WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 5 - N° 242 - 8 de Janeiro de 2012
MARCELO CUIN
mcuin@terra.com.br
Votuporanga, SP (Brasil)

 

Encontro de Mocidades em Votuporanga reúne um público numeroso

O 18º Encontro Regional de Mocidades Espíritas realizado em Votuporanga-SP discutiu, com teatro, música e palestra, o
tema pena de morte à luz da doutrina espírita


Com a presença de um público superior a trezentas pessoas, das cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Birigui, São José do Rio Preto e Ilha Solteira, realizou-se mais um Encontro Regional de Mocidades Espíritas em sua versão número 18. O local do evento foi o Centro Espírita “Humberto de Campos”, de Votuporanga-SP (fotos).

Realizado em um final de semana, o Encontro iniciou-se no sábado à noite, com a apresentação da peça teatral “Não Matarás – Os Criminosos e a Pena de Morte”. (1) O roteiro, os figurinos, cenários, direção e tecnologia de vídeos estiveram sob a responsabilidade dos jovens que compõem a Mocidade Espírita “Humberto de Campos”, os quais durante meses ensaiaram a peça, cujo texto e roteiro basearam-se nas obras de Allan Kardec, Léon Denis, Francisco Cândido Xavier e Divaldo Franco, entre outros.

Finda a encenação programada, foi oferecido um lanche aos participantes, que lotaram o auditório do Centro. 

Música e palestra –  No domingo seguinte, a programação foi aberta às 8h30 com o café da manhã.

Às 9 horas, apresentou-se o Grupo Musical “Seareiros do Mestre”, formado por jovens de Birigui-SP. Logo depois, às 10 h, o Dr. Marcos Antonio Lelis Moreira, Promotor Público, da cidade de São José do Rio Preto-SP, proferiu uma palestra que teve como título “Não Matarás – Os Criminosos e a Pena de Morte sob a visão do Espiritismo”.

O encerramento da programação se deu com um almoço confraternativo, servido a todos os presentes, em um clima de fraternidade e interesse dos jovens pela conquista de valores morais, revestidos de dignidade e nobreza.

Os recursos financeiros necessários para a realização do evento foram obtidos por meio de promoções feitas, durante o ano, pela própria Mocidade Espírita, para que não houvesse cobrança de taxa nenhuma, permitindo assim que todos os interessados pudessem participar, sem qualquer constrangimento.  

Pena de morte – O valoroso conteúdo doutrinário oferecido pelo Espiritismo contribui sobremaneira para que a criatura possa posicionar-se diante da pena de morte, que ainda é praticada em inúmeros países do mundo.

Trata-se, aliás, de uma prática ineficaz, visto que não tem resolvido o problema da violência nos rincões onde é observada, porquanto - decretada a morte do corpo físico e, por conseguinte, o seu desaparecimento -  fica o Espírito liberado para prosseguir em sua jornada de erros e equívocos, podendo até mesmo influenciar outras criaturas para a continuidade da violência.

Discutida pelos jovens presentes ao

O teatro teve também seu momento no encontro

Vista parcial do público presente no evento

Dr. Marco Antonio Lelis Moreira

Jovens que integram a Mocidade Espírita Humberto de Campos

O auditório ficou completamente lotado

O grupo Seareiros do Mestre
foi um dos destaques

Encontro, através da peça teatral e da conferência apresentada, a pena de morte, como processo de reeducação do delinquente, foi classificada como bárbara, desproporcional e ineficaz.

Entenderam os jovens, como conclusão do evento, que as penas a serem aplicadas aos que erraram pelos caminhos da vida devem ser a pena de estudo, a pena de trabalho e a pena de educação. 

Importância dos encontros de jovens – A reunião de jovens em um mesmo local e com as mesmas propostas  - estudar a Doutrina Espírita -  cria  um ambiente ideal e bem característico dessa fase primaveril, em que, usando métodos, recursos e linguajar próprios, ficam eles mais motivados à absorção das imprescindíveis lições de Jesus, com vistas ao norteamento de seus caminhos.

São tantos os apelos do mundo a convidar nossos jovens para as ilusões e as fantasias nefastas, que será sempre oportuno todo e qualquer esforço no sentido de ajudá-los a encontrar gosto e prazer na discussão dos assuntos ligados à espiritualidade, bem à feição do momento festivo que vivem, sob os olhares dos mais experientes que se responsabilizam pelos Centros Espíritas.

No Centro Espírita “Humberto de Campos”, de Votuporanga, os jovens contam com o total apoio dos adultos e da direção da Casa, que, confiando neles, permanecem na retaguarda incentivando-os na promoção do evento, anualmente.

Estudos espíritas via internet – A Mocidade Espírita “Humberto de Campos” mantém na internet um site com conteúdo voltado para estudos espíritas: www.mocidadesespiritas.com.br e também uma página no Facebook para integração entre as mocidades no Brasil e do mundo: http://www.facebook.com/mocidades, com o objetivo de divulgar fotos de encontros, eventos etc.

Além disso, considerando a importância da comunicação entre as pessoas via Twitter, ela também aí se apresenta com este endereço: http://www.twitter.com/mocidades ou @mocidades para que já tem twitter.



(1)
O 18º Encontro Regional de Mocidades Espíritas foi realizado nos dias 24 e 25 de setembro de 2011.

 

 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita