WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 249 - 26 de Fevereiro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Eliana Silvério (Juiz de Fora, MG)
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 às 19:52:10
Eu ouvi certa vez que a cidade do Rio de Janeiro está localizada nas zonas umbralinas, por isso estas coisas horríveis sempre acontecem por lá. Isso é verdade?
Eliana 

Resposta do Editor: 

O que você ouviu dizer sobre o Rio de Janeiro não passa de um equívoco. O chamado umbral é uma região espiritual que circunda não somente a capital fluminense e influencia, portanto, todas as comunidades, porque os que ali se encontram separam-se dos encarnados apenas por leis vibratórias, como informa o livro “Nosso Lar”, de André Luiz, cap. 12.

 

De: João Batista (Igarassu, PE)
Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 às 10:49:42
Oriente-me como comprar o livro Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos, de Paulo Henrique de Figueiredo.
Grato.
João Batista 

Resposta do Editor:

Já explicamos ao leitor que vários sites anunciam na internet o livro que ele procura. Eis um deles: http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--mesmer-a-ciencia-negada-e-os-textos-escondidos-paulo-henrique-de-figueiredo-8588877384.html

 

De: B. T. (Dois Vizinhos, PR)
Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 às 19:51:25
No ano de 2009 meu marido morreu de uma forma muito misteriosa e eu queria algumas respostas. Vocês podem me ajudar?
B. T. 

Resposta do Editor:

Não temos como ajudar a leitora, porque eis um tipo de informação que só poderemos desvendar realmente quando estivermos no plano espiritual ou, excepcionalmente, por informação colhida da própria pessoa. Mas, como Chico Xavier sempre explicou, no contato com os desencarnados a iniciativa pertence geralmente aos Espíritos.

 

De: Maximino Carvalho (Brasília, DF)
Sábado, 18 de fevereiro de 2012 às 17:54:39
Faço parte do maior Centro Espírita do Brasil, a Comunhão Espírita, e vivo um dilema, pois sei que não é correto manter pessoas tratando de desobsessão por anos em grupos "especializados" de Passes 1 e 2. Crianças presenciam manifestações, jovens, e pessoas que se julgam obsediadas mas são apenas portadoras de problemas mentais sérios que se agravam ao presenciar médiuns recebendo sem controle Espíritos que dizem ser os responsáveis pelos seus problemas cotidianos. Quando se toca no assunto aos responsáveis, dizem que criamos problemas, não temos caridade, etc. O centro é ligado à Federativa, palestrantes espíritas de todo o Brasil e FEB participam de palestras, mas não tocam no assunto, como se o movimento espírita e a doutrina não fosse problema de todo espírita consciente... Um centro deste nível pode continuar enganando em nome da doutrina? Até aonde vai a responsabilidade de todo o movimento considerando que atos assim criam um "desserviço" para a Doutrina Espírita? Qual a diferença de obsessão para influenciação espiritual?
Obrigado.
Maximino 

Resposta do Editor: 

O assunto levantado pelo leitor está sendo examinado, nesta mesma edição, na seção O Espiritismo responde.

Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/249/oespiritismoresponde.html

 

De: Maria de Fátima Soares da Silva (Ribeirão Preto, SP)
Domingo, 19 de fevereiro de 2012 às 19:21:26
Gostaria de saber quando voltam as atividades normais do Centro Espírita Mariano do Nascimento, em Ribeirão Preto. Gosto muito de assistir às palestras de domingo, sou professora e só posso participar das palestras, que para mim são muito gratificantes. Por favor, entre em contato comigo, estou tentando falar no telefone desta unidade e não consigo.
Abraços.
Maria de Fátima 

Resposta do Editor:

A informação que obtivemos diz que as atividades já se reiniciaram.

 

De: Márcia Leal (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 às 00:18:04
Olá. Gostaria de saber se é possível um espírito influenciar no sonho de uma pessoa, fazendo com que esta tenha pesadelos horríveis envolvendo entes queridos.
Grata.
Márcia 

Resposta do Editor:

Sim; o fato é possível, motivo pelo qual se recomenda, antes de dormir, que a pessoa ore ou leia algo que eleve a alma, preparando-se para as peripécias que acompanham normalmente uma noite de sono, em que geralmente apenas o corpo dorme, mas a alma não.

 

De: Eliana Silvério (Juiz de Fora, MG)
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 às 12:55:36
Mais três perguntas: 1) Estou frequentando as reuniões de estudo do Livro dos Espíritos e do Livro dos Médiuns, mas não sinto progresso nenhum quanto a minha mediunidade. O irmão que ministra o estudo me disse que o desenvolvimento vem através somente do estudo. Isto tem fundamento?
2) Gosto de ler romances espíritas; mas tenho dúvidas se todos são verdadeiros. Como posso diferenciar entre o que devo acreditar ou não?
3) Qualquer membro da casa espírita pode ser candidato a diretor ou precisa ter um perfil diferenciado e, neste caso, qual seria esse perfil?
Eliana

Resposta do Editor:

Quanto à primeira pergunta, o desenvolvimento da faculdade mediúnica, se houver realmente faculdade a desenvolver, vem, de fato, como consequência do estudo e da dedicação ao trabalho no bem em suas variadas formas.

No tocante aos romances espíritas é preciso, em primeiro lugar, como em tudo que diga respeito à doutrina espírita, observar o chamado método kardequiano, assunto examinado na seção O Espiritismo responde da edição 204. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/oespiritismoresponde.html.

A forma de eleição dos dirigentes de uma casa espírita é geralmente definida no Estatuto da instituição, que especifica quem pode votar e quem pode ser votado, fato que pode, pois, variar de uma instituição a outra.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, USA)
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 às 14:36:07
Assunto: Edição 248 - O ceticismo humanista-cristão
Davilson: você está de parabéns ao divulgar assunto tão de interesse de todos. Todos os membros da Criação, desde o mineral, vegetal, animal, há um anima/ espírito, para poder a manifestação de Deus operar Sua comunicação através do magnetismo, eis que, se não houvesse o espírito numa matéria, por mais errante que seja, onde estaria a obediência ao seu Criador se operando em modo contínuo, num inter-relacionamento espírito-mente recebendo a manifestação a que chamamos de vida?
Marilene

 

De: Norma Isabel Rodriguez (Uruguaiana, RS)
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 às 14:52:18
Assunto: Edição 248 - O ceticismo humanista-cristão
É muito interessante a união entre médiuns e médicos, além da importância de ser um grande passo na evolução para a humanidade. Mas tudo tem a hora certa segundo as leis divinas. Acredito que não demore muito para isto acontecer.
Obrigado e fiquem na paz de Jesus.
Norma

 

De: Benedito Viana (Angra dos Reis, RJ)
Terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 às 21:45:46
Boa noite, caros irmãos em Cristo. Minha dúvida é: tenho lido no Livro dos Espíritos, questão 188, nota de Allan Kardec que diz que a Terra é um lugar menos adiantado e que Marte é menos adiantado ainda. Afinal, a Terra é menos ou mais adiantada que Marte? Tire minha dúvida, por favor.
Atenciosamente.
Benedito Viana 

Resposta do Editor: 

Allan Kardec não se aprofundou no assunto. Trata-se de uma informação posta à margem da questão citada. Outros autores, como Maria João de Deus e Humberto de Campos, valendo-se da mediunidade de Chico Xavier, trouxeram-nos informações diferentes. Como o lapso de tempo decorrido entre a publicação d´O Livro dos Espíritos e o advento das obras de Chico Xavier (cerca de 80 anos) é bem dilatado, pode ser que Marte, diferentemente da Terra, tenha progredido muito nesse período em que nosso planeta enfrentou problemas diversos e duas guerras mundiais sangrentas que, certamente, prejudicaram, do ponto de vista moral, o desenvolvimento do nosso globo.

 

De: Edilza C. (Dobrada, SP)
Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 às 13:15:53
Olá, como faço para saber antecipadamente quem irá ministrar as palestras aos sábados às 15h em minha cidade?
Obrigada
Edilza 

Resposta do Editor: 

A melhor maneira é consultar diretamente a Casa Espírita que frequenta. Se o evento for de âmbito regional, ele é divulgado normalmente na seção Movimento Espírita Brasileiro de nossa revista. Para saber os endereços das Casas Espíritas em São Paulo, sugerimos acessar o site da USE, que coordena o movimento espírita no Estado de São Paulo. Ei-lo: http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Almir do Carmo (Vitória, ES)
Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 às 14:16:23
Gostaria de receber por e-mail a revista o Consolador.
Almir 

 

De: Maria Valdirene (Arapiraca, AL)
Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 às 14:30:29
Assunto: Edição 247 - 20 ensinamentos sobre o Centro Espírita
Queridos irmãos! Infelizmente a matéria  "20 ensinamentos sobre o Centro Espírita" não foi publicada na revista; apenas o título foi publicado. Aconteceu algum problema? Se aconteceu, tem como a mesma ser publicada em outra edição? Pois me interessa bastante e acredito que a muitos outros irmãos também. Agradeço desde já, um abraço fraterno a todos.
Maria 

Resposta do Editor:

Já dissemos à leitora que não houve nem há problema nenhum com a matéria 20 ensinamentos sobre o Centro Espírita.
Clicando neste link -
http://www.oconsolador.com.br/ano5/247/especial.html  - o interessado poderá lê-la. O problema é com o serviço de internet local e nada tem que ver com o site de nossa revista.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita