 centro de convivência para idosos. Nessas Unidades são atendidas cerca de 4.000 pessoas diariamente. Há cinco anos atuamos na área da divulgação através do Programa A Caminho da Luz, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 13 horas, pela Rádio Boa Nova AM 14.50, juntamente com os companheiros Carlinhos e Suraia. Na vida familiar, como mãe de 4 filhos e avó de 4 netos, renovo minhas forças para a realização dessas tarefas, que me dão imensa felicidade.  

Imaginamos que a rotina da senhora é bem agitada. Como faz para conciliar as atividades doutrinárias com as familiares? 

Realmente minha vida tem um ritmo intenso. Mas, nós nos acostumamos com tudo, desde que façamos as coisas com amor. Tudo segue um planejamento e a agenda precisa funcionar com precisão. A família já está acostumada. Meus filhos cresceram dentro deste ritmo, e todos colaboram. Meu marido, que também faz parte da diretoria do A Caminho da Luz, conviveu nestes 36 anos de existência de nossa Casa de Oração com este modo de vida. Quando os filhos eram pequenos, minha vida era uma verdadeira maratona, levando-os para a escola, para natação, para aulas de inglês, médicos etc., enfim tudo o que uma mãe faz normalmente. E ainda precisava sobrar tempo para os compromissos no Centro e também com a Obra Social Nosso Lar, que para mim sempre tiveram uma enorme importância. Quando direcionamos nossa vida para projetos como esses, a espiritualidade nos dá forças, saúde e coragem, e tudo se ajeita.   

Descreva-nos, por gentileza, suas atividades no movimento espírita e no Centro Espírita A Caminho da Luz. 

No CE A Caminho da Luz, estamos como presidente da Casa, respondendo pela vida material do Centro e pela organização das atividades espirituais. Temos uma Diretoria dinâmica e comprometida que nos dá serenidade para desempenhar esta tarefa. Nossas atividades espirituais no momento são: orientação espiritual a trabalhadores e alunos (terças-feiras): atendimento ao público (orientação espiritual) às quartas-feiras; palestras nas reuniões públicas; médium psicógrafa nas reuniões de psicografia mensal (primeiro domingo e primeira quarta-feira de cada mês); aulas esporádicas nos cursos de desenvolvimento mediúnico. Com relação às nossas atividades dentro do Movimento Espírita, temos feito palestras em outras Casas Espíritas, participado de alguns Programas Radiofônicos na linha espiritualista, do Programa Consciência Espírita (TV Mundo Maior), Programa Para Viver Bem (TV Comunitária) e escrevemos artigos para o Jornal Folhas do Caminho.  

Os programas radiofônicos de que a senhora participa podem ser acessados pela internet?  

Nosso programa semanal pode ser ouvido, sim, pela internet, acessando o site www.radioboanova.com.br, em que o ouvinte, ao acessar a programação, basta clicar no Programa A Caminho da Luz (quartas-feiras, 13 horas). Poderá ouvir também os programas antigos, pois eles ficam gravados durante um certo tempo. 

Sabemos que o mentor do Centro Espírita A Caminho da Luz é o Espírito Luizinho. Pode nos falar um pouco sobre ele? 

Luizinho desencarnou aos 7 anos e 8 meses, no dia 20 de janeiro de 1972. Espírito que cumpriu uma curta existência, na qual completou encarnação remota, que foi interrompida por ele no século 15. Como ele mesmo informou, trouxe como tarefa reunir um grupo de pessoas que precisariam cumprir seus compromissos mediúnicos e de caridade. Tivemos a honra de conviver com esse Espírito de escol, na qualidade de tia, sentindo desde o primeiro momento a grandeza daquele ser especial que, pouco tempo após seu desencarne, começou a nos orientar quanto ao trabalho que deveríamos iniciar. Como dirigente espiritual do A Caminho da Luz, trouxe-nos todo o planejamento das tarefas que deveriam compor o trabalho de divulgação doutrinária e evangélica, da formação de médiuns através dos cursos, do apoio aos necessitados através das assistências espirituais, dos atendimentos de curas, psicografia, atendimentos específicos aos problemas emocionais em suas variadas formas. Enfim, Luizinho é nosso Orientador, nosso irmão maior, que incansavelmente conduz toda a família A Caminho da Luz em suas atividades espirituais. 

Sabemos que a questão financeira é essencial para que iniciativas desse porte perdurem por tantos anos beneficiando inúmeras pessoas. Como o Centro Espírita A Caminho da Luz lida com as questões financeiras? Há muitos colaboradores?  

Desde o primeiro momento nossa Casa buscou inúmeras ações para a captação de recursos. Desde sua fundação o trabalho social fez parte de nossas atividades. Distribuíamos cestas básicas – isso há 36 anos – para famílias muito necessitadas. Os frequentadores colaboravam, e algumas voluntárias começaram a dar aulas de pintura e artesanato em couro, que naquela época estava começando a se tornar conhecido. Nós fazíamos curso para aprender e ao mesmo tempo ensinávamos no Centro para angariar recursos. Era um imenso desafio! As trabalhadoras, que eram poucas, organizavam jantares, almoços e chás beneficentes para conseguirmos pagar o aluguel do imóvel e realizar o trabalho social. Com o passar do tempo, a frequência começou a aumentar, a casa tornou-se muito pequena e decidimos adquirir um imóvel maior e sair do aluguel. Assim, o A Caminho da Luz foi para sua primeira sede própria, na Rua Managé, onde hoje existe a Creche 1. Foi uma longa trajetória, sempre aceitando novos desafios, mas, graças a Deus, sempre conseguindo alcançar nossos objetivos da caridade espiritual e material. A questão financeira é uma realidade dentro do Centro Espírita, pois o lado material é de nossa responsabilidade. Temos um quadro de associados que contribuem com valores mensais (estipulados por cada contribuinte), os quais podem optar por boletos bancários ou contribuições direto na Secretaria do Centro, que lhes fornece o respectivo recibo de doação. Temos também o Clube do Livro, que é uma forma de captação de recursos. São realizados vários eventos ao longo do ano, sendo que o principal é o Arraiá Nosso Lar, festa junina já tradicional que acontece por 7 finais de semana. Temos também o Bazar permanente (no próprio Centro) em que voluntárias dedicadas promovem a venda dos artesanatos confeccionados por colaboradoras de nossa Casa de Oração. 

Vocês aceitam colaboração financeira? Em face do gigantesco trabalho, como alguém pode entrar em contato para obter mais informações e colaborar de alguma forma com as obras do Centro Espírita A Caminho da Luz? 

Aceitamos todo tipo de doação. Roupas, calçados, utilidades domésticas, novas e seminovas, que são direcionadas tanto às Obras Sociais como aos Bazares de Pechincha que existem em três locais (no Recanto do Idoso, Guarulhos; na Rua Jalisco e em Itaquera). A colaboração financeira nos ajuda a manter a própria sede do Centro Espírita que recebe semanalmente cerca de 6.500 pessoas, além de colaborar para a manutenção da Obra Social, que atende pouco mais de 4.000 pessoas diariamente. Doações podem ser feitas em nome do CENTRO ESPIRITA A CAMINHO DA LUZ, para a conta corrente 00196-3, agência 7370, Banco Itaú. Para doações diretamente para as Obras Sociais, o contato pode ser feito pelo telefone 2020-8888 (captação de recursos) ou para a Secretaria do Centro, pelo telefone (011) 2965-0317. 

A senhora comentou que o Recanto do Idoso Nosso Lar atende 100 idosos. O que a senhora extraiu da experiência em conviver com os idosos do Recanto? 

A experiência em conviver com irmãos nossos que praticamente colocam suas vidas em nossas mãos é imensamente gratificante. Surge um intenso amor entre todos que acabam formando uma enorme família. E como em toda família, as preocupações são enormes. O A Caminho da Luz direciona todos os seus recursos para manter o Recanto do Idoso Nosso Lar, pois ali as despesas são muito altas. Nossos abrigados, em sua grande maioria, são diabéticos e hipertensos, necessitando de uma quantidade enorme de remédios diariamente, além de alimentação balanceada. Temos a sala de fisioterapia que tem intensa atividade, pois são muito comuns os acidentes vasculares, deixando sequelas, além do envelhecimento natural que vai inibindo várias funções motoras. O trabalho com idosos emociona muito, pois as histórias de vida de cada um são muito marcantes. Eles se apegam a nós e nós a eles, e quando alguém desencarna vem aquela dor que normalmente atinge a todos que formam aquela nova família. Trabalhar com a criança é planejar o futuro, trabalhar com o idoso é viver cada dia. 

A senhora recentemente psicografou o livro Insensatos Corações. Fale-nos um pouco sobre ele. 

Já há alguns anos nosso mentor espiritual tem cobrado a realização do trabalho literário, especificamente com obras que possam trazer algum esclarecimento sobre as questões de nossa estadia na vida física e das dificuldades que fazem parte de nosso cotidiano. Diante das atividades do Centro Espírita e da obra social Nosso Lar, aliada à vida familiar, acabamos protelando esta tarefa. Mas, no final de 2010, por três meses, em dias e horários específicos, nos colocamos à disposição da espiritualidade para que este primeiro livro pudesse se tornar realidade. Insensatos Corações relata a trajetória de um grupo de Espíritos que, ligados há vários séculos, escreveu uma história de erros, crimes e vingança e obteve do Pai Celestial a oportunidade do resgate, buscando ressarcir seus débitos, buscando o perdão recíproco e a conquista da paz para cada coração. É importante frisar que os direitos autorais foram doados ao A Caminho da Luz, com a finalidade específica de ser encaminhado ao Recanto do Idoso Nosso Lar, onde oferecemos um lar de amor aos idosos que ali residem, que giram em torno de 100 pessoas. 

Como ocorre o seu trabalho na psicografia?  

A psicografia é uma mediunidade altamente gratificante. O contato com o desencarnado, seja na recepção da cartinha de consolo, seja na recepção de mensagens doutrinárias, nos causa imensa emoção. Como médium semiconsciente, no momento em que sintonizamos com o Espírito comunicante, percebemos um acelerar das pulsações, e é nítido que fisicamente existem alterações. No campo emocional as sensações são visíveis, pois toda a emoção do Espírito comunicante é captada pelo médium. Nesse trabalho sinto uma felicidade indescritível, pois o carinho que nasce entre nós e os Espíritos que ali chegam é algo que transcende a tudo o que conhecemos. 

Qual é a sua visão sobre o movimento espírita brasileiro? 

Na minha opinião o movimento espírita está bastante dinâmico em todo o Brasil. Penso que na capital paulista, como sendo a maior em todo o território nacional, poderia ser mais intenso, mais dinâmico. Vemos que no interior do Estado existe uma maior interação entre as associações, centros espíritas e outros movimentos de interesse social. Os eventos doutrinários acontecem de uma forma intensa, reunindo vários grupos. Talvez pela vida acelerada desta Capital, os grupos trabalhem de uma forma mais isolada, promovendo ações interessantes, mas que nem sempre encontram repercussão dentro do próprio segmento espírita. De qualquer maneira, o movimento espírita cresce a cada dia, isto é indiscutível. 

Suas palavras finais. 

Agradeço imensamente a oportunidade de poder mostrar nosso trabalho, que é feito com muito amor e dedicação, em que, como aprendizes do Evangelho, somos convidados a cada dia a nos aprimorar na prática da caridade, buscando forças no Mestre Jesus para poder trilhar a senda divina, apesar de nossas imperfeições. Convido todos a visitar o site www.centroacaminhodaluz.com.br para conhecer um pouco mais sobre nossa Casa de Oração, e onde todas as segundas-feiras, às 19 horas, poderão acompanhar as palestras ao vivo. Para conhecer melhor as Obras Sociais que aqui mencionamos, visite o site www.capsnossolar.org.br e aqueles que desejarem fazer parte deste grupo de trabalho, ali poderão obter todas as informações e teremos muita alegria em recebê-los nesta jornada de trabalho. Aproveito a oportunidade para dizer a todos que, a cada dia em que servimos a Jesus, sentimos a suave brisa do amor envolvendo nossa alma. E isto é possível a todos que desejarem compartilhar das tarefas do bem. Façamos hoje todo o bem que pudermos e nossa vida terá sempre um objetivo grandioso e iluminado! Muita paz a todos!




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita