WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 5 - N° 248 - 19 de Fevereiro de 2012

MARCEL BATAGLIA

marcelbataglia@gmail.com

Ibiporã, PR (Brasil)

 

Núcleo Assistencial Alimentação Maior por uma sociedade mais fraterna

Popularmente conhecida como “Casa da Sopa”, a entidade atende famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e da fragilização dos vínculos familiares
 

Nasce em 1934 a cidade de Ibiporã – situada na região norte do Estado do Paraná – com o surgimento de um pequeno povoado, habitando uma faixa de terras concedida ao engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão, a qual ficava entre o Rio Tibagi e uma área pertencente à Companhia de Terras Norte do Paraná.

Cinquenta e dois anos depois, graças ao grande trabalho realizado pelos Espíritos superiores, surgiu a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz  - FEMEL -, dedicada a promover o estudo, a difusão e a vivência da Doutrina Espírita.

A entidade atende e ajuda pessoas que buscam orientação, esclarecimento e amparo. Em 2012, comemorando 26 anos de fundação, a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz posiciona-se como uma escola de formação espiritual e moral, um centro de estudos, de convivência fraterna, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus. Também é uma oficina de trabalho que proporciona aos seus frequentadores uma oportunidade de exercitar o aprimoramento íntimo pela vivência dos ensinamentos do mestre Jesus em suas atividades rotineiras.

Não muito depois de sua fundação, os mentores da casa espírita proporcionaram aos ibiporaenses o surgimento do Núcleo Assistencial Alimentação Maior (NALMA), popularmente conhecido como “Casa da Sopa”.

A entidade, que tem como objetivo complementar os estudos realizados pela FEMEL, atende famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e da fragilização de vínculos familiares, visando a suprir as necessidades básicas dos indivíduos menos favorecidos, tanto social como nutricional, e melhorar sua autoestima, com a promoção de cursos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional com vistas à sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.

Caridade não se resume em um prato de comida

Anualmente, o Núcleo Assistencial atende 1.000 famílias aproximadamente, servindo ininterruptamente três vezes por semana um almoço aos mais necessitados.

Quando questionada qual a importância do trabalho para o voluntariado, a presidente da entidade, Patrícia Arrotheia Lopes, que é espírita há 13 anos, diz que “os voluntários aprendem a colocar em prática os ensinamentos do Cristo e o valor da caridade reforçado pela doutrina espírita, pois a caridade não se resume só em um prato de comida mas também em um momento para ouvi-los, dar uma palavra de conforto e consolo”.

O NALMA promove também cursos profissionalizantes desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Entre esses cursos estão o de Corte e Costura, Panificação, Manicure, Pedicure, Cabeleireiro, Aulas de Violão. Patrícia  diz ainda que, com a assistência prestada pela Casa, os assistidos se asseguram de que não estão sozinhos, esquecidos à margem da sociedade, mas que existe alguém que se preocupa e faz algo por eles, sendo todos importantes. 

Em alguns casos, eles partilham suas situações, aprendem a analisar, questionar e discutir fatos. As pessoas atendidas se educam para algumas regras básicas como higiene, comportamento, postura e

Sala onde se realizam os cursos
de corte e costura

Sala para aulas de música

passam a se sentir – como seres humanos que são – iguais a qualquer outra pessoa, com direito de voz e vez.

Nota do autor:

Os que desejarem mais informações ou desejam cooperar na manutenção da entidade podem telefonar para o tel. (43) 3158-3825.


 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita