WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 5 - N° 222 - 14 de Agosto de 2011
WELLINGTON BALBO
wellington_plasvipel@terra.com.br
Bauru, São Paulo (Brasil)

 
José Aparecido dos Santos:
 

“A alegria de servir, não importa em que área estamos, é gratificante”

O coordenador da Rede Amigo Espírita conta como surgiu esse trabalho e quais os seus propósitos e resultados

 

José Aparecido dos Santos (foto), o entrevistado desta semana, nasceu em Catanduva-SP, mas reside em Auriflama-SP, onde é funcionário público. O confrade, que é também conhecido como “Zé” da Rede Amigo Espírita, está vinculado ao Centro Espírita Caminheiros do Bem, situado na cidade em que reside, e realiza interessante trabalho de divulgação doutrinária ao gravar palestras e disponibilizá-las na rede mundial de computadores, além de ser o coordenador e administrador da Rede Amigo Espírita, que já conta com inúmeros membros cadastrados de diversos países.
 

Na entrevista que se segue, ele fala sobre sua iniciação no Espiritismo e também sobre a importância da divulgação doutrinária, atividade a que se vem dedicando há muitos anos. 

Como conheceu o Espiritismo? 

Conheci a doutrina através da dor, pois desde os 19 anos de idade era médium e não sabia, pois vários fenômenos mediúnicos aconteciam, mas mesmo assim não procurei saber do que se tratava. Queria mesmo era gozar a vida. Nessa época, em 1985, orientado por amigos, procurei uma Casa Espírita em minha cidade natal para tomar alguns passes após ter tido algumas incorporações que aconteceram no dia anterior. Mas tive muitos percalços na vida e mudei de cidade, e somente depois de 10 anos é que fui procurar saber o que era o Espiritismo, ou melhor, os Espíritos fizeram com que isso acontecesse. No ano de 1995 abracei a causa e procurei servir à Doutrina e a Jesus e percebi quanto tempo eu perdera.  

Você é coordenador da Rede Amigo Espírita. Diga-nos o que é esta Rede e qual o seu objetivo? 

Criada em fevereiro de 2009, a Rede Amigo é uma rede de relacionamento e estudos da Doutrina Espírita. Como hoje em dia temos diversos sites de relacionamento de grande sucesso, tipo Orkut, Facebook etc., decidimos criar algo com fins altruístas e que ao mesmo tempo nos trouxesse amizades e conhecimentos, mas sempre orientados à luz da Doutrina Espírita. A procura é grande, pois hoje neste mundo globalizado são muitas as dificuldades que as pessoas encontram em estarem numa casa espírita e a sede de conhecimentos é muito grande. A Rede Amigo chega aonde não há casas espíritas; é a casa espírita indo até a pessoa em seu lar com palestras, estudos, fóruns, artigos, chat, e muito mais... O nosso lema e objetivo maior é DIVULGAR, INSTRUIR E UNIFICAR.  Divulgar a doutrina espírita de todas as formas e meios possíveis, utilizando o audiovisual e registrando eventos e acontecimentos do movimento espírita. Instruir os membros de forma coerente e usando o bom senso, ou seja, o que a doutrina verdadeiramente nos oferece, sem querermos ser os donos da verdade e estarmos ligados a dogmas do passado, que atravancam o nosso crescimento espiritual, mostrando o caminho certo e seguro. Unificar é algo difícil, mas não impossível; seria unir todos em um só ideal, sem impor nada, mas fortalecendo pela união entre os espíritas, fazendo que o movimento cresça e apareça. Não para dizer que fizemos ou estamos fazendo nem para enaltecer o orgulho, mas que estamos caminhando juntos, aprendendo uns com os outros e sendo colaboradores deste tão almejado mundo de regeneração. 

Como acessá-la e cadastrar-se? 

Até pouco tempo atrás era uma rede privada; somente membros cadastrados podiam usufruir do material oferecido pela Rede Amigo. Mas chegamos à conclusão de que isso seria egoísmo e que os ensinamentos da Doutrina teriam que estar para todos, ou seja, até aqueles que não são espíritas mas desejam ter esses conhecimentos. Temos uma grande parcela de pessoas com mais idade e que tinham dificuldades de realizar o cadastro. Portanto, abrimos para todos poderem visualizá-la, mas claro que o membro cadastrado tem um diferencial, podendo ser informado por e-mail, participar de chat, baixar arquivos e postar comentários, participando com suas próprias postagens de textos, vídeos e fotos e participar de sorteios. Para acessá-la o endereço é www.amigoespirita.ning.com, sendo necessário preencher um cadastro com o seu perfil respondendo algumas perguntas obrigatórias e colocar uma foto. Cada membro tem sua página e nela poderá mudar conforme suas necessidades, podendo convidar amigos e interagir com todos, ciente de que há regras que não podem ser infringidas e que é preciso zelar pelo conteúdo doutrinário.  

Sabemos que você grava palestras de diversos oradores espíritas. Como é feito esse trabalho? 

Foi com este trabalho que surgiram os demais projetos que temos hoje. Senti a necessidade de registrar os valiosos ensinamentos dos eventos de que participo, pois não podiam se perder momentos únicos. E como não devemos guardar somente pra nós tudo isso, decidi gravar e disponibilizar esse material na internet. É unir o útil ao agradável, é trabalhar aprendendo doutrina espírita. Portanto, onde eu estiver, estarei gravando e posteriormente distribuindo a todos. Outra coisa que quero ressaltar é a distribuição gratuita desse material na internet. Não podemos deixar isso ficar restrito a poucos, temos obrigação de oferecer gratuitamente. “Dai de graça, o que de graça recebestes”, este é o preceito cristão. Hoje recebemos até convites de outras regionais para participarmos destes eventos, registrando e divulgando os trabalhos realizados no movimento espírita. Temos disponíveis mais de 200 vídeos completos, entre palestras e seminários com mais de 90 oradores. Isso sem contar outros pequenos vídeos de apresentações musicais, encontros etc. 

De que forma conseguiu adquirir os equipamentos utilizados nessas gravações? 

Como não tenho recursos financeiros para tanto, vou usando o que tenho e o que eu pude comprar. Mas como tudo exige investimentos e melhorias na qualidade de áudio e vídeo necessitamos aperfeiçoar para atender às mudanças tecnológicas que acontecem. Graças a Deus, surgiram alguns amigos que estão colaborando para que possamos obter melhores equipamentos e continuarmos em nossa tarefa. Recebemos recentemente um equipamento doado por amigo, mas ainda temos falta de outros e aguardamos oportunidade para em breve os adquirirmos.  

Quais são as maiores alegrias que este seu trabalho já proporcionou? 

São muitas e é difícil descrevê-las. A alegria de servir, não importa em que área estamos, já é algo gratificante, que traz alegrias pelo dever cumprido, por saber que alguém se beneficiou com o que realizamos, por menor que seja a tarefa. Saber que o trabalho despertou alguém para a mudança é formidável. A alegria de sermos envolvidos com vibrações fraternas e de paz dos amigos encarnados e dos amigos espirituais de cada ambiente que participamos... Tem coisa melhor? São muitos os e-mails que recebo, dizendo que receberam luzes em sua vida, que a mensagem veio no momento certo. Até as crianças que às vezes gravamos em encontros e apresentações musicais, ao saberem que sua imagem está na internet, ficam em imensa felicidade. Esse sorriso estampado no rosto dessa criança, sem ao menos eu ver, é outra alegria de meu trabalho. São poucas coisas, que às vezes não valorizamos e que fazem falta em nossas vidas. 

Os desafios para realizar a tarefa são muitos? 

Ah! sim, e como! Desafios não faltam e nunca faltarão enquanto estivermos encarnados. São desafios materiais e às vezes espirituais, dificuldades que aparecem para nos desmotivarmos e desistirmos de nossos propósitos. Mas, se não tivéssemos essas dificuldades, será que estaríamos na condição em que nos encontramos hoje? Será que não estaríamos perdidos no caminho? Será que mudaríamos? Sairíamos deste mundinho em que vivemos há séculos, embriagados de vícios e erros? Temos que agradecer os desafios, pensar que desafios surgirão sempre, a cada ciclo de nossas vidas. Quanto mais desafios surgirem e cada vez que os encararmos com paciência e sabedoria, saberemos superá-los; com certeza isso não será mais desafio, mas, sim, o alicerce para uma vida melhor, em busca do ser espiritual que um dia será em plenitude. 

Há algum caso curioso que queira compartilhar com nossos leitores? 

Algo curioso foi o reencontro de almas através da Rede Amigo. Duas amigas conviveram durante alguns meses no mesmo Lar, mas depois uma delas mudou-se de cidade, perdendo o contato e somente após alguns anos foram se reencontrar através da Rede Amigo, quando uma viu a foto da outra em uma das páginas dos membros. Hoje ambas mantêm contato através de e-mail e telefone, revivendo a amizade antes perdida. Uma delas está residindo no interior de Minas Gerais e a outra na Espanha.   

Suas palavras finais. 

Quero agradecer esta oportunidade, aproveitando para convidar a todos a conhecerem a Rede Amigo e a unirem-se conosco nesta divulgação em prol de um mundo melhor, levando a mensagem da Doutrina aos que têm sede de conhecimento, libertando e iluminando vidas.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita