WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 209 - 15 de Maio de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Miguel S. (Lisboa, Portugal)
Segunda-feira, 9 de maio de 2011 às 18:30:51

O homossexual é bem aceito no Espiritismo?
alguma maneira para deixar a homossexualidade?
Pergunto isto, porque sou homossexual. Será que a minha família que já partiu sabe que sou homossexual?
Miguel

Resposta do Editor:

O tema citado pelo leitor foi tratado nesta revista em inúmeras oportunidades, adiante enumeradas:
edição 8 - 
http://www.oconsolador.com.br/8/editorial.html
edição 104 -
http://www.oconsolador.com.br/ano3/104/editorial.html
edição 168 -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/168/oespiritismoresponde.html
edição 85   -  http://www.oconsolador.com.br/ano2/85/especial.html
edição 144 -  http://www.oconsolador.com.br/ano3/144/especial.html

Na leitura dos textos referidos o leitor encontrará subsídios suficientes para entender qual é a visão espírita a respeito da homossexualidade.
Sobre a possibilidade de uma pessoa homossexual deixar de sê-lo, há especialistas nesse assunto que entendem que sim, como o leitor pode ver lendo um estudo publicado na edição 15 desta revista, disponível em
http://www.oconsolador.com.br/15/especial.html

 

De: Eloá Moura (Santa Cruz do Sul, RS)
Quarta-feira, 4 de maio de 2011 às 20:36:09

Gostaria de receber a revista Livroluz, para comprar livros espíritas. Sempre a recebia pelo correio mas com o tempo não as recebi mais. Será possível receber novamente porque tenho colegas que querem também comprar livros e não têm acesso na internet?

Abraços.
Eloá 

Resposta do Editor: 

Não temos nenhuma ligação com a revista citada e não sabemos também como orientar a leitora a manter contato com a revista Livroluz.

 

De: Maria Fares (Belém, PA)
Sexta-feira, 6 de maio de 2011 às 12:56:40

Conheço o Espiritismo desde 1988; fiz alguns estudos em centro espírita, mas por questões de viagens a trabalho me afastei do centro, mas sempre procurando ficar em sintonia fazendo a leitura do evangelho, livros e romances espíritas, sempre me informado nos sites espíritas. Sentia, porém, que faltava alguma coisa dentro de mim, que é a prática de algum trabalho assistencial, isso eu bem sei. Por longos anos vinha uma intuição forte de escrever livros, as cenas se formavam na minha mente como estivesse vendo um filme, onde conseguia ver e descrever cada detalhe da cena e os textos sempre com teor mediúnico, mas deixava pra lá achando que era coisa de minha cabeça e depois de cento e algumas páginas não sentia vontade de terminá-lo. Isso já vem acontecendo alguns anos. Acontece que de uns dois meses pra cá estou sentindo uma sensibilidade muito forte em relação a minha mediunidade, com imagens fortes em minha mente e uma audição interior de uma amiga chamada Doroteia, que fala que preciso me concentrar para começar a escrever e para isso tenho que voltar a frequentar um centro espirita para um tratamento espiritual de concentração.
Gostaria de saber: Será que eu estou criando isso na minha mente? Ou a mediunidade pode ter esse caráter racional?
Sei que muitas das vezes confundimos nossos pensamentos com a do nosso mentor ou outros espíritos, e que devemos saber o que é bom e o que é ruim. Mas a irmã Doroteia só me traz pensamentos edificantes e me equilibram espiritualmente, mas exige que eu me reserve e me recolha para essa concentração.
Tenho uma vida agitada de trabalho e família; gostaria de uma orientação espiritual.
Agradeço.

Fiquem com Deus.
Maria  

Resposta do Editor: 

Como já temos dito outras vezes, casos como o exposto pela leitora requerem uma orientação pessoal, que pode ser obtida naturalmente num Centro Espírita de sua própria cidade. A relação dos centros espíritas existentes em Belém pode ser obtida no site da União Espírita Paraense. Ei-lo: http://www.paraespirita.com.br/site/index.php/uniao-espirita-paraense

 

De: José Sérgio Barroso (Bela Vista de Minas, MG)
Sexta-feira, 6 de maio de 2011 às 13:54:51
Olá! Mais uma vez parabéns a todos pela manutenção do alto nível desta revista! Sempre com assuntos e temas de profundo interesse a quem quer conhecer um pouquinho desta maravilhosa janela que se descortina para mim, que é o Espiritismo. Queria tirar duas dúvidas:
1º - Porque às vezes lendo algum livro da doutrina, mesmo estando altamente interessado e descansado, me bate um sono profundo, com bocejos quase que contínuos?

2º - Em determinados momentos de concentração mais profunda, sinto um arrepio na nuca muito forte, que se assemelha a alguém passando alguma coisa nela? Chego a me contorcer com isto.
Abraços a todos!
José Sérgio
 

Resposta do Editor: 

É muito difícil saber, a distância, a origem dos dois fatos citados pelo leitor. No tocante, porém, ao sono que o tem impedido de estudar a doutrina, lembramos o que Raul Teixeira disse numa das questões que compõem o livro Diretrizes de Segurança. Perguntaram-lhe quais as causas do sono de que muitos companheiros se queixam quando participam de uma reunião mediúnica e como evitá-lo. Segundo Raul, as causas podem ser várias. Desde o cansaço físico, quando o indivíduo vem de atividades muito intensas e, ao sentar-se, ao relaxar-se, naturalmente é tomado pelo torpor da sonolência. Também, pode ser causado pela indiferença, pelo desligamento, quando alguém está num lugar, fisicamente, entretanto pensando em outro, desejando não estar onde se acha. Compelido por uma circunstância qualquer, a pessoa se desloca mentalmente. E pode, ainda, ser o sono provocado por entidades espirituais que nos espreitam e que não têm nenhum interesse em nosso aprendizado para o nosso equilíbrio e crescimento.

No fecho de sua resposta, disse Raul: “Por isso recomendamos àqueles que estão cansados fisicamente, que façam um ligeiro repouso antes da reunião, ainda que seja por poucos minutos, para que o organismo possa beneficiar-se do encontro, para que fiquem mais atentos durante o trabalho doutrinário. Levantar-se, borrifar o rosto com água fria, colocar-se em uma posição discreta, sempre que possível ao fundo do salão, em pé, sem encostar-se, a fim de lutar contra o sono. Apelar para a prece, porque sempre que estamos desejosos de participar do trabalho do bem, contamos com a eficiente colaboração dos Espíritos Bondosos. Faze a tua parte que o céu te ajudará”.

Acreditamos que, aplicando essa sugestão ao caso mencionado pelo leitor, poderá este obter bons resultados na tarefa a que se propõe. 

 

De: Élvio Andrade Dias (Laguna, SC)
Sexta-feira, 6 de maio de 2011 às 21:50:21

Planetas de regeneração, existem neles obsessões?
Fraternal abraço!

Élvio 

Resposta do Editor: 

Em um mundo de regeneração, se acreditarmos na descrição feita pelo Espírito de Santo Agostinho, constante do cap. III d´O Evangelho segundo o Espiritismo, não deverão ocorrer casos de obsessões, fenômeno que é inerente aos mundos de provas e expiações e cuja motivação mais frequente, segundo Kardec, é o desejo de vingança.

 

De: Gilberto Maia (São Carlos, SP)
Sábado, 7 de maio de 2011 às 15:29:18

Gostaria de receber informações de reportagens e ou artigos sobre a visão espírita da homossexualidade e bissexualidade.

Abraços fraternos.
Gilberto 

Resposta do Editor: 

O tema citado pelo leitor foi tratado nesta revista em inúmeras oportunidades, adiante enumeradas:
edição 8 - 
http://www.oconsolador.com.br/8/editorial.html
edição 104 -
http://www.oconsolador.com.br/ano3/104/editorial.html
edição 168 -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/168/oespiritismoresponde.html
edição 15 -  http://www.oconsolador.com.br/15/especial.html
edição 85 -  http://www.oconsolador.com.br/ano2/85/especial.html
edição 144 -  http://www.oconsolador.com.br/ano3/144/especial.html

Na leitura dos textos referidos o leitor encontrará subsídios suficientes para compreender qual é a visão espírita a respeito do assunto. 

 

De: Maria Miguelina Borges (Viamão, RS)
Domingo, 8 de maio de 2011 às 21:55:26

Gostaria de saber como faço para assinar a revista O Consolador. Obrigada pela atenção.

Maria 

Resposta do Editor: 

Não há como fazer assinatura desta revista, que não tem formato impresso e circula apenas na internet. Para lê-la é necessário acessar nosso site, o que é possível fazer sem pagamento de nenhuma espécie, sem cadastro e sem senha.

 

De: Raquel Lemos (Goiânia, GO)
Segunda-feira, 9 de maio de 2011 às 14:46:49

Meu marido faleceu em 28/12/2010 e sinto muita falta dele... Nós nos amávamos muito e lutamos muito também para ficarmos juntos (se fosse contar nossa historia, daria um livro rsrsr). Ele se foi muito repentinamente... Não tivemos tempo de nada... nem um olhar de despedida, um abraço, nada... e sinto que precisamos desse finalmente... Isso é possível? Ele pode falar comigo através de sonho ou mesmo da psicografia? Se existe um centro aqui em minha cidade que possa fazer isso por mim, peço que me informem, por favor!

Raquel
  

Resposta do Editor: 

Sim, na esfera do sonho é possível, e mesmo comum, o encontro das almas que se amam. Quanto ao contato por meio de um médium, a possibilidade existe, mas depende de muitos fatores que nem sempre estão à disposição do desencarnado.

 

De: Faculdades Integradas Espírita (Curitiba, PR)
Segunda-feira, 9 de maio às 17:44:13

O curso livre de Parapsicologia das Faculdades Integradas Espírita está realizando uma triagem de interessados em se voluntariar para a pesquisa “Psicomanteum”, que replica um método utilizado desde o Egito Antigo e em diversas escolas místicas com o objetivo de amenizar o processo de luto. O voluntário precisa ter entre 21 e 59 anos e ter perdido uma pessoa querida há pelo menos um ano. Adaptada para a nossa realidade, a pesquisa passou pelo crivo de um comitê de ética. Os voluntários que passarem pelo Psicomanteum serão acompanhados pela equipe de parapsicólogos das FIES. Para deixar o nome na lista de espera, entre em contato pelos telefones (41) 3111-1745 e 3111-1717. 
Para mais informações, favor entrar em contato com: 
Fernanda Foggiato 
Assessora de Imprensa / MTB 6593-PR - (41) 3111-1715 / 3111-1723 
Faculdades Integradas Espírita 
Comunicação Social-Assessoria de Imprensa "Jornalismo" 
Rua Tobias de Macedo Jr., 246 
CEP 82010-340, Curitiba - PR 
Tel.:(041) 3111-1715 / 3111-1723 
www.faculdadeespirita.com.br

Fernanda Foggiato

 

De: Viviane Chaves de Oliveira (Rio das Ostras, RJ)
Segunda-feira, 9 de maio de 2011 às 18:16:03

Boa noite. Procuro um centro de umbanda em Rio das Ostras pra frequentar. Vi que vocês têm sede nesta cidade. Gostaria de saber os dias de consulta e horários. Eu moro em Unamar, Tamois, uma cidade ao lado de Rio das Ostras. 
Agradeço desde já.
Viviane
 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não tem vinculação nenhuma com as instituições umbandistas. Além disso, a sede da revista fica no Estado do Paraná, não no Rio de Janeiro. 

 

De: Damião Cunha (Cantagalo, RJ)
Segunda-feira, 9 de maio de 2011 às 21:11:27

Assunto: Especial 208 - Helen Keller - a vitória do Espírito sobre a matéria
A matéria é simplesmente maravilhosa pela perseverança e exemplo de vida que a Helen nos passa. O anjo da guarda dela estava encarnado como sua professora.

Damião
 

 

De: Ramon Chaves (São Paulo, SP)
Terça-feira, 10 de maio de 2011 às 09:45:21
Assunto: Especial 208 - Helen Keller - a vitória do Espírito sobre a matéria

Texto conta a história de Helen Keller e discute preconceitos comuns.
O texto anexo nos foi enviado por seu autor, que pode ser contatado através do e-mail formigalcd@hotmail.com
Ramon 

Nota do Editor: 

Com a mensagem acima veio um texto de autoria atribuída a Luiz Carlos D. Formiga, o qual tece considerações sobre o caso Helen Keller e fala também sobre o trabalho realizado pela SPLEB, uma instituição espírita voltada para facilitar a vida dos deficientes visuais. Segundo a nota, a SPLEB possui sede própria instalada numa casa de três andares, com Imprensa Braille, biblioteca (aproximadamente 400 títulos em Braille, audioteca etc.) e espaço para ministrar cursos de escrita, de operador de câmera escura, e de línguas como inglês e esperanto. Ela conta com mais de 300 sócios, e tem sua subsistência garantida por meio de doações e da promoção de bazares beneficentes, mantendo-se principalmente graças ao serviço de transcritores voluntários na produção de livros da Doutrina Espírita em Braille para distribuição gratuita, desde 1957, a cegos, bibliotecas e instituições. Eleito "Cego do Ano" em 15 de outubro de 1997, "Dia da Bengala", pela ACIC (Ação Comunitária pela Integração dos Cegos), o professor Marcus Vinícius é mais um exemplo de persistência na superação das limitações geradas a partir da cegueira. Isto parece indicar – conclui a nota – que o deficiente físico não deve ser visto como reencarnação de um ‘malfeitor em outras vidas’, mas, eventualmente, como ‘Espírito redimido, com reservas morais suficientes para suportar duras provas e/ou expiações. 

 

De: Luiz Carlos de Souza (Uberaba, MG)
Quinta-feira, 5 de maio de 2011, às 21:49:37
Boa noite,
Que a paz do Divino Mestre esteja no coração de todos.
Estamos encaminhando em anexo a edição nº 56 (mês de maio/2011) do nosso modesto JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA.
Pedimos que repassem o jornal aos seus amigos e familiares.
Nos envie solicitações para cadastrarmos em nosso banco de e-mail's.
Aproveitamos para também encaminhar o cartaz da REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA da UMEU - União da Mocidade Espírita de Uberaba do dia 28/05/2011, bem como o cartaz do X FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional).
Solicitamos que imprimam os cartazes e os fixem nos centros espíritas e em locais de movimentação de pessoas.
Muito obrigado e que Deus lhe abençoe hoje e sempre.
Saudações fraternais.
Luiz Carlos de Souza
Site: www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba ou www.jornalespiritadeuberaba.com

 

 

De: Meri A. (Canguçu, RS)
Quarta-feira, 11 de maio de 2011 às 08:02:31

Assunto: Especial 208 - Helen Keller - a vitória do Espírito sobre a matéria
Eu aprendi nesta encarnação que só não fazemos o que não queremos, pois a força determina nossa vontade e essa força é Deus que, como fagulha, está latente em nós.

Meri

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita