WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 240 - 18 de Dezembro de 2011

WELLINGTON BALBO
wellington_balbo@hotmail.com
Bauru, SP (Brasil)
 

Kardec relembrando Jesus


Allan Kardec deixou-nos, além da Codificação da Doutrina Espírita, uma preciosidade que ainda é pouco conhecida e principalmente divulgada no meio espírita: a coleção da Revista Espírita, publicação que ele cuidou pessoalmente de 1858 até 1869.

São quase 5.000 páginas de estudos e pesquisas que abordam temas capitais para a existência humana.

Nas livrarias espíritas o leitor poderá encontrar os exemplares da Revista Espírita que estão divididos em 12 volumes que ele poderá adquirir da maneira que melhor lhe for conveniente, ou, para quem tem acesso à internet, no site da Federação Espírita Brasileira – www.febnet.org.br, o estudioso da ciência espírita poderá fazer o download de todos os números da preciosa publicação que contém a marca indelével de Kardec. (1)

Afirma o Codificador que os objetivos da Revista são fazer com que se esvaia toda credulidade cega ou ceticismo prejudicial ao desenvolvimento do Espiritismo. Vai além e informa que a Revista tem, também, o intuito de ligar aqueles que compreendem a Doutrina Espírita sob seu aspecto moral, promovendo a prática do bem e a caridade evangélica para com todos.

É simples perceber na visão do Codificador a grande preocupação que levanta a Doutrina Espírita: a melhoria do indivíduo, em outras palavras, sua evolução espiritual.

Umas das causas pelas quais ainda não gozamos da plena felicidade na Terra é a não observância dos princípios ensinados por Jesus e relembrados por Allan Kardec, ou seja, a prática do bem para com todos.

Praticássemos o bem em sua mais ampla definição e construiríamos um autêntico Paraíso em nosso planeta.

A propósito, temos visto costumeiramente comentários sobre a época de Transição de nosso Planeta. Quando se dará? Qual a data exata? Haverá o expurgo a separar joio e trigo?

Porém, em face dos questionamentos acima, é imperiosa a nossa própria reflexão. Que seja em 2012, 2019 ou 2100, independentemente de datas, a transição real acontecerá quando a mentalidade humana amadurecer e assim edificarmos o Reino de Deus em nosso coração, atendendo a convocação feita por Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Allan Kardec mais adiante refrescou a nossa memória ao afirmar na Revista Espírita: É preciso praticar o bem e a caridade evangélica para com todos.

Perfeito!

Quando isto ocorrer, seja o ano que for, transformaremos um planeta de provas e expiações num verdadeiro recanto de paz e amor, autêntico mundo de Regeneração. 

 

(1)  Na biblioteca virtual desta revista o leitor encontra também a coleção completa da Revista Espírita, que foi objeto de estudo metódico e sequencial nas edições 37 a 208 desta revista. (Nota da Redação.) 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita