WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 219 - 24 de Julho de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Gorete Newton (Winterthur, Suíça)
Quarta-feira, 13 de julho de 2011 às 14:34
Queridos redatores de O Consolador.
Em primeiro lugar o nosso imenso agradecimento pelo trabalho de excelente qualidade que vocês vêm fazendo. Gostaríamos de reiterar que na reportagem sobre os livros publicados em outras línguas estão faltando alguns títulos em língua alemã e que poderão ser comprados em toda a Europa através da EDICEI Europe, editora e distribuidora do Conselho Espírita Internacional: Missionare des Lichts - Francisco Cândido Xavier
Innere Erleuchtung – Iluminação Interior
Das Bewusste Wesen – O Ser Consciente
Moralische Gesetze Des Lebens – Leis Morais Da Vida
Persönlicher Triumphin - Triunfo Pessoal
Heiterem Frieden – Paz Interior
Entsprechungen - Afinidade
Das Vermächtnis Der Liebe – Messe De Amor
Diamantmine Der Liebe – Garimpo De Amor
Das Erwachen Des Geistes – O Despertar Do Espírito
Die Legende Von Den Wundern Der Liebe - A Lenda Dos Milagres Do Amor
Fröhliches Leben – Vida Feliz.
Estes últimos de Divaldo Franco e editados a partir de 2011 pela EDICEI Europe.
Estaremos lançando mais um livro traduzido ao alemão: Obreiros da Vida Eterna, de Francisco C. Xavier ainda este ano.
Muito obrigada,
Votos de muita paz.
Gorete Newton

 

De: Hélio Benites Fraga (Brasília, DF)
Quarta-feira, 13 de julho de 2011 às 12:53:04

Boa tarde a todos, que a paz do Senhor esteja com vocês. Por favor, gostaria de saber onde consta a missão de Jesus, na ótica espírita. Pois muita gente diz que Ele veio para pagar os nossos pecados, o que com a doutrina não condiz. Ele veio para nos orientar, nos ensinar o caminho correto para nossa evolução, e nos mostrar que existe um Pai criador de tudo, justo, soberanamente bom e amoroso. Por favor, poderia me orientar em tal questão? Onde encontro tal lição, da verdadeira missão de Jesus?

Muito obrigado por tudo, e no aguardo, desejo-lhes saúde e paz.

Grato.

Hélio
 

Resposta do Editor: 

Há várias obras que falam da missão de Jesus com relação à Humanidade e ao planeta Terra. Em O Evangelho segundo o Espiritismo, no cap. 1, itens 3 e 4, temos uma primeira noção a respeito de sua tarefa missionária. Como Kardec registrou ali, “o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento”. “Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a que é vivida no reino dos céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos.” Outro livro indispensável para que entendamos a missão de Jesus é “A Caminho da Luz”, de Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier. 

 

De: Maria Ester Silva Rodrigues Caetano (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 14 de julho de 2011 às 10:09:56
Por que uma pessoa sente sono após beber a água fluidificada?

Obrigada.
Maria Ester


Resposta do Editor: 

O fato citado é incomum e só ocorre quando a finalidade da magnetização da água é justamente a mencionada pela leitora, quando a água magnetizada tem a função de um calmante, produzido especialmente para determinadas pessoas que necessitem guardar repouso.

 

De: Elza de Souza Benevenuto (Santana do Campestre, Astolfo Dutra, MG)
Sábado, 16 de julho de 2011 às 19:07

Vi pela internet que será realizado no dia 18/7/2011 um estudo sobre Fibromialgia e me interessei pelo assunto, pois tenho um filho que sofre desse mal, que está se agravando cada vez mais, pois ele não consegue nem trabalhar. Desejaria saber como conseguir cópia da palestra. Isso é muito importante para mim, pois ele toma vários medicamentos que pouco vale. Por favor, mande para mim o estudo. Sou frequentadora do Centro Espírita Anita Borela de Santana do Campestre, Astolfo Dutra-MG, CEP 36783-000, Rua Vitório Nicolato n° 115.
Muita paz,
Elza

Resposta do Editor:  

Sobre o tema Fibromialgia, sugerimos à leitora acessar na internet o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibromialgia. Quanto ao estudo mencionado, veremos se há possibilidade de obter cópia para, desse modo, atender ao seu pedido.

 

De: D.B. (Santos Dumont, MG)
Terça-feira, 19 de julho de 2011 às 21:28:36

Boa noite. Perdi meu amado irmão M.V. e estamos perdidos, inconsoláveis com muitas saudades. Minha família não é a mesma; aqui é só tristeza. Queria receber notícias dele. Por favor nos ajude.

D.B.
 

Resposta do Editor: 

Em face da desencarnação de um ente querido, o melhor que podemos fazer é orar e vibrar para que ele esteja bem, na certeza de que o encontro desejado pela leitora far-se-á mais rápido do que se pensa, especialmente na esfera dos sonhos, quando Deus permite que vejamos os entes queridos e com eles conversemos. Quanto às notícias, elas virão naturalmente por meio dos amigos espirituais, não devendo haver, em casos assim, nenhuma pressa ou ansiedade.

 

De: Marcello Santos Chaves (Belém, PA)
Terça-feira, 19 de julho de 2011 às 21:13:34

Assunto: Edição 218 - A homossexualidade e a orientação sexual ministrada às crianças
Prezado irmão Leonardo. Li seu texto:  “O sexo e a homossexualidade à luz da Doutrina Espírita", e gostaria apenas de fazer uma ponderação em relação a seu artigo, uma vez que nenhum de nós é detentor da verdade absoluta. A partir do momento que você afirma que a homossexualidade em si não representa qualquer tipo de queda, em função de o Espírito ter infinitas reencarnações para alternar o padrão de sexo dos corpos utilizados, seria então a mesma coisa que eu, um alcoólatra, afirmar "que não preciso me preocupar com uma adequação de meu padrão de consumo alcoólico agora, pois terei infinitas oportunidades reencarnatórias para fazê-lo. Portanto eu vou é curtir." 
Veja caro irmão, se assim o for, onde está minha responsabilidade e compromisso com a evolução espiritual se ficar nessa de "na próxima eu mudo"? Estaria incorrendo em mais um vício infantil! Não creio que seja construtiva esta trajetória de raciocínio, e a situação do homossexualismo hoje mostra-se muito mais do que um simples debate filosófico e religioso sobre a homossexualidade. O homossexualismo hoje assumiu uma padrão político (movimento gay), em que tudo aquilo que descreves como sendo produtos de obsessões e alternâncias transitórias de mudança de sexo está sendo na sociedade devidamente institucionalizado, da forma mais prevaricadora possível. 
E lamento muito que o Espiritismo hoje esteja limitado apenas no discurso humanitário da avaliação filosófica, e não assume uma posição clara na sociedade quanto a este processo institucional homossexual, posto em nossa realidade. Pois amanhã, quando a PLC 122 for aprovada, você, por exemplo, pode facilmente pegar de 2 a 3 anos de prisão, pelo simples fato de explicar a homossexualidade sob a ótica de uma obsessão espiritual (digamos "maldição"), pois para o movimento gay isto se chama homofobia.
Obrigado pela atenção, e que Deus o abençoe irmão, assim como todos os nossos irmãos que se encontram na esteira do homossexualismo.
Marcello Santos Chaves

 

De: Ivana Lucena (Natal, RN)
Domingo, 17 de julho de 2011 às 22:01:59
Assunto: Edição 218 - A homossexualidade e a orientação sexual ministrada às crianças

Concordo plenamente com as explanações colocadas nesse texto e com as preocupações referentes à orientação sexual dada a crianças e adolescentes. Eu escrevi sobre esse tema em meu Blog sob uma visão não-espírita. Se quiser conhecer, o link é http://mulhermaeprofessora.blogspot.com/2009/12/homossexualismo.html
Um abraço.
Ivana
 

De: Prof. Pereira (Campina Grande, PB)
Domingo, 17 de julho de 2011 às 20:21:32

Assunto: Edição 218 - A homossexualidade e a orientação sexual ministrada às crianças
Parabéns pelo texto! Valeu, meu nobre irmão. A educação precisa da verdade para ajudar nossos jovens.

Prof. Pereira

 

De: Valdirene Alves (Limeira, SP)
Sábado, 16 de julho de 2011 às 21:02:19

Assunto: Edição 218 - A homossexualidade e a orientação sexual ministrada às crianças
Concordo em todos os aspectos com essa reportagem... e acho que ela deveria ser publicada em rede nacional, pois em nome desse falso modernismo há muitos pais e psicólogos fabricando filhos homossexuais em massa. Eu acredito nessa visão que nos foi passada através dessa matéria.

Valdirene

 

De: Jairo de Tarso da Silva (São Miguel Arcanjo, SP)
Sábado, 16 de julho de 2011 às 18:45:41
Assunto: Edição 218 - A homossexualidade e a orientação sexual ministrada às crianças
Matéria muito bem elaborada. Dá uma visão nova à questão das preferências sexuais, ao frisar que independente da opção que se faça, no campo da sexualidade, o importante é que se viva com dignidade, preservando valores ético-morais, lembrando que a liberdade de cada um termina quando começa a liberdade do outro.

Jairo

 

De: Maria de Nazaré Duarte Ramos (Olinda, PE)
Sexta-feira, 15 de julho de 2011 às 06:18:48

Assunto: Edição 217 - A Assistência Social à luz dos ensinamentos espíritas
Que eficaz maneira de divulgação da Doutrina Espírita! Meus cumprimentos. Eu sempre acreditei neste método, embora encontre dificuldades para implantá-lo verdadeiramente nas casas espíritas. Sugiro informações acerca do método pedagógico de Eurípedes Barsanulfo. Agradecida.
Maria de Nazaré

 

De: Lilian Bordon (São Bernardo do Campo, SP)
Terça-feira, 19 de julho de 2011 às 23:31:13

Olá! frequento o centro em S.B. do Campo, dirigido pelo Dr. Américo. Estou escrevendo para pedir vibração para uma pessoa de nossa família, que passou hoje por uma cirurgia para retirar um tumor perto do rim, e um dos rins foi tirado totalmente. Ele está hospitalizado em São Paulo no hospital Albert Einstein. A cirurgia ocorreu nesta data por volta das 19h. Assim, pedimos vibração por sua cura e rápida recuperação. O nome dele é Nelson Jocionis. Obrigada. Que Deus abençoe a todos.

Lilian
 

Resposta do Editor: 

Vamos levar o nome do paciente às sessões de que participamos, esperando firmemente que ele possa em breve voltar às atividades habituais, inteiramente refeito.

 

De: Gilson Villa (Iguape, SP)
Terça-feira, 19 de julho de 2011 às 16:04:23

Gostaria de obter informações sobre os motivos por que as TVs espíritas não estão na Sky ou outra forma de TV por assinatura.

Gilson
 

Resposta do Editor: 

Não sabemos os motivos, mas o leitor poderia dirigir esta pergunta diretamente à Sky ou à empresa que realiza esse serviço em sua cidade. Ciente do motivo, quem sabe venha uma solução que beneficie a todos que se valem de semelhante serviço, não apenas em São Paulo, mas em todo o país. 

 

Do: Centro Espírita Léon Denis (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 18 de julho de 2011 às 16:07:51

Boa tarde! Estamos com o lançamento Mme. de Girardin, a Musa da Corte, de Maria do Carmo M. Schnaider. Desde seus primeiros contatos com as mesas girantes, Mme. de Girardin se convenceu da veracidade das manifestações dos espíritos. Acreditando fervorosamente nas comunicações com os mortos através das mesas girantes, passava muitas noites evocando os mortos. Possuidora de muita perseverança e fé, ela descortinava para muitos, através de sua mediunidade, os mais largos horizontes espirituais. Logo após sua desencarnação, não demorou muito para tornar-se um dos diligentes Espíritos servidores da Terceira Revelação, graças aos elevados dotes espirituais já revelados em vida por seus múltiplos trabalhos literários. Mme. de Girardin envia várias mensagens espirituais através das mesas girantes que ajudara a difundir, tendo as mesmas sido publicadas na Revista Espírita de Paris, notadamente a partir de 1860, e outras divulgadas por Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Médiuns.
Abraços,
Luzia, do Centro Espírita Léon Denis

 

De: Junia A. Pereira Ribeiro (Cabo Frio, RJ)
Domingo, 17 de julho de 2011 às 18:29:44

Gostaria de esclarecer uma dúvida surgida no estudo de educação mediúnica: a relação entre Afinidade e Sintonia, entre médiuns e irmãos atendidos nos trabalhos de intercâmbio espiritual.

Junia

Resposta do Editor:

A pergunta feita pela leitora está sendo respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde.

 

De: Flávia Costa (Recife, PE)
Domingo, 17 de julho de 2011 às 16:10:00

Boa tarde! Vocês conhecem algum retiro espiritual espírita ou um local em que possamos nos isolar para estreitar os laços com a natureza e a espiritualidade em Pernambuco?
Atenciosamente,
Flávia

Resposta do Editor:

Infelizmente, não temos a informação solicitada, mas se algum leitor desta revista puder ajudar, desde já agradecemos.

 

De: Sandra Maria Carneiro (Fortaleza, CE)
Domingo, 17 de julho de 2011 às 14:34:42

Gostaria de receber informações sobre esta maravilhosa doutrina.
Sandra

 

De: Michele Nicélia (Paulista, PE)
Sábado, 16 de julho de 2011 às 13:52:03

Gostaria de saber como fazer para receber a revista O Consolador no meu endereço.

Michele
 

Resposta do Editor: 

Não é preciso fazer nada, pois semanalmente a leitora receberá em casa, por e-mail, os destaques e a página inicial de cada edição, com os respectivos links que lhe permitirão ler com facilidade a revista, sem necessidade de inscrição, senha e pagamento.

 

De: Ezilda Cristina Pereira (Cristina, MG)
Quinta-feira, 14 de julho de 2011 às 22:04:27

Tenho sonhos que me intrigam, pois se repetem. Muitas vezes é sempre o mesmo lugar, tudo igual; não me vejo mas sei que estou nesse ali. Sinto como se tivesse alguém me esperando, ou que tenha ido buscar algo nesse lugar. Não sei o que é mas sei que é importante. Peço que me ajudem, quero descobrir o que me prende a esse lugar e por que sonho tantas vezes, o que já acontece há muito tempo. É um lugar bonito, agradável, calmo, e me sinto estando ali, mas não consigo saber por que estou. Me ajudem! 
Ezilda
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos primeiramente à leitora que leia o estudo publicado nesta revista na edição 119, disponível neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html Depois, em caso de dúvida, teremos imensa satisfação em procurar esclarecê-la. 

 

De: José Carlos Rodrigues (Duque de Caxias, RJ)
Quinta-feira, 14 de julho de 2011 às 20:14:33

Gostaria de ter a obra completa de Léon Denis “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”, em PDF. Como conseguirei?
Muita paz.
José Carlos

Resposta do Editor: 

Acessando a Biblioteca virtual desta revista é possível baixar 8 obras de Léon Denis, embora a citada constante deste site não seja idêntica à que foi publicada pela Editora da FEB. O link que remete à Biblioteca virtual é este: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/diversosautores.html

 

De: Ramon Chaves (São Paulo, SP)
Terça-feira, 12 de julho de 2011 às 16:06

O comercial de Zezé Di Camargo sobre a terceira idade nos faz lembrar a "História Natural da Doença", onde a interação do agente (droga) com o hospedeiro vulnerável, num ambiente facilitador sócio-cultural, faz surgir o fenômeno biopsicossocioespiritual, rotulado como dependência química. Aqui, o vetor (portador assintomático) é apenas a ponta do iceberg da corrupção. Tabaco e o álcool são drogas perigosas mas socialmente aceitas. Nas outras os vetores são representados pela figura dos traficantes. Acontece que os condenados por tráficos, na sua maioria não apresentam antecedentes criminais e geralmente estavam desacompanhados no momento da prisão em flagrante. Outro dado importante é que mais de 50%, quando condenado, recebeu pena máxima.

Em cinco anos estamos formando doutores na pós-graduação. Da prisão saem além de estigmatizados, com um outro tipo de “doutoramento”, pois o curso é em horário integral com dedicação exclusiva. Esses vetores, os que são presos e condenados, fazem parte do ambiente social facilitador. Por outro lado, no ambiente sócio-familiar também vamos encontrá-los (pais, tios, avós). Aqui a droga já é socialmente aceita. Também são dignos de pena, pelos exemplos de bebedeiras e pelo número de fumantes passivos que fazem. A lei que os educará é outra.
Com a guerra antidrogas perdemos tempo e prendemos os pequenos traficantes. Com as drogas socialmente aceitas estimulamos portadores assintomáticos no ambiente sócio-familiar. Nossa lei avançou, não descriminalizou a droga, mas despenalizou o usuário.
A Holanda possui maior tolerância com a maconha, mas também só despenalizou o usuário, Portugal foi mais longe depois de epidemia na década de 1990. No ano 2000 o parlamento descriminalizou o consumo, a aquisição e a posse de todas as drogas. Será que a Europa já esta arrependida pela flexibilização?
Este tema é complexo e teremos que voltar ao assunto. Como todos temos na família portadores assintomáticos de drogas, socialmente aceitas, e o Estado não fiscaliza adequadamente produtos de primeira necessidade, deveremos descriminalizar a maconha?
Vamos recordar que o Estado não atende com dignidade sequer os doentes encontrados nos corredores dos hospitais. Não podemos esquecer que o tabaco e o álcool possuem consumo generalizado no convívio social e que o exemplo arrasta.
Antes de tornar a droga lícita deveríamos incentivar pesquisas a encontrar uma vacina “mental”. Vai ser muito difícil vacinar a mente infantil ao mesmo tempo que portadores assintomáticos estão contaminando os familiares, com o seu exemplo.
Será que a maconha, na lei e socialmente aceita, retirará dos pais e professores a autoridade moral de ensinar que é prejudicial, como nos fala a revista de Neurociência, que a relacionou agora em 2011 com esquizofrenia?
Ramon Chaves 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita