WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 205 - 17 de Abril de 2011

HUGO ALVARENGA NOVAES
hugo.an@uol.com.br

Santa Rita do Sapucaí, MG (Brasil)

 
Reencarnação - “Quem tem ouvidos, ouça


Sabemos que há diversas passagens que falam direta e indiretamente sobre a pluralidade das existências. Como nos diz C. F. LOEFFLER: “Basta um único corvo branco para provar que nem todos são negros”. Ao espelharmo-nos nessa sentença, achamos que a confirmação das vidas múltiplas pelo Cristo é suficiente para que acreditemos na reencarnação. Assim sendo, no corpo desse texto, citaremos alguns trechos de Suas palavras.

Antes, vejamos o pensamento de Allan Kardec acerca do Sábio dos Sábios. Em seu livro “A Gênese”, cap. XV, item 2, é-nos mostrada a “Superioridade da Natureza de Jesus”. Observemos este escrito adiante:

“... considerando-o apenas um Espírito superior, não podemos deixar de reconhecê-lo um dos de ordem mais elevada e colocado, por suas virtudes, muitíssimo acima da humanidade terrestre. Pelos imensos resultados que produziu, a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios. Mesmo sem supor que ele fosse o próprio Deus, mas unicamente um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens, seria mais do que um profeta, porquanto seria um Messias divino.” (KARDEC, A. A Gênese. FEB, 1995, p. 310).

Visto isso, veremos que não nos cabe duvidar das falas do Amado Rabi.

No célebreSermão da Montanha”, O Sublime Jardineiro orienta-nos a “conciliarmo-nos com nosso adversário enquantotempo, se não seremos levados à prisão e não sairemos de , enquanto não pagarmos até o último ceitil” (Mateus 5,25-26). Ora, em apenas uma vida, nãotempo para que nos reconciliemos com nossos inimigos ou reparemos todos aqueles a quem fizemos mal, ou ainda corrijamos as más ações cometidas. Para tal tarefa, é necessário várias existências, pois reencarnaremos até quitarmos com a Justiça Divina nos mínimos detalhes, nas mínimas coisas.

Em Mateus 11,10, quando Jesus refere-se a João Batista dizendo: “Este é de quem está escrito: Eis eu envio diante da tua face o meu mensageiro...”, o Meigo Messias está confirmando a profecia que está em Malaquias 3,1. E o Cristo fecha a questão dizendo queQuem tem ouvidos, ouça” (Mateus 11,15), ou seja, a reencarnação é verdadeira, acredite quem quiser e puder. Se não houver as vidas múltiplas, como pensam alguns, o “Filho do homem” mentiu e o Pai Maior não enviou Elias. Prefiro acreditar ao contrário. E vocês?

Ainda no primeiro livro do Novo Testamento, mais exatamente em Mateus 17,10-13, deparamo-nos com o Sublime Mestre respondendo claramente a Pedro, Tiago e João, que Elias viera e não tinha sido reconhecido por ninguém. Nesse ponto os discípulos entenderam que quando Jesus fala em Elias, estava querendo dizer João Batista. Aqui, novamente Jesus confirma o vaticínio contido em Malaquias 3,1. Fica tão explícita a reencarnação no Evangelho e consequentemente na Bíblia, que, como diz o ditado popular: “o pior cego é aquele que não quer ver” e “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco” (Mateus 15,14).  Ao recordar-me dessas frases, e da reencarnação, imediatamente me vêm à mente certos líderes religiosos que a negam e ensinam para seus comandados que as vidas sucessivas são coisa do demônio.

Vemos no Evangelho do apóstolo Mateus, capítulo dezoito, no décimo quarto versículo, o Excelso Pegureiro dizer que o Criador não deseja a perdição de nenhum filho seu. Somente através das vidas múltiplas, que os filhos de Deus de todos os tempos, podem se salvar, pois podem reparar o erro cometido em tempos idos, agora em uma nova vida.

Jesus, em um de seus muitos diálogos com Pedro, nos ensina que devemos perdoar sempre (Mateus 18.21-22). Será que o Altíssimo, Soberanamente Justo e Bom que é... perdoar-nos-á e dar-nos-á outra oportunidade através da reencarnação? Ou condenar-nos-á ao inferno e às penas eternas? Tenho certeza de que O Criador escolherá a primeira opção.

O apóstolo João, no terceiro capítulo de seu Evangelho, narra a conversa de Jesus com Nicodemos e no versículo 3 o Meigo Raboni fala que devemos nascer de novo, fato corroborado nos versículos 5 e 6, em que Ele esclarece que nascemos da carne e do espírito e não do alto, como querem alguns. Aqui não resta a menor dúvida de que a reencarnação é uma realidade, a qual, por ser uma lei natural, é aprovada por Jesus.

E em João 9,1-3, o Cristo, ao responder que “o cego de nascençanão havia pecado em uma vida anterior, confirma inapelavelmente a reencarnação.

Sendo que somos Espíritos imortais, estando num momento encarnados e noutro, desencarnados e embora a existência das vidas múltiplas fique mais do que evidenciada e provada, há ainda os que por puro dogmatismo combatem veementemente a palingenesia. Contudo, sabemos que existem leis no universo que não precisam  da nossa aprovação para acontecerem. E a reencarnação é uma delas. É certo que temos ouvidos para ouvir e reconhecemos que em apenas uma vida não é possível resgatar todos os erros. Vale perceber, que Jesus não desmentiu o pensamento de seus discípulos, de que uma pessoa pudesse voltar. Ora, sendo O Cristo quem é, ou seja, O Governador Espiritual de Nosso Planeta e possuindo uma autoridade inquestionável, em hipótese alguma é prudente nós irmos contra Seus Dizeres. Portanto, se O Sublime Mestre disse que para sairmos da prisão, teremos que pagar até o último ceitil, que nenhum dos Filhos do Pai se perderá, que Elias está vivendo no corpo de João Batista, que é preciso nascer de novo para ver o Reino de Deus ou afirma a vida passada de um mendigo, dado a nossa insignificância perante a grandiosidade Do Inexcedível Nazareno, pensamos: “quem somos nós para desmentir isso”? Mas, como diz o adágio popular: “cada um é cada um e cada qual é cada qual”.

Achamos que a palavra de Jesus supera a de qualquer um. E você?


Observação
:

Não queremos convencer ninguém de nada. Escrevemos este texto, unicamente com a intenção de esclarecer aqueles que ainda não conhecem o verdadeiro significado das palavras de Jesus sobre as múltiplas existências. Mesmo porque acreditamos que cada um de nós tem um tempo certo para se conscientizar de determinada ideia; seja nessa vida ou nas próximas. Aos que possuem uma crença e têm certeza de sua convicção nesta, dizemos que o supracitado texto não é para estes. Conforme diz o título: “Quem tem ouvidos, ouça” (Mateus 11,15).




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita