WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 245 - 29 de Janeiro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: F. C. (União da Vitória, PR)
Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 às 11:30:40
Peço orações para minha filha de 2 anos que está com hérnia e necessita de cirurgia.
Obrigado.
F. C.
 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome do autor da carta acima, a quem esclarecemos que para pedido de preces, assistência e socorro espiritual, as pessoas devem procurar uma instituição espírita próxima de sua casa. O link seguinte vai ajudar o leitor a encontrá-la:  http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Dirce P. F. Saba (Pouso Alto, MG)
Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 às 17:48:17
Em quais dos casos descritos (morte encefálica, coma, anencefalia) o Espírito está presente? Ou não dá para responder com precisão?
Dirce
 

Resposta do Editor: 

O Espírito se desprende em definitivo do corpo quando ocorre a morte corpórea; portanto, no estado de coma e na anencefalia o Espírito da pessoa continua ligado ao corpo físico.

 

De: Cleonice G. (Goiânia, GO)
Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 às 22:37:32
Assunto: Edição 243 - Espíritas, precisamos falar sobre a morte - Parte 1
Estou amando este tema morte, pois sempre penso muito nela e tento ler tudo sobre ela. Agradeço a vocês pela matéria, pois muito me interessa este assunto. Aguardo mais matérias, para sanar minhas dúvidas.
Cleonice

 

De: S. S. (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 às 23:08:59
Como posso começar a fazer parte de uma casa espírita, pois perdi minha mãe e preciso saber como está ela? Gostaria de receber uma carta escrita por ela... Estou angustiada. Me ajudem. Moro na Zona Leste de São Paulo.
Grata pela atenção.
S. S.  

Resposta do Editor: 

Por motivos óbvios, ocultamos o nome da leitora, a quem recomendamos buscar orientação numa das instituições espíritas situadas na Capital paulista, cujos endereços a leitora pode obter acessando o site da USE, que coordena o movimento espírita paulista. Eis o link:  http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Manolita Fonsêca Cabral (Itabuna, BA)
Quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 às 08:54:52
Gostaria de saber notícias do estado de saúde do nosso irmão Raul Teixeira.
Manolita 

Resposta do Editor: 

As notícias sobre nosso estimado Raul podem ser vistas na seção Movimento Espírita Brasileiro, no noticiário de São Paulo, em cuja Capital o confrade vem realizando as atividades terapêuticas indicadas para o seu caso. No site  http://www.sef.org.br/ é possível também obter informações atualizadas sobre o tratamento do confrade.

 

De: Tacaraci Fernandes Vieira (Taubaté, SP)
Quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 às 12:54:20
Se houver possibilidade, gostaria de uma breve explicação sobre o livro "Vias e Meios à Causa Espírita". Autor: Geraldo Macêdo. Ideia Editora Ltda.
Abraços fraternos.
Tacaraci 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos a obra citada, motivo pelo qual não podemos atender à solicitação do leitor.

 

De: Eduardo Tadeu Martins Lourenço (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 às 10:18:37
Paz pela paz e fraternidade em 2012 de trabalho com mensageiros de Jesus – serenos!
Eduardo

 

De: Viviane Gomes (São José do Rio Preto, SP)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 às 11:23:58
Faço parte da Associação Espírita Joanna de Ângelis e gostaria de saber como posso adquirir mensagens para o centro.
Viviane 

Resposta do Editor: 

A Editora Luz no Lar, de Diadema-SP, criou a Central de Distribuição Gratuita de Mensagens Espíritas, que envia qualquer quantidade de mensagens espíritas impressas, sem custo nenhum para quem irá recebê-las. O contato com a Editora deve ser feito por intermédio de Regina Gomes – e-mail: reginabrasil@msn.com

 

De: M. V. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 às 14:15:27
Boa-tarde. Estou desesperada à procura de respostas.
Perdi agora no Natal (dia 24) uma pessoa muito querida. Acredito, por tudo o que já vivemos, que se tratava de um amor de outra vida. Nos conhecemos na pré-escola, depois de muitos anos nos reencontramos e namoramos por 3 anos. Depois de alguns desentendimentos rompemos o namoro, porém nunca conseguimos nos separar de verdade. Sempre que eu ou ele precisávamos de algo, o "acaso" nos colocava lado a lado de novo. Após quase 8 anos separados, nesse relacionamento amistoso, chegamos à conclusão que sentíamos algo forte um pelo outro e diante disso voltamos a nos relacionar. Estávamos bem, indo devagar para não cometermos os mesmos erros do passado, até ser surpreendida com a sua morte num acidente. Me pergunto todos os dias: Por que isso foi acontecer agora que estávamos nos entendendo? Todos os dias eu pedia que ele tomasse cuidado com a moto; seria isso um aviso de que o acidente aconteceria de fato? A morte dele pode ter sido uma punição por talvez ele ter ou estar se desviando de sua missão aqui na Terra? Me ajudem por favor.
M. V. 

Resposta do Editor: 

Prestamos à autora da carta acima a nossa solidariedade e recomendamos que busque ajuda numa instituição espírita, para que, por meio da prece, dos passes e do apoio espírita, possa superar o difícil momento pelo qual está passando. A morte faz parte das peripécias da existência humana e o momento de sua ocorrência – excetuados os casos de suicídio – está relacionado com a programação reencarnatória que o Espírito faz antes de sua imersão na carne. Não se trata de punição e é, quando muito, uma prova para as pessoas envolvidas no fato. Que a leitora tenha, no entanto, consciência de que ninguém morre, apenas muda de domicílio e de tarefas, sem se apartar daqueles a quem ama.

 

De: Ane Amorim (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 às 18:20:40
Li o texto sobre a Anália Franco no site do Consolador e é o mesmo texto que estava estudando no livro Grandes Vultos do Espiritismo de Paulo Alves Godoy. Gostaria de dar a sugestão de ser creditado a ele o texto, se for o mesmo.
Obrigada.
Ane 

Resposta do Editor: 

A sugestão da leitora foi anotada e será, seguramente, acatada.

 

De: Meire Pedroso (Cambé, PR)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 às 21:37:19
Poderia divulgar a vinda de Rogério Leite em Cambé? Seu saite é cartaconsoladora.com.br, meu telefone 9907-0984 e o telefone do centro é  3254-3261.
Obrigada.
Meire

 

De: Rogério da Silva (Barra Mansa, RJ)
Sábado, 21 de janeiro de 2012 às 21:45:31
Assunto: Edição 243 - Espíritas, precisamos falar sobre a morte - Parte 1
Muito boa a matéria.
Rogério

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Domingo, 22 de janeiro de 2012 às 09:53:38
É verdade que até os 7 anos de idade o Espírito reencarnado permanece mais ligado ao plano espiritual do que à Terra? E um Espírito após os 80 anos, com demência senil ou Alzheimer etc., como ele vê as situações no final de sua encarnação?
Marcelo 

Resposta do Editor: 

Conforme a informação transmitida por Emmanuel na questão 109 de seu livro O Consolador, até os sete anos o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e a estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, se encontrar nos pais legítimos representantes do colégio familiar.

No tocante aos casos de demência ou Alzheimer, desconhecemos se existe alguma obra confiável que traga respostas à pergunta formulada pelo leitor.

 

De: Luiz Antonio Domingues (Dourados, MS)
Segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 às 12:01:10
Olá, amigos, paz e luz, gostaria de divulgar nossas psicografias em mp3. Posso enviar por e-mail e se vocês tiverem material para divulgar, também estamos abertos para a divulgação. Se tiverem espaço para colocar no site nosso logo, agradeço.
Luiz Antonio 

Resposta do Editor: 

Divulgar o link relacionado ao trabalho do leitor, eis algo plenamente possível. Quanto a divulgar as psicografias recebidas, trata-se de um procedimento para o qual não existe espaço em nossa revista.

 

De: Alceu da Costa Medeiros (Boa Vista, Roraima)
Segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 às 18:17:42
Frequentei algumas vazes o centro espírita e pretendo continuar e estudar para conhecer e entender melhor a doutrina. Tenho um irmão conhecedor profundo e praticante, um incentivo pra mim. Conto com vocês nessa ajuda.
Alceu

 

De: Rita Aparecida da Fonseca (Maricá, RJ)
Segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 às 22:14:16
Foi-me recomendado frequentar uma casa espírita séria. Aqui na minha cidade não tem. Faço o culto no lar e estou estudando os livros da codificação. Você pode me esclarecer?
Obrigado.
Rita 

Resposta do Editor: 

Para saber realmente se existe uma casa espírita séria em Maricá, sugerimos consultar o site da federativa estadual, que coordena o movimento espírita fluminense. Eis o link: http://www.ceerj.org.br/ceerj/

Caso não exista realmente centro espírita na cidade, a leitora deve continuar fazendo o que faz, com o estudo dos livros e a realização do culto do Evangelho, até que surja a oportunidade de frequentar alguma casa espírita próxima de sua cidade.

 

De: Zara Lúcia (Distrito de São Sebastião do Pontal, MG)
Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 às 14:20:26
Quais as consequências do fechamento de uma casa espírita?
Zara 

Resposta do Editor: 

As consequências do fechamento de uma casa espírita dependem do motivo que lhe deu causa. Quanto à responsabilidade das pessoas envolvidas no fato, só no plano espiritual é que todos terão a verdadeira dimensão do ocorrido.

 

De: Edson Luiz Nunes (São João de Meriti, RJ)
Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 às 22:57:49
Onde é a sede da memória? No cérebro espiritual ou no cérebro físico?
Existe algum exercício para lembrar quando sonhamos?
Edson 

Resposta do Editor: 

A sede da memória é o corpo espiritual. Quanto aos sonhos, desconhecemos se existe alguma forma de exercício capaz de favorecer a lembrança das peripécias que os compõem.

 

De: Dema A. (São Paulo, SP)
Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 às 23:26:35
Está faltando na Biblioteca virtual o download do livro de Chico Xavier “Novos Horizontes”.
Obrigado.
Dema 

Resposta do Editor: 

O fato é verdadeiro, visto que não foi possível, em relação a algumas obras, obter o respectivo conteúdo para possibilitar o download. O livro “Novos Horizontes” é uma dessas obras.

 

De: Airton Azevedo (Caxias do Sul, RS)
Sábado, 21 de janeiro de 2012 às 13:55:58
Tudo o que me informaste eu já sei pois trabalho numa casa espírita e estudamos a doutrina através do Estudo sistematizado. O fato da minha pergunta foi que minha neta de 15 anos esteve numa casa espiritualista onde o dirigente da casa disse que ela tinha uma cicatriz nas costas que estava incomodando-a e que ali estava de um corte feito numa encarnação 300 anos antes. A minha pergunta é: Pode acontecer um caso assim? Pode o médium numa sessão mediúnica alterar o perispírito sem o consentimento do espírito encarnado? Eu informei a minha neta que isto não passou de um comentário do dirigente. Isto que quero saber e que não encontrei respostas em nenhuma revista ou nas obras básicas.
Airton 

Resposta do Editor:  

Determinados fatos ocorridos em existências passadas podem repercutir na presente existência, como já foi constatado pela Dra. Edith Fiore ao tratar de uma mulher que padecia de um mal que teria ocorrido quando, em uma existência anterior, mais de cem anos antes, tivera seu corpo transpassado pela lâmina de uma baioneta.

Quanto à outra pergunta – pertinente à alteração do perispírito –, entendemos que algo semelhante pode se dar em decorrência das chamadas cirurgias espirituais, levadas a efeito por médicos desencarnados, atuando por intermédio de médiuns com aptidão para esse tipo de faculdade. 

 

De: Vasco Marques (Braga, Portugal)
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2012 às 10:43
Caro amigo!
Reportando-me a minha carta publicada na edição 244, informo que a responsável pelo projecto Música Espírita on-line chama-se Edna Soares, do Brasil. Apesar de ser um site recente, ele já conta com muitas visitas diárias e grande número de fãs no facebook:
http://www.facebook.com/musicaespirita.net
Vasco Marques

 
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita