WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 235 - 13 de Novembro de 2011

FRANCISCO REBOUÇAS
franciscoreboucas@yahoo.com.br
Niterói, RJ (Brasil)
 
 

Na utilização dos ensinos espíritas

“Antes sede uns para com os outros benignos.”
Paulo – Efésios, 4:32.


Se procuras na Doutrina Espírita o roteiro seguro para tua própria renovação, estás convocado a fixar e vivenciar seus ensinos, procurando observar que o bom administrador não se limita ao controle dos patrimônios sob sua responsabilidade, deve também saber aplicá-los de forma correta a benefício de todos.

Em qualquer ramo de atividade em que exerças tuas habilidades profissionais ou voluntárias, procura dar exemplo de que os conceitos da codificação da doutrina espírita já te norteiam os passos; não te faças simples número entre os que estudam os fundamentos do consolador sem dar testemunho de seu aprendizado.

Se trabalhas como negociante, não te deixes influenciar pela ganância, e não faças do teu comércio a feira dos interesses inferiores, procura, sim, de maneira honesta, espalhar a fraternidade e o auxílio, entendendo que o teu semelhante é um ser que merece tua atenção e respeito.

Se trabalhas como operário, não desperdices o tempo, em que deves exercer dignamente tuas tarefas no exercício da simulação e da mentira, procura, sim, desempenhar com alegria e satisfação as tuas obrigações profissionais de maneira que possas manter a tua consciência tranquila do dever retamente cumprido.

Seja qual for a condição em que te movimentas na sociedade, vivencia a mensagem elevada do Cristo no teu dia-a-dia, enobrecendo tua vida com as virtudes que tua fé raciocinada alicerçada nos fundamentos do Espiritismo espera ser comum em tuas atitudes, e, ainda, procura ser um “embaixador” das lições do Mestre de Nazaré, enobrecendo os valores da tua condição de ser humano inteligente capaz de raciocinar e desenvolver tuas responsabilidades perante a Soberana Sabedoria do Universo, pois, na condição de espírita que afirmas ser, a disciplina e a caridade devem ser observadas em todas as tuas ações no interesse do bem comum, e procura entender que é preciso ultrapassar o limite do teu dever para que o ato de servir se converta em amor. Onde quer que nos encontremos, seguindo os nossos princípios de ética e moral, somos constantemente convocados a lecionar disciplinas de entendimento e conduta, na ação da caridade que nos cabe realizar.

Hoje precisamos ser solidários, amanhã precisamos ser compreensivos, mais tarde precisamos dar testemunho de renúncia, devotamento ao trabalho, com paciência; mais adiante é chegado o momento de saber perdoar incondicionalmente; enfim, desenvolver o nosso Espírito no sacrifício em prol de nossa elevação moral espiritual.

A Doutrina Espírita é na essência, uma universidade onde buscamos nossa necessária, urgente e inadiável redenção. Cada um de seus seguidores sinceros deve ter como meta primordial empenhar os maiores esforços no burilamento interior, e procurar educar-se para posteriormente também educar.

Dessa forma, se já compreendes o salutar conteúdo da mensagem do Consolador Prometido por Jesus, abraça com carinho e responsabilidade as tarefas a ti confiadas, seja nesse ou naquele setor de tuas atividades, e prepara-te para, em todo instante do teu dia-a-dia, ensinar o caminho da elevação, pela nobre arte do exemplo.


Bibliografia:

Epístola de Paulo aos Efésios, Cap. 4, v. 32.


 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita