WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 223 - 21 de Agosto de 2011

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 

Importa o tempo presente,
que pode mudar o passado
e o futuro


Valorizemos o tempo presente, pois ele é o mais importante dos três: passado, presente e futuro. No presente, podemos nos arrepender do que fizemos de errado no passado, fazer planos para o futuro e acelerar o que foi devagar demais no passado. E somos felizes, quando temos esperança no futuro e saudade do passado.

Porque o presente é o tempo mais importante, para Deus todos os tempos são um eterno presente. E um detalhe: Diz-se que Deus é eterno, pois esse vocábulo passou a ser em nossa língua e em outras um tempo sem fim. Mas pela etimologia dele, isto é, as palavras com que a Bíblia foi escrita, o certo é dizer que Deus é sempiterno e não eterno.

Deus, além de não ter fim, não tem também início, pois é incriado. Nós somos Espíritos imortais, não temos fim, mas tivemos início, pois fomos criados. Somos semelhantes a Deus por sermos Espíritos, como Ele o é e é o mais importante de todos, pois é o Pai dos Espíritos.  (Hebreus 12: 9). E dissemos que deveríamos dizer que Deus é sempiterno, porque “aidios”, em grego, e “sempiternus”, em latim, é que significam tempo sem fim. Mas ”eternus”, em latim, que deu origem a eterno, em português, tem o significado de indefinido, desconhecido. Também as palavras dos originais bíblicos “ólam”, em hebraico, “aêon”, em grego, e “eternitas”, em latim, têm significações semelhantes ao de tempo indefinido, desconhecido, ou seja, o mesmo da palavra latina “eternus” (eterno).

Quando, pois, a Bíblia fala em inferno eterno, pelo significado original, quer dizer inferno de tempo indefinido. E isso porque cada um de nós tem um carma de resgate diferente. Uns têm muitos pecados, outros têm poucos, e ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo (Mateus 5:26). Além disso, o nosso carma pode ser alterado por ações de amor, as quais encobrem as nossas faltas, podendo torná-las  mais suaves e até nulas. “Porque o amor encobre multidão de pecados”. (1Pedro 4:8). Os grandes teólogos sabem dessas coisas, mas eles só falam nelas entre eles, achando  melhor manter na ignorância os leigos, como se os considerassem um rebanho de quadrúpedes! E alguns até me pedem se eu poderia evitar falar certas coisas, que são verdades, mas que não é bom o povo saber. Eles se esquecem de que Jesus disse que nada ficará oculto, e que é a  verdade que nos libertará. Isso equivale a dizer que, enquanto estivermos na ignorância espiritual, seremos como que prisioneiros ou escravos.

E, retomando a lei de causa e efeito, é com relação a ela que o tempo presente tem mais importância, pois nele nós podemos modificá-la parcial e totalmente. Quem tem um passado carregado de faltas, pode atenuá-las e até anulá-las por completo. Basta, como vimos, a prática do amor.

Aproveitemos, pois, o nosso tempo presente, enquanto é tempo, já que nele podemos mudar totalmente o nosso destino imediato, o propínquo, não o longínquo, que a Deus pertence, mas que será de glória, sem exceção, para todos nós, pois Deus é perfeito e não criou nenhum de seus filhos para uma existência de desventura irremediável, uma vez que Ele é também o Pai de Amor e misericórdia infinitos, e não quer que nenhuma de suas almas se perca (João 6:39). O que poderá, pois, contra a vontade de Deus? Será que o tão decantado diabo vai derrotar Deus no futuro?  Não, se Deus é triunfante agora no presente, Ele o será também no futuro.

De fato, por ser imutável, Deus permanece sempre vitorioso em todos os tempos! 




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita