WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 5 - N° 241 - 1º de Janeiro de 2012
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)



O confrade José Manoel Pereira Antunes, em mensagem enviada à redação desta revista, pergunta-nos onde se encontra nos textos evangélicos a frase, atribuída a Jesus, "a semeadura é livre mas a colheita é compulsória".

A frase citada, atribuída a Jesus por inúmeros autores, não será encontrada textualmente em o Novo Testamento, porque decorre de um pensamento presente nos textos evangélicos e nas cartas de Paulo, segundo o qual receberemos da vida de conformidade com os atos que praticamos. Trata-se, como abaixo se verá, de linguagem metafórica que expressa a chamada lei de ação e reação, referida tanto em o Novo quanto no Antigo Testamento.

A frase é, portanto, correta. O equívoco de palestrantes e articulistas é atribuí-la a Jesus, como se dá também, com frequência, com a frase “Vós sois deuses”, objeto de exame nesta mesma seção na edição 115, de 12/7/2009, desta revista. Eis o link que remete ao texto mencionado:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/115/oespiritismoresponde.html

Adiante transcrevemos alguns textos do Novo Testamento que dão suporte à ideia contida na frase “a semeadura é livre mas a colheita é compulsória”:

“E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” – Mateus, 26:51-52.

“(...) O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” – Romanos, 2:6-11.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” – Gálatas, 6:7-8.

“(...) Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” – Mateus, 16:27.


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 

  Simulador de configuracoes FORMMAIL

Nome:
E-mail:
Cidade e Estado:
Pergunta:
 


 



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita