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Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 245 - 29 de Janeiro de 2012

HUGO ALVARENGA NOVAES
hugo.an@uol.com.br

Santa Rita do Sapucaí, MG (Brasil)
 

A ressurreição de Jesus


A maioria das pessoas acredita que Jesus, no sepulcro comprado por José de Arimateia (Mateus, capítulo 27, versículos 57 e 58), voltou à vida no seu corpo físico, o que a Igreja chama de ressurreição. Contudo, esse fenômeno citado anteriormente foi somente do corpo espiritual do Cristo, não de seu corpo físico.

Vejamos se a declaração que fazemos acima tem fundamento:

No Novo Testamento, Paulo de Tarso, na primeira epístola que escreve aos Coríntios, no capítulo 15, no versículo 44, deixa claro que existe corpo animal e corpo espiritual e que a ressurreição é deste último.

O discípulo João, no capítulo oitavo, versículo 58, mostra-nos as palavras do excelso Messias, que afirma categoricamente a sua anterioridade a Abraão.

Vale notar também o pedido que o Amado Mestre faz a Seu Pai no Evangelho de João, capítulo 17, versículo 5. No referido passo, de acordo com a solicitação do primeiro ao segundo, esta faz-nos concluir facilmente que a supracitada rogativa apenas tem sentido se o Querido Rabi já existisse antes do nosso planeta haver surgido.

Pelo que vimos, podemos deduzir que: antes do Inexcedível Pegureiro encarnar aqui na Terra ele já vivia, em espírito.

De acordo com o exposto acima, perguntamos aos líderes religiosos que defendem uma ressurreição da carne do divino nazareno: “tendo em vista que no plano espiritual, antes de vir a este planeta, o Príncipe da Paz tinha uma estrutura orgânica fluídica, por qual motivo, ao retornar de onde viera, Ele o faria no corpo físico?”.

Assim sendo, nos é lícito inferir que após a sua desencarnação, tendo o Cristo voltado ao lugar de onde veio, ou seja, ao plano espiritual, só poderia fazê-lo “em espírito”, reafirmando os dizeres do “Apóstolo dos Gentios”, o qual nos falou que “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus”. (Paulo. I Coríntios, capítulo 15, versículo 50.)

Temos de considerar também a própria afirmação feita pelo Divino Jardineiro ao dizer que “o povo daquela época, devido ao conhecimento que tinha naquele momento, não estava preparado para assimilar certos conhecimentos” (João, capítulo 16, versículo 12), no caso em questão, sobre a vida espiritual.

Ademais, até hoje não sabemos com certeza o que se passou na tumba do Mestre. Vejamos isso a seguir. Quais mulheres foram ao túmulo de Cristo? Mateus diz que foi Maria Madalena e outra Maria. Marcos afirma que apenas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé estavam no local. Lucas não especifica mulher alguma. Em contrapartida, João diz-nos que Maria Madalena foi a única a entrar onde o corpo de Jesus se achava. Também não temos certeza de quem retirou a pedra do sepulcro. Mateus fala-nos que foi um anjo. Enquanto Marcos, Lucas e João relatam-nos que ela havia sido removida. Na catacumba do Mestre há uma controvérsia no sentido de quem estaria dentro dela. Mateus diz-nos que um anjo, com vestes brancas como a neve, encontrava-se . Mas Marcos dá-nos a informação de que era um jovem vestido de branco. No entanto, Lucas assevera-nos que dois homens, com roupas brilhantes, é que estavam naquele local, ao passo que João declara que foram dois anjos com roupas brancas. Afinal de contas, ficamos sem saber quem verdadeiramente estava ali; se um ou dois anjos, um ou dois homens? Confuso, não é mesmo? Esses acontecimentos são literais e podem ser vistos na Bíblia em: Mateus, capítulo 28, versículos de 1 a 3; Marcos, capítulo 16, versículos de 1 a 5; Lucas, capítulo 24, versículos de 1 a 4, e João, capítulo 20, versículos 1, 11 e 12.

Por tudo isso, temos certeza de que os argumentos que ora trazemos baseiam-se na lógica e, portanto, tornam-se incontestáveis; melhor dizendo: para aqueles que praticam uma “fé raciocinada”, esse encadeamento de ideias é bastante coerente; aos que defendem uma “fé cega”... Ah! Esses não concordarão conosco. Lembramos, então, o ditado popular que diz: “o pior cego é aquele que não quer ver”. 
 

Referências bibliográficas: 

Bíblia Eletrônica, versão digital, completa, revista, corrigida e traduzida por João Ferreira de Almeida. Download: http://www.rksoft.com.br/html/biblia.html.
 

 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita