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Estudo Metódico do Pentateuco Kardequiano  Inglês  Espanhol

Ano 5 - N° 212 - 5 de Junho de 2011

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com

Londrina,
Paraná (Brasil)
 

O Livro dos Espíritos

Allan Kardec

(Parte 4)
 

Damos continuidade ao Estudo Metódico do Pentateuco Kardequiano, que focalizará as cinco principais obras da doutrina espírita, na ordem em que foram inicialmente publicadas por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.

As respostas às questões apresentadas, fundamentadas na 76ª edição publicada pela FEB, com base em tradução de Guillon Ribeiro, encontram-se no final do texto abaixo.

Questões para debate

A. Quais são os atributos da Divindade?

B. Os Espíritos superiores podem revelar ao homem aquilo que por meio exclusivamente da Ciência ele não pode aprender?

C. Como o Espiritismo define matéria e espírito?

D. Podemos dizer, com base na Doutrina Espírita, que matéria e espírito são os únicos elementos gerais do Universo?  

Texto para leitura 

36. A matéria é formada de um só elemento primitivo. Os corpos que considerais como corpos simples não são verdadeiros elementos, mas transformações da matéria primitiva. As diversas propriedades da matéria são modificações que as moléculas elementares sofrem, por efeito de sua união, em certas circunstâncias. (L.E., 30 e 31) 

37. As moléculas têm forma determinada, mas o homem não é capaz de apreciá-la. (L.E., 34) 

38. O espaço universal é infinito. Supõe limites para ele: o que haveria além? (L.E., 35) 

39. O vazio absoluto não existe, nada é vazio. O que é vazio para ti está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e aos teus instrumentos. (L.E., 36) 

40. A razão nos diz que o Universo não poderia fazer-se por si mesmo e que, não podendo ser obra do acaso, deve ser obra de Deus. (L.E., 37) 

41. Deus criou o Universo pela sua Vontade. Nada caracteriza melhor essa vontade onipotente do que estas belas palavras do Gênesis: “Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita”. (L.E., 38) 

42. Os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada no espaço. (L.E., 39) 

43. Um mundo completamente formado pode desaparecer e disseminar-se de novo no Espaço a matéria que o compõe, porque Deus renova os mundos, como renova os seres vivos. (L.E., 41) 

44. O tempo que dura a formação dos mundos só Deus o sabe e bem louco seria quem pretendesse sabê-lo. (L.E., 42) 

Respostas às questões propostas 

A. Quais são os atributos da Divindade?  

Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.

É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.

É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.

É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.

É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas. As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.

É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus. (O Livro dos Espíritos, questões 12 a 15.) 

B. Os Espíritos superiores podem revelar ao homem aquilo que por meio exclusivamente da Ciência ele não pode aprender?  

Sim, se o julgar conveniente, Deus pode permitir que eles revelem ao homem o que à Ciência não é dado apreender. É assim que, por meio dessas comunicações, o homem adquire, dentro de certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu futuro. (Obra citada, questões 17 a 20.)

C. Como o Espiritismo define matéria e espírito?  

Segundo o Espiritismo, a matéria existe em estados que ignoramos. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão nos cause aos sentidos; contudo, é sempre matéria. Os Espíritos superiores assim a definem: “A matéria é o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação”. Deste ponto de vista, pode dizer-se que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o espírito. O espírito é o princípio inteligente do Universo. Espírito e matéria são distintos uma do outro; mas a união do espírito com a matéria é necessária para intelectualizar a matéria. (Obra citada, questões 22 a 25.)

D. Podemos dizer, com base na Doutrina Espírita, que matéria e espírito são os únicos elementos gerais do Universo?   

Sim. Dois são os elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito, e acima deles existe Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, mas ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. (Obra citada, questões 27 e 28.)



 


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