WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros que recomendamos
Ano 5 - N° 217 - 10 de Julho de 2011
EUNICE DE OLIVEIRA CAZETTA
eunice@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

Espiritualidade e Educação

De Regis de Morais
Editora Allan Kardec

Dono de um texto extremamente didático e rico, o livro passeia pela filosofia, pela pedagogia e pela religião para construir as bases de uma nova educação para o século XXI. Revela um caminho para se combater o materialismo que exacerbou no século XX, invadindo todos os ramos do conhecimento humano e legando ao homem um vazio difícil de ser preenchido apenas com palavras. O autor é doutor em educação e já publicou mais de 30 livros, lecionou Filosofia da Educação em vários países do mundo.
 

Análise de Marcus De Mario (*)

Fonte: www.orientacaoespirita.org/critica.htm

Por que os bons livros são, muitas vezes, pouco conhecidos? É um fenômeno que não pertence exclusivamente à literatura espírita, mas que está presente também em nosso meio. É justamente o caso do livro Espiritualidade e Educação, que merece a atenção, leitura e estudo de todos os espíritas, e não somente das pessoas que estão mais diretamente na área da educação.

O autor, sem alarde, ele, que é muito respeitado na área acadêmica e literária, escreve um tratado sobre a necessidade de mais espiritualidade na educação. Contudo, pelo bem da verdade, não é um tratado erudito ou técnico, é mais um passeio pela história da educação entre os séculos XIX e XX, contrapondo ao pensamento materialista dominante, o pensamento espiritualista encontrado em diversos pensadores e educadores da humanidade.

Não é, igualmente, uma mera discussão filosófica, pois os capítulos desdobram uma ampla visão sobre os problemas atuais do homem, com o texto indicando possibilidades de renovação, de transformação para um milênio consagrado à educação do espírito.

É um livro-convite à reflexão e nova tomada de posição por parte dos educadores, num terreno onde muito se fala da necessidade de qualidade e capacitação, mas onde pouco se cogita do homem-alma, base de sustentação desta obra, onde ressalta a importância da transcendência, dos valores, do humanismo, da consciência do educador, da construção da paz pelo ato educativo, do erigir da fé sem dogmatismo.

No final, um novo convite: uma visita à tese da reencarnação e como ficaria a educação com sua implantação.

Esta obra apresenta "um caminho para se combater o materialismo que exacerbou no século XX, invadindo todos os ramos do conhecimento humano e legando ao homem um vazio difícil de ser preenchido apenas com palavras".

Vale a pena vermos, na introdução, as últimas palavras do autor: "Estamos certos de que toda palavra, se não for tocada pela força divina, resultará fraca. Assim, nossa maior esperança é a de que nossas precárias palavras tenham recebido um pouco do divino sopro, para que logremos chegar aos corações e mentes sensíveis que, neste delicado momento, dedicam-se à mais elevada das missões humanas: a de educar".

No capítulo final, palavras de alerta e ao mesmo tempo de esperança, com imensa carga espiritual, são dedicadas pelo autor a todos os seus leitores, e que merecem reprodução: "(...)quando a educação é algo que flui do amor a Deus e ao semelhante e é exercida como radical compromisso da vida, nada consegue ser mais fascinante. Nosso mundo tão sofrido, nos descaminhos do consumismo materialista, já sabe que os tecnicismos e cientificismos pedagógicos são miragens; este mundo espera por mentes comungantes com o divino e que veem no ser humano a imagem e a semelhança de Deus; mentes capazes, portanto, de verem técnicas e ciências como meios auxiliares submissos a um projeto maior de vida humana. (...)Ou temos fé e coragem para conquistar uma nova espiritualidade na educação, ou os tempos vindouros exibirão uma triste barbárie na qual nem a Vida, nem o Senhor da Vida poderão ser amados e respeitados. Nosso mundo perecerá em mãos só ávidas de lucros irresponsáveis, não haverá paz para nossos filhos e netos e nós sucumbiremos no vórtice de nossa própria loucura".

Recomendamos, com entusiasmo, a leitura desse livro.

 

(*) Marcus De Mario é educador e escritor. É colaborador do Centro Espírita Humildade e Amor, na cidade do Rio de Janeiro; Programador e Apresentador do programa Destaque na Imprensa Espírita pela Rádio Rio de Janeiro; Diretor e Educador do Instituto Brasileiro de Educação Moral (IBEM); Escritor com vários livros publicados; Editor do Portal Orientação Espírita.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita