WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 212 - 5 de Junho de 2011

SIDNEY FRANCEZ FERNANDES
1948@uol.com.br

Bauru, São Paulo (Brasil)
 

Caruaru –  terra de gente
boa e responsável


Um movimento espírita organizado, vibrante e responsável. Eis o que encontrei no interior nordestino. Convidado para ministrar um seminário e uma palestra no 10º MESESC – Mês Espírita de Caruaru, fui carinhosamente recebido por dirigentes e participantes do movimento da cidade e da região. No entanto, nem tudo são flores.

Quem chega a Caruaru é recebido no aeroporto de Recife e tem que passar pelas mãos poderosas de Edgard. Quando você entra em seu carro, ele já pergunta: “– É com emoção, ou sem emoção?”. Não entendi muito bem a pergunta, mas prudentemente respondi: “SEM!”. E aguente o Edgard correndo de Recife a Caruaru em velocidade nunca inferior a CEM quilômetros por hora.

De cara, Edgard já lhe apresenta Totonho, cujo CD “Libertação e Amor” não sai do seu carro e toca durante o tempo todo. Com isso, logo aprendi a admirar esse maravilhoso cantor e compositor de forró que, não obstante as naturais dificuldades de sobrevivência de um artista, encontra tempo, talento e dedicação para criar músicas espíritas. Além da musicalidade, Totonho dá conteúdo ao seu trabalho, falando de Jesus, de aborto, drogas e libertação. Esteve conosco o tempo todo. Primeiro através do CD, depois ao vivo, em nossas palestras. E o folclórico Edgard não deixou de nos alimentar adequadamente, levando-nos para comer o tradicional “Bode de Caruaru”, na melhor Casa do Alto do Moura, do seu amigo Luciano.

Nélio, o dirigente espírita mais jovem e entusiasmado que até hoje conheci. Não obstante os seus anos já vividos, é um menino saltitando de alegria e irreverência. Perto de Nélio não há lugar para tristeza. Um menino octogenário. Entusiasmo, amizade, mas, acima de tudo, muita responsabilidade e liderança. Dá o tom da organização, sem abdicar jamais da brincadeira e da fraternidade.

Em seguida passamos para as mãos do circunspecto e culto Djean. Criatura séria, culta, preparada e amiga, com extraordinárias histórias de vida. Com certeza, Caruaru Espírita deposita em Djean grandes esperanças de continuidade de trabalho e organização.

O programa espírita radiofônico dura apenas 10 minutos. Mas o dinamismo de Nélio transforma esse mínimo tempo em conteúdo e informação dignos dos melhores noticiosos. Uma equipe bem treinada que leva a essência da Doutrina Espírita de maneira agradável e objetiva. Os componentes de uma entidade costumam adquirir a personalidade de seus dirigentes. Caruaru não é exceção. Assim como os líderes são generosos e responsáveis, os frequentadores são interessados e participativos. Em nosso seminário e palestra, despontaram pessoas estudiosas da Doutrina Espírita que tinham “na ponta da língua” a continuidade das propostas expositivas que apresentamos.

Pernambuco está de parabéns. E nós, expositores, quando convidados, temos que envidar todos os esforços para colaborar efetivamente com a continuidade do excelente trabalho desenvolvido pelos Dirigentes Espíritas de Caruaru.
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita