WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 237 - 27 de Novembro de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Ediná Brognoli (Figueira da Foz - Coimbra, Portugal)
Domingo, 20 de novembro de 2011 às 10:58:20
Assunto: Edição 236 - Ecos do 1º Congresso Espírita Sul-Americano
É com imensa alegria que acompanho aqui da Europa o movimento Espírita Sul Americano. Há 32 anos estive na X CONFERENCIA ESPÍRITA LATINO AMERICANA , em Foz do Iguaçu, Brasil. Depois levei as apostilas do COEM e do PBDE (do Paraná- Luz Eterna) para o Paraguai, exatamente em Assunção, onde tenho amigos, Ramon e esposa. Ela foi presidente da Federação Espírita Paraguaia. Amo aquela terra, a toda a gente guarani.
Radicada em Santa Catarina, cidade de Balneário Camboriú, fundamos o Centro  Espírita Chico Xavier, em 1995.
Fraterno abraço.
Ediná

 

De: Marisa Leão (Les Ulis, França)
Domingo, 20 de novembro de 2011 às 13:32:13
Olá! Eu queria saber, com urgência, onde podia encontrar um centro espírita perto de Paris.
Obrigada.
Marisa
 

Resposta do Editor: 

A pedido nosso, Elsa Rossi, do Conselho Espírita Internacional, já entrou em contato com a leitora para prestar-lhe a informação desejada.

 

De: Gloria Collaroy (Sydney, Austrália)
Domingo, 20 de novembro de 2011 às 09:09:04
Jesus conosco.
Muita saúde desejo a todos.
Quero agradecer as respostas que vocês estão tendo paciência em nos responder, com isso nos tirando dúvidas e nos fortalecendo.
Aqui vai mais uma pergunta: Um médium de incorporação poderá ser também doutrinador? poderá fazer ambas as coisas? Outra pergunta: É verdade que o médium não deve comer alimentos condimentados e tomar muito café? Essas coisas influenciam em sua mediunidade?
Recebam o nosso abraço carinhoso
Gloria Collaroy, em nome dos Franciscanos
 

Resposta do Editor: 

As perguntas contidas na carta acima são respondidas objetivamente na obra Desobsessão, de André Luiz, psicografia de Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier, que recomendamos seja lida pelos amigos que integram o grupo Franciscanos. A obra integra a biblioteca virtual desta revista e pode ser facilmente baixada.

 

De: César Carvalho (Florianópolis, SC)
Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 às 17:00:48
Gostaria de disponibilizar para divulgação na internet um trabalho de músicas espíritas que iniciamos no Rio de Janeiro em 1987, gravamos de maneira artesanal e divulgamos para todo o país através do semanal espírita SEI contando com apoio da USEERJ.
Na época, esse trabalho de divulgação da música espírita sem fins lucrativos dizia o seguinte: - Troque sua fita K-7 virgem por uma gravada.... e assim o trabalho começou. Foram anos divulgando e encaminhando as músicas espíritas. Foram mais de 1.000 fitas k-7 pra todo o Brasil.
Agora, depois de quase 25 anos depois, estou recuperando e remasterizando esses trabalhos. O primeiro trabalho recuperado chama-se Alegria de Cantar. Está em CD, músicas em mp3, com títulos, autores e foto da época.  Existem mais cinco k-7 que estou recuperando.
São músicas espíritas para divulgação principalmente nas mocidades espíritas. Se houver interesse de vocês posso enviar o CD para endereço de correspondência citado no site para que seja apreciado e divulgado na internet.
Aguardo retorno.
Atenciosamente.
César
 

Resposta do Editor: 

Tudo o que diz respeito à boa divulgação do Espiritismo interessa-nos sobremaneira. O leitor pode, pois, enviar-nos o material de divulgação pertinente ao seu importante trabalho, que teremos satisfação em divulgá-lo nas páginas de nossa revista.  

 

De: Rosângela Toledo (Santo André, SP)
Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 às 19:18:18
Gostaria de saber como chego até vocês. Meu filho me pediu ajuda, disse que está se sentindo incomodado, espiritualmente incomodado. Nós não temos contato com religião nenhuma, mas acreditamos em DEUS e somos muito simpáticos ao Espiritismo (Allan Kardec). Por favor, se possível, nos informe.
Obrigada,
Rosângela.

Resposta do Editor: 

Recomendamos à leitora a busca de uma instituição espírita, onde poderá obter a orientação de que precisa e, se quiser, participar de grupos de estudos que ajudarão de modo sensível seus familiares. Existem em Santo André-SP várias instituições espíritas, cujos endereços podem ser encontrados nos seguintes sites: http://www.enderecocasaespirita.org.br/ e http://www.usesp.org.br/site/use/ 

 

De: Líbia Gomes Sandim Rosa (Monte Alegre de Minas, MG)
Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 às 19:31:20
Gostei muito de encontrar a revista O Consolador, vou aproveitar bastante.
Que Deus e Jesus nos ilumine sempre.
Líbia

 

De: Clissia Rezende (Campo Grande, MS)
Sexta-feira, 18 de novembro de 2011 às 22:37:59
Li isso em um site e gostaria de uma resposta que me convencesse do contrário. Vocês Espíritas devem ler a verdade que está na Palavra de Deus, sim. Olhem só o que o que Kardec diz a respeito das Escrituras:
“A Bíblia contém evidentemente narrativas que a razão desenvolvida pela ciência não poderia aceitar hoje em dia; igualmente, contém fatos que parecem estranhos e repugnantes, porque se ligam a costumes que não são adotados... A ciência, levando suas investigações até as entranhas da Terra e à profundeza dos céus, tem pois demonstrado de modo irrecusável os erros da Gênese mosaica tomada à letra, e a impossibilidade material de que as coisas se hajam passado tal com estão relatadas textualmente... Incontestavelmente, Deus, que é todo verdade, não pode induzir os homens ao erro, nem consciente, nem inconscientemente, pois então não seria Deus. E, pois, se os fatos contradizem as palavras que a ele são atribuídas, necessário se torna concluir, logicamente, que ele não as pronunciou, ou que elas foram tomadas em sentido diverso... Acerca desse ponto capital, ela [a ciência] pôde, pois, completar a Gênese e Moisés, e retificar suas partes defeituosas." (Allan Kardec, A Gênese, IV, 6, 7, 8 e 11.)
Léon Denis, outra autoridade do Espiritismo, assim se expressa sobre o valor da Bíblia:
"... não poderia a Bíblia ser considerada ‘a palavra de Deus’ nem uma revelação sobrenatural. O que se deve nela ver é uma compilação de narrativas históricas ou legendárias, de ensinamentos sublimes, de par com pormenores às vezes triviais". (Léon Denis, Cristianismo e Espiritismo, FEB, São Paulo, s.d., 7a. ed., pág. 267.)
Assim, o Espiritismo, através de suas maiores autoridades, nega a revelação divina encontrada nas Escrituras, relegando-as ao nível de uma mera compilação de fatos históricos e lendários. É curioso, entretanto, que querendo dizer-se cristão, o Espiritismo frequentemente lance mão das Escrituras, citando-as com profusão quando lhe convém.
Isto significa que para os espíritas não faz diferença se a Bíblia é ou não a Palavra de Deus - desde que possam usá-la quando desejam dar à sua crença uma aparência cristã, ou seja, citando passagens isoladas que parecem dar apoio às teorias espíritas. Quando, porém, o ensino claro das Escrituras refuta essas mesmas teorias, dizem então que elas não são a Palavra de Deus pela qual devemos testar o que cremos. Portanto, o Espiritismo não é uma religião cristã, pois nega a inspiração do Livro que é a base do cristianismo, assim como os seus ensinos.
Gostaria de respostas pra isso.
Obrigada.
Clissia
 

Resposta do Editor: 

A leitora pede-nos respostas, o que não é possível atender no curto espaço de que dispomos nesta seção, o que faremos, então, na próxima edição desta revista, na seção O Espiritismo responde.

 

De: Benedito Viana (Angra dos Reis, RJ)
Sexta-feira, 18 de novembro de 2011 às 23:04:20
Boa noite. Sou novo no Espiritismo; tenho 4 meses. Como sou assíduo no estudo do Livro dos Espíritos e no livro de iniciação ao Espiritismo, fico com algumas dúvidas que procuro tirar nas aulas, só que continuo com dúvidas. A primeira: vendo o filme Passageiros, vi uma cena de sexo. Pergunto: Espírito faz sexo? aprendi que não. Caso sim, em todos os estágios de sua evolução?
Benedito

Resposta do Editor: 

O assunto referido pelo leitor foi tratado na edição 170 desta revista pelo confrade Ricardo Baesso de Oliveira, membro do Conselho Editorial deste periódico, no artigo intitulado “Sexo nos Espíritos: o pensamento de Kardec”, que o leitor pode reler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano4/170/ricardo_baesso.html

 

De: Marcio Zoccatelli (Joinville, SC)
Sábado, 19 de novembro de 2011 às 14:58:58
Boa tarde, vejo muita energia prana e a aura etérica, muito calor nas mãos e, quando rezo, sai energia de todo o meu corpo. Quando olho para uma lâmpada ela fica azul e depois rosa; quando tiro o olhar forma um semicírculo, dentro verde e azul em volta. O que é isto?
Também queria saber o que é meio círculo com sóis em cima.
Obrigado.
Marcio
 

Resposta do Editor: 

O que o leitor apresenta são indícios de mediunidade, o que implica dizer que lhe é preciso estudar o assunto, para, se for o caso, dedicar-se à tarefa mediúnica que a experiência indicar. Sugerimos, pois, que busque orientação numa Casa Espírita de sua cidade, na qual obterá, sem nenhuma dúvida, as informações e o encaminhamento adequados.

 

De: Maria de Lourdes (Ribeirão das Neves, MG)
Sábado, 19 de novembro de 2011 às 20:21:52
Desculpe a insistência! Entendi que a alma de um animal chegará um dia à condição humana. Mas a minha dúvida é: O Espírito é criado na condição animal ou quando atingimos a condição humana?
Obrigada, boa noite!
Maria de Lourdes
 

Resposta do Editor: 

O Espírito é o nome que se dá ao princípio espiritual quando chega à condição humana, ao chamado reino hominal. Trata-se de uma elaboração que exige séculos e séculos, até que o princípio espiritual chegue à condição de Espírito. Antes da chegada a essa fase, é incorreto usar - embora alguns o façam -  a palavra Espírito quando nos referimos à chamada alma dos animais. Esse uso inadequado deve-se tão-somente à pobreza da linguagem humana.

Recordemos, a propósito, a lição contida na questão 76 d´O Livro dos Espíritos: - Que definição se pode dar dos Espíritos? “Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.”

Comentando a resposta, Kardec aduziu: “A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente do Universo”.

 

De:  K. R. S. (São Bernardo do Campo, SP)
Sábado, 19 de novembro de 2011 às 20:41:24
Olá, boa noite. Gostaria que não saísse o meu nome da seção de cartas. Eu, desde que entendo por gente, tenho uma intuição em acreditar na vida após a morte, me considero espírita desde a mais tenra idade. Porém, por mais que tente, não consigo frequentar uma casa espírita por muito tempo, já frequentei várias, mas não consigo ficar durante muito tempo. Já iniciei 2 vezes o curso do Evangelho e abandono pela metade. Quero muito frequentar uma casa, criar um vínculo, mas não consigo. Fico triste, pois quero realmente frequentar.
Abraços.
K. R. S.
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos sempre, em casos assim, que a pessoa busque conhecer outros centros espíritas com que poderá – quem sabe? – afinizar-se melhor. A experiência mostra que muitas pessoas que passaram pelo mesmo problema acabaram, mais tarde, encontrando seu espaço em outra instituição espírita.

 

De: Beatriz Zora Faria Couto (Ribeirão Preto, SP)
Quarta-feira, 16 de novembro de 2011 às 11:02:02
Gostaria de saber se vocês têm algum retiro espiritual, pois estou buscando participar de um nas minhas férias, ou se podem me enviar algum contato para participar de algum.
Obrigado.
Beatriz 

Resposta do Editor: 

É provável que exista, sim, algum espaço com a finalidade citada, mas ignoramos o fato e, por isso, não podemos dar a informação solicitada.

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Domingo, 20 de novembro de 2011 às 10:13:45
Gostaria de me solidarizar com o estado de saúde do irmão Raul Teixeira. Tive a oportunidade recente de assisti-lo no Programa Transição, que aborda temas espíritas.
Com amor e luz!
Marcelo

 

De: Ronney Mendes (Brasília, DF)
Quarta-feira, 16 de novembro de 2011 às 10:42:25
Sugiro, s.m.j., criar um link frontal e destacado para publicação de "ÚLTIMAS NOTÍCIAS", para postagens urgentes, como a do AVC de Raul Teixeira.
Abraço.
Ronney 

Resposta do Editor: 

A sugestão do leitor foi anotada e devidamente acolhida, como pode ser visto na edição 236 desta revista, em que ocorreu a estreia da seção “Notícia de última hora”.

 

De: Maria Aparecida Ribeiro de Carvalho – Lia (Londrina, PR)
Domingo, 20 de novembro de 2011 às 12:41:49
Só se tem a dizer que o artigo "A evolução do Espírito no reino mineral", do Sr. Alessandro Viana Vieira de Paula, é de uma clareza impressionante e foi iluminado na construção de suas ideias, permeado de uma desenvoltura para expô-las, devido seu conhecimento, que oportunamente comentou, os tem nos últimos 30 anos, o que nos beneficiou, em muito, permitindo inclusive a esta inculta leitora mais subsídios para continuar concordando, opinando e divulgando tal ponto de vista: que realmente nascemos no mineral!
Lia

 

De: Rubens Gomes Pereira Filho (Camaragibe, PE)
Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 às 16:27:45
O que há com o pensamento das pessoas atualmente? Recebi um e-mail em que era informado que um filme feito no exterior mostra JESUS CRISTO tendo um relação HOMOSSEXUAL com discípulo. Certamente inspirados nas mais baixas trevas pode alguém fazer tal afirmação! Estou extremamente chocado, pior ainda, tentado a tomar medidas radicais com relação a esse tipo de atitude.
Rubens

 

De: Elizabeth Aparecida Velucci Gonzaga (Tambaú, SP)
Domingo, 20 de novembro de 2011 às 20:38:25
Gostaria de saber como fazer curso mediúnico com Irineu Gasparetto via internet ou com vocês também. Por favor, entre em contato comigo através do meu e-mail.
Obrigada.


Resposta do Editor:
 

Não dispomos da informação solicitada pela leitora. Quanto a esta revista, os estudos sobre mediunidade de que dispomos são os que vêm sendo publicados semanalmente. Este periódico não é vinculado a nenhum centro espírita.

 

De: Daniela, da livraria Ponto de Luz (Uberaba, MG)
Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 às 11:20:26
Olá! Sou proprietária da livraria Ponto de Luz, na cidade de Uberaba-MG.
Estou querendo promover a leitura de revistas aqui na livraria. Gostaria de saber se existe a possibilidade de me enviar alguns exemplares de amostra, mesmo que sejam de "ponta de estoque".
Meu nome é Daniela e os telefones de contato são: (34)3333-0034 ou (34)9118-5666.
Daniela
 

Resposta do Editor: 

Esta revista não tem formato impresso e circula apenas na internet, razão pela qual não é possível atender à solicitação feita pela leitora.

 

De: Gastão Ferreira (Iguape, SP)
Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 às 18:18:47
Gostaria de obter uma informação precisa sobre o mecanismo da reencarnação dentro do útero. Partindo do princípio de que o Espírito reencarnante é a matriz que dá a forma final ao feto e que ele (o Espírito) se expande (cresce) junto com o embrião até o estágio adulto (Esta é a minha teoria)... A dúvida é que alguns participantes de nosso grupo de estudos acham que o Espírito reencarnante fica ao lado da gestante desde o momento da concepção, ligado ao feto pelo cordão prateado. Eu penso que ele está em expansão dentro do feto moldando lentamente a nova roupagem física. Poderiam nos elucidar quanto a isto? Se for possível por e-mail (gastaoiguape@yahoo.com.br)assim poderei compartilhar com o grupo.
Obrigado.
Gastão
 

Resposta do Editor: 

O assunto objeto da carta acima foi tratado nesta revista na edição 24, que o leitor pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/24/esde.html.

Lemos no texto mencionado que no período que se estende da concepção ao nascimento o estado do encarnante assemelha-se ao do Espírito encarnado durante o sono. Os Espíritos mais evoluídos gozam de maior liberdade, mas desde o momento da concepção o Espírito sente as consequências de sua nova condição e começa a sentir-se perturbado. Uma espécie de torpor, agonia e abatimento o envolve gradualmente, intensificando-se até o término da vida intrauterina. Suas faculdades vão-se velando uma após outra, a memória desaparece, a consciência fica adormecida, e o Espírito como que é sepultado em opressiva crisálida. Esse fenômeno se deve à constrição do perispírito e à sua limitação pelo corpo, que fazem com que a existência no Plano Espiritual e a consciência das vidas pregressas volvam ao inconsciente.

No livro Missionários da Luz, cap. 14, pp. 242 a 249, André Luiz traz informações interessantes sobre o assunto. Mencionando o caso Segismundo, diz ele que depois do vigésimo dia de gestação, quando o embrião atinge a configuração básica, Raquel e Segismundo – mãe e filho – poderiam ser visitados a qualquer hora, porque então  conseguiriam ausentar-se do corpo com facilidade. Na noite do vigésimo dia, a visitação passou a ser permitida e não foram poucos os amigos espirituais que aguardavam esse momento. Raquel sentia-se agora aliviada e quase ditosa, o mesmo ocorrendo com Segismundo, que fios tenuíssimos prendiam à organização fetal. À medida que Raquel se afastava, Segismundo também podia afastar-se, não lhe sendo possível abandonar a companhia maternal. Raquel asilava-o, então, nos seus braços carinhosos, enquanto sorria fora do campo material mais denso.

Sugerimos também a leitura das explicações dadas por Clarêncio no livro Entre a Terra e o Céu, de André Luiz. Eis o link
http://www.oconsolador.com.br/ano3/148/estudandoaserieandreluiz.html

Registre-se por fim que, excetuados os livros citados, há poucas referências na literatura espírita sobre o tema em foco.

 

De: Hilton Barreto (Florianópolis, SC)
Terça-feira, 22 de novembro de 2011 às 15:54:54
Sobre a não utilização da cromoterapia nas Casas Espíritas, lendo a resposta acima, me veio a seguinte questão: Kardec, não somente nas Obras Básicas, como também na Revista Espírita, menciona que a Doutrina Espírita sempre estaria aliada à Ciência e que, quando esta comprovasse que o Espiritismo estivesse enganado em alguma coisa, este seguiria a Ciência. A Física já nos comprovou que tudo nos Universos são energias, vibrações, e que cada energia, cada estágio energético da matéria (como diz a Física), possui o seu nível vibratório e, consequentemente, padrões de cores, demonstrados inclusive, pelas fotos Kirlian, inicialmente. Assim, se utilizamos energias através dos passes (magnetismo que vêm do médium passista - encarnado - mesclado com as energias espirituais que vêm dos benfeitores espirituais que assistem aos trabalhos de passes nas Casas Espíritas, estas energias não são coloridas? Não possuem diferentes níveis energéticos, vibratórios, que perpassam os corpos material e espirituais daquele que está recebendo o passe e, assim, agem sobre ele? Isto não se constitui num avanço da Ciência que deveria ser melhor estudado pela Ciência Espírita, já que a Doutrina Espírita possui os três aspectos - filosofia, ciência e religião - como nos colocou o Espírito de Verdade e Allan Kardec, nas Obras Básicas e na Revista Espírita? Não estamos nós, os Espíritas, o entendimento a algo que muito poderia nos auxiliar, como as vantagens que estamos adquirindo através do estudo sério e profundo do Magnetismo? Aguardo uma resposta.
Um forte abraço.
Hilton
 

Resposta do Editor: 

As explicações no tocante à cromoterapia e outras terapias estranhas à literatura espírita foram dadas, com a possível clareza, na seção O Espiritismo responde da edição 236, que os interessados podem reler clicando em
http://www.oconsolador.com.br/ano5/236/oespiritismoresponde.html/. Não temos nada a acrescentar ao texto mencionado.

 

De: Isolete Goulart (Caxias do Sul, RS)
Terça-feira, 22 de novembro de 2011 às 19:15:34
O que significam os sonhos no Espiritismo? E quando sonhamos com pessoas encarnadas, estas também têm as mesmas lembranças?
Obrigada!
Isolete
 

Resposta do Editor: 

O tema sonhos foi tratado nesta revista em inúmeras oportunidades, como na edição 119, cuja leitura sugerimos à autora da carta acima. Eis o link que remete ao texto sugerido: http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita