WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 234 - 6 de Novembro de 2011

FERNANDA LEITE BIÃO e HIDEMBERG ALVES DA FROTA

fernandabiao9@hotmail.com e hidemberg_frota@yahoo.com.br

Belo Horizonte, MG (Brasil)
 

 A transcendência do olhar


A compreensão da linguagem de um olhar assemelha-se à capacidade de decifrar uma obra artística construída em meio ao sagrado da presença divina e ao profano de uma vida na Terra.

O olhar de Jesus tinha a capacidade de mobilizar vidas, serenar almas e despertar consciências. Transmitia a confiança no potencial humano de cada ser que dele se aproximava.

Por meio das nossas vivências e da permissão que damos a nós mesmos para a elaboração de novas atitudes, concebemos lentes novas para ver situações e experiências pessoais e interpessoais até então inexistentes ou despercebidas. Tudo depende dos olhos que veem!

Ao aprendermos a olhar os nossos semelhantes para além das representações sociais e das imagens que nossos cérebros podem decodificar, vamos encontrar em nossos pares, não o reflexo de estereótipos sociais nem apenas os desenhos de seus corpos, mas almas em constante transcendência, em um incessante movimento entre o status em que se encontram e o vir-a-ser, à medida que insculpem na história de suas vidas a narrativa de uma caminhada até então desconhecida e, ao trilhar esse percurso de renovação, aos poucos trazem a lume uma nova realidade e a possibilidade de recriar sua existência.

Tomemos como exemplo o jovem que, aprovado no vestibular, ingressa em curso de nível superior e, passo a passo, sobe os degraus da sua vida acadêmica de graduando, até que, ao fim da sua graduação, transcende a condição de aluno, ao colar grau, tornar-se um profissional e adentrar o mercado de trabalho. Ao longo dessa trajetória, remodela a própria identidade como pessoa, influenciado pelos valores e ideais da profissão que abraça, dos saberes que assimila e da vivência do seu cotidiano profissional.

O contexto evolutivo da humanidade, como da natureza em geral, não é estanque nem estático.

É preciso a abertura consciencial para divisar as mudanças saudáveis que o outro floresce na própria existência e que, ao fazê-lo, em um efeito multiplicador, deflagra nas almas daqueles com quem coexiste. Assim como nós, o outro tem o direito de aprender, vivendo, e, baseado em suas vivências, melhorar a si mesmo e servir de exemplo ao desenvolvimento dos demais.

É preciso permitir a si mesmo atualizar a própria perspectiva sobre o outro e suas circunstâncias, transmutando o próprio olhar diante dos ventos da transformação.

Então, olhe! Aproprie-se das imagens, decodifique-as sem a pressa de julgar. Aprecie os horizontes divisados. Permita ao outro crescer e cresça com ele. Embora nossas vivências sejam bússolas personalizadas que direcionam a nossa caminhada e o que tem em nós seja fruto daquilo que vivenciamos, não podemos nos prender à experiência pretérita como expressão da verdade absoluta, congelada no tempo.


Fernanda Leite Bião é psicóloga e professora de Psicologia e Formação Humana em Belo Horizonte-MG.

Hidemberg Alves da Frota é Agente Técnico-Jurídico do Ministério Público do Estado do Amazonas.

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita