WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 5 - N° 231 - 16 de Outubro de 2011
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

O Capote, clássico da literatura russa, agora na internet


Foi publicada na internet a versão em esperanto do livro O Capote, do escritor russo Nikolaj Gogol. A obra, na língua internacional neutra, é intitulada La Palto. A tradução ficou a cargo do também russo Aleksander Korĵenkov. O livro, originalmente publicado em 1842, conta a história de um pobre funcionário público que, com sacrifício, conseguiu comprar um capote, roubado no mesmo dia. Segue-se, então, uma via-crúcis pela burocracia russa. Ao invés de recuperar o casaco, o personagem principal consegue apenas uma bronca de um alto funcionário, interessado em impressionar um amigo. Por estar desprotegido, o homem não suporta o frio de São Petersburgo e morre. Seu fantasma, então, passa a puxar o capote de todas as pessoas que se aventuram a sair à noite. Nikolaj Gogol é considerado o maior escrito r russo da primeira metade do século 19. La Palto e outras novelas russas estão disponíveis para leitura e download gratuito na página da editora esperantista Sezonoj, no endereço
http://esperanto.org/Ondo/Libroj/Libroj.php.


Congresso reúne esperantistas japoneses e coreanos

 

Encerrou-se no domingo passado, dia 9 de outubro, o Congresso Comum de Esperanto da Coreia do Sul e do Japão. As atividades realizaram-se na capital coreana, Seul. O tema das discussões foi Amizade Esperantista e Intercompreensão Além-mar. Simultaneamente ocorreu o Seminário Conjunto de Jovens Japoneses, Coreanos e Chineses. Na programação, palestras, debates e apresentações artísticas, bem como reuniões de seguidores das religiões cristã, budista, uombulista e Oomoto.


Encontro esperantista em Värmland, Suécia


Entre os dias 28 e 30 de outubro acontece o Encontro Esperantista de Outono, em Värmland, na Suécia. Da programação constam reuniões sobre medicina alternativa, além de apresentações de música e dança. Também serão discutidos os estatutos do Instituto Sueco de Esperanto.
 

Livro de Josias Barbosa é exportado para a França


A União Francesa pelo Esperanto importou do Brasil 45 exemplares do livro didático Esperanto por Lernejaj Klasoj. A obra, de autoria de Josias Barbosa, foi publicada em conjunto pela Liga Brasileira de Esperanto e pela ONG União Planetária. O kit do aluno contém dois volumes e um CD. Foram também remetidos os livros do professor. A decisão dos franceses deveu-se às qualidades técnicas e didáticas do material. Endossaram a decisão comentários favoráveis de renomados professores, como Katalin Kováts, Stefan MacGill e Gražina Opulskiene, na imprensa especializada.  


Formiga recebe esperantistas no Encontro de Ano Novo


A Organização da Juventude Esperantista Brasileira fixou local e data para o Encontro de Ano Novo. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 15 de janeiro, em Formiga, no estado de Minas Gerais. A entidade está elaborando a programação para divulgação posterior na imprensa especializada.

60 anos da Cooperativa Cultural dos Esperantistas

Os 60 anos de fundação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas são o tema da mais nova edição do boletim INKO. O informativo traz depoimentos de personalidades ligadas à história da instituição, tais como Djalma de Souza Lima, Aylton Lima Rocha e Amarílio Caravalho. A história da entidade é contada em artigo assinado por Aloísio Sartorato. No editorial, o presidente, Givanildo Costa, faz um balanço da importância da Cooperativa para o movimento esperantista mundial. Encerra a edição uma homenagem ao fundador Braz Cosenza, de autoria de Jair Salles. O boletim INKO pode ser lido e baixado gratuitamente pelo endereço www.kke.org.br/inko.

Roda Literária na sede da Cooperativa Cultural dos Esperantistas - KKE

Conheça as principais obras da literatura em Esperanto, participando da Roda de Leitura, em ambiente amigo e acolhedor. Totalmente gratuito!
• Coordenação: Jair Salles
• Horário: Todas as segundas-feiras, das 18:00 às 20h.

Clube de Conversação

Você já terminou o curso básico, mas ainda não fala fluentemente o idioma?
Você perdeu a habilidade de falar em Esperanto devido ao não uso do idioma?
Você fala o idioma, mas não tem com quem praticar?
Então compareça às quartas-feiras das 18h às 19h30 à sede da KKE - Cooperativa Cultural dos Esperantistas, no Rio de Janeiro, e participe do nosso Clube de Conversação! Ele foi criado exatamente para você mesmo!

Um giro pelo movimento esperantista

  • O texto da palestra Lima Barreto, la Unua Brazila Modernisto, apresentada por Paulo Sérgio Viana, está disponível para leitura e download na página da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

  • O Centro de Esperanto Eventoj, da Hungria, apresenta na internet uma exposição virtual de cartões postais esperantistas, de diversas épocas, temas e países.

  • Está disponível na internet o mais recente programa da Pola Ret-radio em Esperanto.

  • O esperanto é um dos cem idiomas ensinados gratuitamente no portal Italki, no endereço www.italki.com.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita