WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 230 - 9 de Outubro de 2011

WALDENIR APARECIDO CUIN
wacuin@ig.com.br
Votuporanga, SP (Brasil)   
 

A presença de Jesus
 

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao
Pai senão por mim.” (João 14:6.)
 


Quando as sábias e inquestionáveis lições de Jesus adentram a nossa mente e, repletando os nossos corações, modificam toda a nossa estrutura íntima, provocando a metamorfose proposta por Paulo de Tarso: que matemos o homem velho que mora em nosso interior para que floresça o homem novo, revestido das virtudes imprescindíveis à nossa caminhada em busca da paz e da felicidade.

A presença de Jesus na vida de uma criatura exalta os seus sentimentos, fazendo nascer nela a solidariedade capaz de compreender que ninguém consegue viver na solidão e que para encontrar a serenidade é preciso ajudar a fazer o próximo também sereno.

A presença de Jesus em nossa vida tem a força de nos fazer mais pacientes e tolerantes para enfrentarmos os desafios e as barreiras naturais que tentam impedir a concretização dos nossos ideais.

A presença de Jesus em nossa vida é capaz de ampliar a nossa visão, ao ponto de conseguirmos observar as dores e as aflições alheias e de nos motivarmos a procurar por recursos e mecanismos capazes de debelá-las.

A presença de Jesus em nossa vida nos fortalece a tal ponto que conseguimos reunir coragem para combater o ódio que nos causa tantos dissabores, substituindo-o pelo amor, esse sentimento de tamanha grandeza que nos possibilita colher frutos de realizações edificantes.

A presença de Jesus em nossa vida incentiva o nascimento da fraternidade, e, a partir de então, nossas ações, atitudes e comportamentos têm o tempero da sensibilidade e do altruísmo, virtudes valiosas que nos asseguram prosperidade espiritual.

A presença de Jesus em nossa vida permite que identifiquemos no irmão de caminhada um aliado, um companheiro, e nunca um concorrente ou um adversário que disputa conosco o bolo da felicidade.

A presença de Jesus em nossa vida tem o poder de afastar os tentáculos deletérios do egoísmo e do orgulho, essas terríveis e devassadoras chagas da humanidade, que separam os homens, que proporcionam a guerra e que destroem a paz.

A presença de Jesus em nossa vida traz consigo as luzes da caridade que conseguem clarear, com imensa nitidez, os caminhos da benevolência, da indulgência e do perdão, sentimentos expressivos que valorizam a jornada de qualquer ser humano.

A presença de Jesus em nossa vida tem a capacidade de nos ensinar que somos criaturas imortais, a caminho da perfeição que será obtida mediante os esforços que empreendermos para desfrutar dela mais cedo ou pouco mais tarde.

A presença de Jesus em nossa vida será capaz de nos tirar da animalidade e abrir as portas para que adentremos a angelitude, pois que fora Ele mesmo quem afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim.” (João 14:6).

Obviamente, sem a presença de Jesus em nossa vida poderemos fazer qualquer coisa no mundo, menos viver com dignidade, certamente.

Pensemos nisso... 

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita