WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 5 - N° 237 - 27 de Novembro de 2011
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)



O leitor Mauricio Zuninga, de Sydney, Austrália, pergunta-nos: “No caso específico da escrita direta, o ectoplasma utilizado, retirado do médium, poderá ser de qualquer médium, ou necessita ser de um médium evoluído, de moral mais elevada? Será o ectoplasma igual em todos os doadores? ou haverá diferença entre os evoluídos e não evoluídos?”

Pelo que entendemos, não existe a diferença qualitativa mencionada pelo leitor, porque se trata de uma substância inerente ao corpo físico do médium e não à sua alma. Caso existam diferenças, os motivos seriam outros e provavelmente relacionados com a evolução maior ou menor do Espírito atuante no processo.

Dizemos isso com base no que foi até o momento dito a respeito do ectoplasma.

Segundo o grande físico Oliver Lodge, ectoplasma é o nome dado a uma espécie de matéria celular organizada, que se diz emanada, temporariamente, e com propriedades extraordinárias e inexplicáveis, de certas pessoas. Essa substância se molda, toma forma de rostos e de mãos, como se fosse guiada por uma inteligência subconsciente.

Outros estudiosos entendem que é o ectoplasma atributo do organismo, com propriedades similares às substâncias gasosas e de composição desconhecida.

Schrenk-Notzing, que fez análises empregando métodos químicos do ectoplasma expelido por médiuns de materialização, afirma, com base nos resultados dessas análises, que se trata de substância albuminoide unida a um corpo gorduroso e com células análogas às que se encontram no corpo humano.

Dentre os autores desencarnados, podemos citar as informações constantes do cap. 28, págs. 271 e 272 do livro Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, na qual está dito que o ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza.

Trata-se, segundo Aulus, de um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade, e pode ser comparado a genuína massa protoplásmica, sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade do médium que os exterioriza ou dos Espíritos, desencarnados ou não, que sintonizam com a mente mediúnica.


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 

  Simulador de configuracoes FORMMAIL

Nome:
E-mail:
Cidade e Estado:
Pergunta:
 


 



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita