WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 5 - N° 236 - 20 de Novembro de 2011
PAULO SALERNO
pgfsalerno@gmail.com
Porto Alegre, RS (Brasil)

 

O Projeto Manoel Philomeno de Miranda chega ao
Sul do Brasil

A qualidade na prática mediúnica foi o tema dos seminários realizados nos dias 12 e 13 de novembro nas cidades de Criciúma e Torres

 

A Equipe Mansão do Caminho, composta por José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, responsável pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda, esteve nos dias 12 e 13 de novembro, respectivamente, nas cidades de Criciúma-SC e Torres-RS, realizando dois magníficos seminários sobre a qualidade na prática mediúnica (fotos). 

O Projeto 

Conforme sinopse adaptada e extraída do livro Atendimento Fraterno, da Livraria Espírita Alvorada Editora – LEAL, O Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi criado no mês de maio de 1990, em Salvador-BA, com a finalidade de dar apoio e treinamento aos trabalhadores da Área Mediúnica dos Centros Espíritas, através de seminários, encontros e outras atividades correlatas.

A equipe atual, nomeada acima, contava com outro companheiro, Geraldo Azevedo, afastado das atividades por motivo de saúde. Esses tarefeiros do Cristo, atuando no mesmo Centro – Caminho da Redenção, de Salvador/BA , convivendo no labor doutrinário diariamente, puderam facilmente desenvolver o programa e levá-lo adiante com excelentes resultados.

O empreendimento, cuja denominação é justa homenagem ao sábio e laborioso Espírito Manoel Philomeno de Miranda, adquiriu identidade própria, conduzido por essa equipe harmônica que se propõe a continuar oferecendo seus serviços em prol da vivência e da educação da mediunidade, conforme as bases da Codificação Kardecista.

A abrangência de suas abordagens envolve Reuniões Mediúnicas, Vivência Mediúnica, Terapia pelos Passes, Qualidade na Prática Mediúnica, Consciência e Mediunidade, Passes – aprendendo com os Espíritos, Estudando o Livro dos Médiuns, e Atendimento Fraterno – ora reunidas em obras literárias pela Livraria Espírita Alvorada Editora. 

O Seminário 

Em Criciúma, a Equipe Mansão do Caminho do Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi recebida com grande entusiasmo e fidalguia pelos dirigentes espíritas locais e representantes das entidades coordenadoras do movimento espírita estadual. O Seminário Qualidade na Prática Mediúnica fez parte do 2º Encontro Sul-Catarinense de Espiritismo, promovido pela Federação Espírita Catarinense através de suas Uniões Regionais Espíritas – 9ª e 15ª.

O evento foi realizado no Auditório Engenheiro Ruy Hülse da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Preparando o ambiente e recepcionando os participantes que lotaram o auditório, foi apresentado um belo e emocionante momento artístico pelo Coral Vocal Espírita Maestro Valdenir Zanette, que a todos encantou.

Em Torres, a recepção aos nobres e ativos integrantes da Equipe da Mansão do Caminho não foi menos calorosa e afetuosa. Os dirigentes que os receberam não mediram esforços em recepcioná-los, cuidando dos mínimos detalhes de bem-estar, execução e hospitalidade.

No Auditório José Picoral, do Centro Municipal de Cultura e Artesanato, José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves foram recebidos pelos dirigentes do Movimento Espírita local, da Região e da União Municipal Espírita de Torres, a promotora do Seminário Qualidade na Prática Mediúnica

Breves apontamentos 

O Seminário Qualidade na Prática Mediúnica, apresentado em Criciúma e Torres, foi dividido em três módulos e desenvolveu-se pautado na produção de estímulos aos medianeiros atuantes na busca incessante e continuada da qualidade.

Respondendo perguntas em Criciúma

Coral Mastro Valdenir Zanette

Encerramento em Criciúma

Equipe Mansão do Caminho

Equipe organizadora e os livros

Público em Torres

Abertura em Torres

Organizadores em Torres

Momento de autógrafos em Torres

Banca de livros

Com base em O Livro dos Médiuns e nas obras da lavra dos expositores, entre outras destacadas, o primeiro módulo foi composto pela Visão de Qualidade de Allan Kardec e Espiritismo e Qualidade.

Na Visão de Qualidade de Allan Kardec, foi abordada a qualidade de objetivos, mais precisamente sobre seriedade e utilidade; a qualidade de pessoas relativa às condições necessárias que cada um deve reunir; a qualidade de direção e de resultados, onde foi ressaltada a necessidade de se alcançar a homogeneidade com vistas à obtenção de resultados sérios e verdadeiramente úteis; e a qualidade de organização, primando por evitar toda causa de perturbação e de distração.

Em Espiritismo e Qualidade foi apresentada a Trilogia de Joanna de Ângelis, ou seja, Espiritizar, Qualificar e Humanizar. Essa trilogia, representada por um triângulo equilátero, dá a noção exata do Espiritismo como ele é. O teor da trilogia está apresentado e desenvolvido no opúsculo Novos Rumos para o Centro Espírita, palestra proferida por Divaldo Pereira Franco em 8 de maio de 1998, na Casa de Oração Bezerra de Menezes.

No vértice qualificar, na base do triângulo, há três objetivos principais a serem alcançados: a capacitação, o conhecimento e a consciência. No outro vértice da base está a ação humanizar, ou seja, a educação emocional para a mediunidade, e a qualificação da fraternidade/solidariedade.  

O que é necessário a uma boa terapia 

Espiritizar, no vértice superior, é tornar realmente espírita a pessoa que se dedica ao trabalho em uma Instituição Espírita, autoaprimorando-se em todos os sentidos.

O segundo módulo, sob o título Qualidade do Desempenho Funcional, abordou as questões sobre o doutrinador, ou psicoterapeuta espiritual segundo entendimento e designação do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, patrono do projeto, e o diretor da reunião mediúnica. Para que boas terapias sejam alcançadas, aspectos como concentração, perfil, a boa moral, conhecimento, tato psicológico, percepção, postura, terapia da palavra e terapias complementares, despertamento, orientação, superação e progresso da equipe, foram amplamente abordados.

Nos aspectos que envolvem o médium, visando à boa passividade, foram tratadas as questões sobre concentração, regularidade, produtividade, diversidade, segurança, clareza, fluidez, filtragem, ritmo e entrosamento, constituindo-se em importantes itens para que o médium faça sua autoavaliação.

No que diz respeito à qualidade a ser conquistada pelos assistentes-participantes, com o objetivo de alcançar a sustentação vibratória, foram apresentados como parâmetros concentração e motivação, atenção, oração e meditação, irradiação mental e energética contínua, receptividade mediúnica.

No terceiro módulo, Qualidade de Resultados, foram judiciosamente analisadas a palavra e a prece, enfeixadas nas ações do doutrinador ou psicoterapeuta espiritual. Intuição clara, diálogo sustentado e prece no momento certo constituem-se nas ações a serem praticadas. De cada ação foram apresentados os respectivos indicadores de desempenho.

O choque anímico foi analisado com vistas à ação mediúnica, mais precisamente sob os aspectos da desintoxicação fluídica, imantação e penetração fluídica, e desestruturação de ideoplastia. Os indicadores de desempenho, correspondentes, foram muito bem expostos e comentados.

O passe na reunião mediúnica, as ações realizadas pelo doutrinador, e respectivos indicadores de desempenho, o aplicador do passe, o momento e como deve ser aplicado, foi amplamente analisado, inclusive com recomendações importantes. 

Perguntas inúmeras foram feitas pelos participantes

O terceiro módulo, encerrando a parte expositiva do seminário, privilegiou as abordagens sobre as Terapias Sugestivas. São ações desenvolvidas, também, pelo doutrinador ou psicoterapeuta espiritual, e seus correspondentes indicadores de resultados. Os sinais favoráveis para fazer as sugestões terapêuticas, o certificar-se da inspiração, fazer sugestões, em monólogo, tudo visando a bem atender às necessidades do Espírito comunicante, esclarecendo-o e consolando-o.

Uma característica do seminário realizado foi a ocorrência de inúmeras perguntas, tanto em Criciúma, como em Torres. Dirigidas por escrito, foram solicitadas a serem realizadas em vários momentos. Igualmente os espaços para as respostas foram privilegiados. O teor de cada pergunta permitiu aferir-se o grau de entendimento e desejo de aprofundamento de pontos específicos, bem como algumas questões de caráter geral, mas com foco na atividade mediúnica desenvolvida pelas instituições espíritas.

José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, destacados conhecedores da mediunidade e experientes médiuns, revezando-se na tribuna, harmônicos, eficientes, tiveram seu trabalho reconhecido pelos aplausos e pelos abraços que lhes foram oferecidos. Autógrafos e fotos solicitados corroboraram a aceitação e a grandiosidade do trabalho, uma bela demonstração de gratidão.

Para contato e mais informações sobre o Projeto Manoel Philomeno de Miranda consulte o site www.projetomanoelphilomenodemiranda.com

 

Nota do Autor:

As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Jorge Moehlecke.



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita