WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 206 - 24 de Abril de 2011

WELLINGTON BALBO
wellington_balbo@hotmail.com
Bauru, São Paulo (Brasil)
 

Endomarketing no centro espírita


Endomarketing, o nome presente no título do artigo acima, pode soar estranho ao leitor menos familiarizado com os termos aplicados rotineiramente em algumas empresas.

Trata-se, numa explicação sucinta, de ações implantadas dentro da própria empresa visando beneficiar os funcionários. Em outras palavras é o marketing com o foco interno.

A ideia basicamente gira em torno dos dividendos dessas ações: é um ciclo que se inicia na satisfação dos funcionários e deságua no atendimento das necessidades dos clientes externos.

Capacito meu colaborador com um olho em seu crescimento pessoal e outro, naturalmente, no crescimento da empresa. Assim todos ganham.

Exemplo de endomarketing: uma empresa propicia treinamento sobre técnicas de oratória aos seus colaboradores. Outro exemplo: campanha  para despertar a importância da leitura na formação pessoal e crítica do colaborador.

As situações em que o endomarketing pode ser aplicado variam ao infinito obedecendo a criatividade de quem coordena a iniciativa.

Você perguntará: Mas o que o centro espírita tem a ver com o endomarketing?

A resposta é simples. Tudo!

Pode-se perfeitamente aplicar o endomarketing na Casa Espírita visando capacitar e motivar os colaboradores, sejam eles coordenadores de reunião mediúnica, dirigentes, voluntários e demais trabalhadores.

Primeiro passo é identificar as necessidades daquele grupo. Percebeu-se que determinado grupo de reunião mediúnica está derrapando quando o tema é diálogo entre os participantes. Identificada a carência, surge a oportunidade de aplicar o endomarketing, ou seja, as ações destinadas a beneficiar os membros daquela reunião. Pode-se, portanto, organizar um estudo sobre determinado livro que versa sobre a união, diálogo, companheirismo.

Outro exemplo: identificou-se que o centro espírita tem poucos expositores. Novamente utiliza-se o endomarketing como ferramenta para suprir a necessidade da Casa.

Organiza-se, pois, um grupo destinado a formar expositores espíritas.

O endomarketing é perfeitamente aplicável em centros espíritas de todos os tamanhos, desde as casas com grande número de colaboradores até aquelas cujo número de colaboradores é pequeno.

Porém, o melhor da aplicação do endomarketing na Casa Espírita é que os trabalhadores irão crescer sob todos os aspectos, inclusive o espiritual. E não podemos deixar de registrar que a evolução de todos os componentes de uma instituição espírita enseja benefícios gigantescos em prol da divulgação do Espiritismo.

Quanto mais capacitado estiver o trabalhador espírita, mais apto ele estará para receber as pessoas que desembarcam no centro espírita ansiando consolo e esclarecimento.

Vale pensar na ideia do endomarketing para o centro espírita.

Qualificar os trabalhadores trata-se de investimento seguro na divulgação do Espiritismo. Iniciativas simples como a implantação do endomarketing ofertará benefícios a todos, sejam trabalhadores do centro ou freqüentadores, mas que, num futuro próximo, observando os exemplos dos colaboradores, certamente não titubearão em fazer parte da Casa que os recebeu com excelência de qualidade.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita