WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 229 - 2 de Outubro de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Eunice M. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 às 10:47:14
Gostei do site e pergunto se vocês esclarecem dúvidas, pois tenho algumas e já procurei respostas e não encontrei nenhuma satisfatória. Se vocês puderem me esclarecer algumas, agradeço desde já. Eis a primeira: é possível um médium ser doutrinado pelo próprio espírito? Agradeço desde já pela atenção.
Eunice 

Resposta do Editor: 

Embora seja incomum, pode, sim, o protetor espiritual orientar o médium que lhe serve de intermediário e para isso não é preciso que o fato ocorra numa sessão mediúnica. Ele pode fazê-lo nos momentos de liberdade que o médium desfruta durante o sono corpóreo.

 

De: Jairo de Tarso da Silva (São Miguel Arcanjo, SP)
Sábado, 24 de setembro de 2011 às 10:13:35
Assunto: Edição 228 - A homossexualidade na visão espírita - Parte 1
A reencarnação é apenas uma das muitas hipóteses para explicar a homossexualidade. Não se pode omitir a etiologia psíquica, quando ocorrem distorções na elaboração do Complexo de Édipo, fixando-se a criança no genitor do sexo oposto. Existem também as alterações orgânicas com genitália ambígua, onde a pessoa acaba optando, às vezes, por adaptar-se ao sexo oposto.
Jairo

 

De: José Pereira Costa (Campina Grande, PB)
Sábado, 24 de setembro de 2011 às 17:27:29
Assunto: Edição 228 - A homossexualidade na visão espírita - Parte 1
Gostei do texto muito didático que nos tira da ignorância e do preconceito de como as religiões e outros segmentos encaram a homossexualidade.
Muita paz para todos.
José Pereira
 

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 24 de setembro de 2011 às 17:37:17
Apreciador da forma justa nos comentários desta revista, gostaria de obter suas opiniões sobre o livro "O Realista" da editora CELD.
Adelpho 

Resposta do Editor: 

O livro em foco não foi ainda analisado por nossa revista, razão pela qual não podemos atender ao que o leitor nos solicita.

 

De: Cláudio Fajardo (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 25 de setembro de 2011 às 14:47
Amigos, confiram no Blog Espiritismo e Evangelho o estudo Maria de Nazaré, a Educadora de Jesus.
Maria era culta ou iletrada?
Divulguem nosso blog... - http://espiritismoeevangelho.blogspot.com/
Divulguem o estudo do Evangelho de Jesus à Luz da Doutrina Espírita
Visitem: http://twitter.com/fajardo1960 e          https://sites.google.com/site/espiritismoeevangelho/home
Abraços.
Cláudio Fajardo
 

 

De: Luiz Pessoa Guimarães (Piracicaba, SP)
Domingo, 25 de setembro de 2011 às 19:49:52
Assunto: Edição 228 - A homossexualidade na visão espírita - Parte 1
Em alguns léxicos, o homossexualismo aparece definido por prática de atos homossexuais, enquanto o termo homossexualidade é aplicado à atração sentimental e sexual. Enquanto a Ciência não definir um termo que substitua o termo homossexualismo, não podemos simplesmente adotar homossexualidade para as duas situações porque não representam a mesma coisa.
ENTREVISTA COM CHICO XAVIER À REVISTA "FATOS e FOTOS" - Janeiro de 1976
14 - Acredita na psicanálise?
- Acredito profundamente. Penso que a psicanálise será o instrumento da redenção da humanidade, quando ela puder aceitar a reencarnação e a sobrevivência da alma, além da Terra, com os efeitos consequentes de semelhante conhecimento. Porque, então, a psicanálise será um departamento da própria religião e nos ensinará que todo efeito tem a sua causa. E, por isso mesmo, nós não poderemos alienar Deus do campo de nossas vidas.
NA ERA DO ESPÍRITO - (25) Emmanuel: Conflitos Psicológicos
Sempre valiosa a contribuição da psicologia em socorro de quantos se identificam no mundo em situação paranormal, nos domínios do afeto, particularmente quando ensina aos pacientes a conquista da auto-aceitação. Entretanto, sem os princípios reencarnacionistas, definindo a posição de cada espírito segundo as leis de causa e efeito, qualquer tipo de assistência às vítimas de desajustes psicológicos resultará incompleto.
Nós espíritas não podemos transigir baseados nesta ciência que aí está. Homossexualismo continua sendo homossexualismo e não homossexualidade.
Luiz Pessoa Guimarães
 

 

De: Bianca B. (Santo André, SP)
Segunda-feira, 26 de setembro de 2011 às 17:40:45
Qual o horário de funcionamento do Centro?
Aguardo resposta.
Att.
Bianca 

Resposta do Editor: 

Há em Santo André diversas casas espíritas, cujos endereços e horários de funcionamento a leitora poderá obter no site da USE – São Paulo. Eis o link:  http://www.usesp.org.br/site/use/ 

 

De: Marcello Santos Chaves (Belém, PA)
Segunda-feira, 26 de setembro de 2011 às 21:50:12
Assunto: Edição 228 - A homossexualidade na visão espírita - Parte 1
Gostaria de deixar uma contribuição para reflexão conforme é informado pelo Site da Federação Espírita Brasileira (FEB):
Qual o Conceito de Homossexualidade?
"O corpo humano tem seus limites e funções bem definidas para os nossos desejos e ações. Todos os nossos excessos, sejam para mais ou para menos, o corpo humano acusa. Desse modo, toda criatura humana que usar comportamento ilícito, no sentido de modificar a missão fundamental dos órgãos (em nosso caso os órgãos genésicos) estará incondicionalmente transgredindo a LEI NATURAL, cometendo, assim, uma aberração sexual. Logo, todos os desvarios sexuais, tais como o excesso e o desvio, são transgressões da Lei Divina, criando transtornos e sofrimentos inevitáveis para aqueles que os praticam, sejam eles heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. Há transgressão da LEI DIVINA na prática homossexual, devido ao desvio incondicional existente nesta relação." Referência: BARCELOS, Walter. Sexo e evolução. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - cap. 6.
A realidade descrita acima não pode ser escamoteada pela Revista O Consolador e seus colunistas, pois a forma paternalista com a qual trata a questão homossexual parece pressupor que não exista um conflito ou desvio a ser superado.
Seria uma posição "politicamente correta"?
Marcello Santos Chaves 

 

De: Alexandre Grande (Salvador, BA)
Terça-feira, 27 de setembro de 2011 às 09:42:43
Acabei de ler o livro Romance de uma Rainha, de Rochester, e confesso que fiquei pensativo sobre o poder de magnetização colocado em flores e o vampirismo com o corpo emparedado. Procurei na internet alguma análise do livro Romance de uma Rainha e não encontrei. Por gentileza, pode me ajudar?
Agradeço a atenção.
Alexandre 

Resposta do Editor: 

Desconhecemos também estudos analíticos acerca do romance citado, razão pela qual não podemos atender à solicitação do leitor.

 

De: Maria Ester Silva Rodrigues Caetano (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 27 de setembro de 2011 às 10:05:39
O centro que eu frequento dedica 1 dia do mês a Umbanda (Pretos Velhos e Caboclos). Por que só dedicam aos Erês, no dia de Cosme e Damião? Ou seja, só uma vez por ano?
Muito obrigada.
Saúde e Paz!
Maria Ester

Resposta do Editor:

Por motivos mais do que óbvios, a leitora deveria apresentar a pergunta acima aos dirigentes do centro que ela mesma frequenta. De nossa parte, desconhecemos as duas homenagens mencionadas, que nos parecem estranhas aos centros verdadeiramente espíritas, isto é, que seguem em sua programação a orientação contida nas obras de Allan Kardec.

 

De: José M. Barata (Lisboa, Portugal)
Terça-feira, 27 de setembro de 2011 às 21:19:33
Saudações fraternas. Existem muitas aparições de diversas "Nossas Senhoras" que chamamos de "Mãe Santíssima". Será sempre a mesma entidade? Por exemplo, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, etc. Fico na expectativa do vosso esclarecimento.
José 

Resposta do Editor: 

Segundo a Igreja Católica, Maria de Nazaré ou Nossa Senhora tem-se manifestado em diversos locais e, conforme o lugar e a época, recebido denominações diversas, como as mencionadas. Não sabemos, porém, se tais aparições são verídicas e qual Espírito nelas tem sido visto. Segundo o que aprendemos com o Espiritismo, é perfeitamente possível que Maria se comunique; mas não temos condições de afirmar se ela realmente já o fez. Desconhecemos na literatura espírita a existência de alguma referência que abone tais aparições, motivo pelo qual não podemos opinar quanto à pergunta formulada pelo leitor.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita