WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 236 - 20 de Novembro de 2011

WILSON CZERSKI
adepr@adepr.org.br
Curitiba, Paraná (Brasil)


Alguns aspectos da fé


Para os materialistas a fé é uma muleta psicológica. Para os religiosos é a alavanca que move montanhas. Falamos em quatro diferentes tipos de fé: a depositada em Deus, a confiança na proteção de entidades espirituais, a que acredita nas próprias possibilidades e a praticada em relação aos outros indivíduos. Examinemos cada uma delas.

Ter fé nas outras pessoas significa confiar nos seus bons princípios e propósitos. A própria legislação penal prevê que se é inocente até prova em contrário. Desarmar Espíritos e se despir de preconceitos para enxergar para além das aparências. As palavras e atitudes alheias devem ser tomadas como verdadeiras.

Naturalmente no mundo atual não podemos ser ingênuos e confiar cegamente em qualquer um que nos apareça à frente, deixando-nos ludibriar pelos espertalhões, tanto os “vivos” como os desencarnados. Queremos dizer que devemos usar o bom senso e avaliar racionalmente as circunstâncias, dar uma chance de que o outro demonstre sua sinceridade de intenções.

Não podemos é ser coniventes com o erro, a desonestidade, a mentira dos encarnados nem aceitar sem exame instruções ou conselhos de Espíritos. Allan Kardec sempre teve o extremo cuidado de, ao lidar com a mediunidade, observar, inquirir, analisar as comunicações espirituais, sabedor de que os comunicantes não são possuidores de toda a verdade. Mesmo os bem-intencionados só falam do que sabem. E há os chamados “falsos profetas” que premeditadamente tentam iludir e fraudar.

Exemplo: há os verdadeiros necessitados de esmola e os profissionais da mendicância. Como distingui-los? Conversando, despendendo tempo com eles, usando da paciência e da caridade. Outra situação: no ambiente de trabalho ficar atento para não ser envolvido por colegas negligentes ou desonestos, cuidando para que a nossa amizade sincera não obscureça a razão.

Outro tipo de fé é a capacidade de crer nas próprias possibilidades. Essencial para uma vida de sucesso, mas deve ser isenta da presunção que faz crer superioridade a tudo e todos. Humildade, pois sem Deus nada é possível. Incluímos também as grandes realizações coletivas, científicas, sociais, religiosas e políticas.

Sois deuses, afirmou Jesus, porém sempre subordinados à vontade maior do Pai. Além disso é preciso respeitar os limites da realidade atingível e as injunções cármicas. Por maior que seja o otimismo e mesmo a fé em Deus, nos outros e nos Espíritos Benfeitores, há experiências pelas quais temos que passar obrigatoriamente. Reajustes programados pela lei de Causa e Efeito que materializa a justiça divina. Erros do passado, algumas vezes, até podem ser ressarcidos pela prática do Bem, mas em outras só a dor se faz o remédio único que promoverá a cura da alma. Por falar em cura, lembramos a declaração do Cristo à mulher que sangrava há doze anos: Tua fé te curou. Mas porque ela apresentava merecimento ou sua expiação já havia chegado ao fim.

A fé em si mesmo realiza os chamados sonhos impossíveis e as vitórias pessoais de deficientes, o sucesso nas paraolimpíadas. Ou nas pesquisas científicas que provam o aumento da imunidade orgânica contra as doenças para aqueles que praticam algum credo religioso.

A fé nos seres superiores passa também pelos limites de leis. Nem tudo eles têm autorização para nos conceder. Se não conseguirmos o solicitado, nada de revolta. Eles indicam caminhos, dão orientações e estímulos pelas inspirações, mas não interferem em nosso livre-arbítrio e destino.

A fé em Deus deve ser calma e paciente, apoiada na inteligência. Não pode ser estagnada, morna ou só da boca para fora; tem que ser prática, dinâmica e racional, baseada no conhecimento e não em dogmas irracionais. “Creio porque sei e não porque alguém impôs”. A fluidoterapia é eficaz, mas não faz milagres. Possui bases morais e científicas, não é um ritual.

A fé cega leva ao fanatismo, ao apego à letra que mata, a perseguições e lutas, ao terrorismo; a fé racional liberta. O orgulho atrapalha. Lembramos sábias lições. Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda direis ao monte ‘muda-te daqui para acolá e ele se mudará’. Ou com o salmista: “Se o Senhor está conosco, quem poderá estar contra?; nada me faltará”. Talvez seja mais correto dizer que se nós estamos com o Senhor, porque Deus é onipresente e sempre está conosco. Somos nós que lhe barramos a entrada, trancando as portas do coração e da mente. Criamos uma carapaça de energias negativas constituídas pelo egoísmo, vícios, mau pensar, mau sentir e mau agir.

A fé é filha da esperança, mãe da caridade e irmã da perseverança. Inspira a caridade verdadeira e desinteressada. É a base para a eficácia da oração. Pronunciar Seja feita a tua vontade, no “Pai Nosso”, requer reflexão. Einstein: “A religião sem a ciência é cega e a ciência sem a fé é manca”. Já para Allan Kardec: “A fé verdadeira é a que pode encarar a razão face a face em qualquer época da humanidade”.
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita