WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 205 - 17 de Abril de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Marcelo Henrique (Florianópolis, SC)
Sábado, 9 de abril de 2011 às 11:33

Caríssimo Astolfo,
Ainda que distante de você e do belíssimo trabalho que coordena (“O Consolador”), me considero como integrante da “família” e não posso deixar passar em branco a feliz oportunidade de parabenizá-lo pela lucidez em publicar a entrevista com Arnaldo e o texto (primeira parte) de Luciano.
Ante tanta “crendice” e “fantasia” de pseudo-médiuns ou pseudo-espíritas (respeitando-se, é claro, o “direito de expressão” de cada um), é maravilhoso estar diante da verdade, sem orgulhos/vaidades, bem ao estilo da personalidade do inesquecível Chico.
Felicidades e longa vida ao “Consolador”.
Abraço grande,
Marcelo Henrique / ABRADE

 

De: Christina Nunes (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 12 de abril de 2011 às 09:54
Prezado Astolfo e amigos de O Consolador.
Confraternizo e celebro com todos vocês o aniversário deste importante instrumento de divulgação da Doutrina Espírita, como sempre agradecendo a oportunidade que me foi oferecida de colaborar como colunista e correspondente nesta atividade que a tantos, quanto a mim mesma, beneficia, através do esclarecimento dos ensinamentos dos Espíritos a respeito dos detalhes da existência do Mundo Maior!
Grande abraço, estimando longa vida à Revista, e à grata convivência entre todos nós, colaboradores e leitores!
Christina Nunes

 

De: Roselia M. (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 10 de abril de 2011 às 07:12:44

Parabéns a todos que fazem O Consolador, que Jesus continue amparando a todos.
Abraço a todos!

Roselia

 

De: Edineide Lima (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 10 de abril de 2011 às 09:33:20

Gostaria de receber informações sobre eventos.

Obrigada desde já.

Edineide

Resposta do Editor: 

Esta revista não tem por hábito enviar mensagens aos leitores, salvo para, a cada semana, divulgar os destaques da edição que está sendo colocada na rede mundial de computadores. Essa comunicação é enviada aos nossos leitores geralmente no sábado, o que permite aos interessados o acompanhamento dos eventos nela anunciados. 

 

De: Wilton T. (Guarulhos, SP)
Sábado, 9 de abril de 2011 às 21:35:03

Prezados confrades,
Tenho algumas dúvidas a respeito do Espiritismo frente as outras grandes religiões do planeta.
Há hierarquia no plano espiritual em relação às religiões do planeta? Por exemplo, haveria do ponto de vista do Espiritismo supremacia do cristianismo sobre o hinduísmo ou o budismo? Muitas das grandes religiões apresentam líderes espirituais como Buda, Confúcio e Krishna. Nesses casos, Jesus estaria em que posição frente a essas entidades?
Obrigado,
Wilton
 

Resposta do Editor: 

Estudando as origens do politeísmo e do paganismo, Emmanuel afirmou em seu livro A Caminho da Luz que a gênese de todas as religiões da Humanidade teve origem no coração augusto e misericordioso do Cristo, em face, evidentemente, de ser ele o diretor espiritual do orbe terrestre. Para tanto, de tempos em tempos, ele envia mensageiros à Terra para ensinar e difundir as verdades evangélicas, que são recepcionadas e interpretadas segundo o nível evolutivo de cada época. Nesse sentido, Buda, Confúcio e Krishna teriam sido alguns desses mensageiros citados por Emmanuel.

A referência a Jesus como diretor espiritual do planeta encontramos também na obra de Léon Denis. Quanto a Kardec, não podemos ignorar o que nos ensina a questão 625 d´O Livro dos Espíritos, que nos apresenta Jesus como guia e modelo para a Humanidade. Sobre ele, em nota posta logo em seguida, Kardec escreveu: “Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava”.

Com referência à supremacia dessa ou daquela religião, lembremos que, segundo o pensamento de Kardec, a melhor religião é aquela que consegue realmente concretizar o seu propósito, que é tornar o homem uma pessoa de bem e, com isso, mais próxima de nosso Pai que nos criou. 

 

De: Marcelo de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 9 de abril de 2011 às 16:03:29

Assunto: Especial 197 - Os efeitos do ecletismo e da heterodoxia no...
Excelente postagem de nosso caro Artur Felipe Azevedo, autor da também excelente obra Ramatis - Sábio?! Ou Pseudo-Sábio?!
Parabéns a todos de O Consolador pela manutenção deste espaço virtual de CRITICIDADE ESPÍRITA.
Marcelo / ADE RJ
 

 

De: Lena Rodrigues dos Santos (Manaus, AM)
Sexta-feira, 8 de abril de 2011 às 22:37:36

Como o Espiritismo vê esse massacre na escola de Realengo no Rio de Janeiro? Não consigo entender: ele passou por isso também?
Lena
 

Resposta do Editor: 

Vista de longe, sem conhecer os pormenores do caso, é difícil entender as causas da chacina que vitimou 12 crianças em Realengo, fato que é objeto do editorial desta semana, que a leitora pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano5/205/editorial.html 

 

De: Sady João Appollo (Porto Alegre, RS)
Sexta-feira, 8 de abril de 2011 às 14:03:42

Participei da XIII Conferência Estadual Espírita realizada no Paraná.
Solicito informação para aquisição de alguns DVDs do evento.

Sady
 

Resposta do Editor: 

O leitor pode obter a informação desejada acessando o site da Federação Espírita do Paraná, que promoveu a Conferência Estadual Espírita. Eis o website: http://www.feparana.com.br/ 

 

De: Aparecida Geraldo (Franca, SP)
Sexta-feira, 8 de abril de 2011 às 12:08:58
Gostaria de saber se tem algum livro onde se diz o porquê dos filhos serem nossos, ou seja, se é por acaso, se eles escolheram voltar... Fico olhando minha filha e sinto que ela já me conhece e é como se eu tivesse que consertar alguma coisa que fiz para ela no passado...

Por favor, me ajudem.
Aparecida

Resposta do Editor: 

Há inúmeras obras que tratam do assunto. Sugerimos, porém, à leitora os livros Vida e Sexo, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, e Nossos Filhos são Espíritos, de Hermínio C. Miranda. Ambos constam da biblioteca virtual desta revista. Para lê-los e eventualmente baixá-los, eis o linkhttp://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/diversosautores.html 

 

De: Cláudio Luis (Florianópolis, SC)
Quinta-feira, 7 de abril de 2011 às 12:58:16

Caros irmãos, meus votos de muita paz.
Vocês têm alguma referência, sabem me dizer da aceitação no movimento espírita da obra Médiuns, psicografia de João Nunes Maia, ditada pelo espírito Miramez?
Obrigado.

Cláudio
 

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento de nenhuma crítica, nem positiva nem negativa, a respeito da obra citada.

 

De: Sergio Luiz Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 6 de abril de 2011 às 19:08

Olá, irmãs e irmãos queridos deste belo e imenso Brasil. Espero que todos estejam bem. 

  1. Nosso blog Opinião Espírita – http://sergioluizespirita.blogspot.com/ – aborda hoje um tema dos mais importantes para nós espíritas-cristãos: o perispírito. 
  2. É muito importante que o conheçamos um pouco mais. Ele é o veiculo que faz a ligação entre Espírito e matéria, entre matéria e Espírito, servindo para exteriorizar nossos pensamentos, bem como possibilitando que sintamos a ação da matéria.
  3. Então estamos postando no blog (clic http://sergioluizespirita.blogspot.com) um slide muito instrutivo (dos irmãos do Seara do Mestre, incluindo imagens de Carlos Parchen, montagem de Celso Brutes).
  4. O slide se baseia nas obras de Kardec e André Luiz/Chico Xavier.
  5. O breve estudo mostra como nossos pensamentos (até os menores) atravessam todas as nossas células e ficam registrados no perispírito, que poderá ser sempre renovado pela mudança de atitude mental. Fala ainda da absorção dos fluidos orgânicos e químicos pelo perispírito (por isso a precaução alimentar para os médiuns, inclusive os que ministram o passe). Mostra alguns mecanismos da mediunidade, e aborda brevemente a condição dos ovóides. Vela a pena conferir no blog.

 Sergio

 

De: Ângela Boss (Itapema, SC)
Quarta-feira, 6 de abril de 2011 às 16:34:45
Nossos corpos perispirituais possuem os órgãos internos correspondentes ao corpo físico?

Ângela 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pela leitora é o assunto tratado nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/205/oespiritismoresponde.html 

 

De: Simone V. (Rio Grande, RS)
Quarta-feira, 6 de abril de 2011 às 11:15:37

Olá, tenho a seguinte dúvida: em uma reunião de desenvolvimento mediúnico kardecista é normal ou aceitável a manifestação, através de um médium, de uma entidade que se diz um caboclo, o qual se manifesta como se entrasse no corpo do médium, dá passes e conselhos para os participantes da mesa?
Simone 

Resposta do Editor: 

Pode ser que, em havendo necessidade, o comunicante desencarnado venha a incorporar-se em um médium e, além da mensagem transmitida, ministrar passes. O fato não é algo comum, mas também não constitui nenhum absurdo. Com relação à identidade do Espírito que se comunica, não deve haver restrição nenhuma ao fato de ele se apresentar como índio, caboclo ou preto-velho. O que devemos evitar nas sessões mediúnicas realizadas em Casas Espíritas que seguem as obras kardequianas é a introdução de práticas, rituais ou costumes próprios de outros segmentos religiosos, como, por exemplo, o uso do fumo ou do álcool.

 

De: José Roberto Marques Naves (Santos, SP)
Domingo, 10 de abril de 2011 às 16:30:08

Em Londres consigo encontrar Centro Espírita?
Se possível, forneça-me endereços.
Obrigado.

José Roberto 

Resposta do Editor: 

Há, sim, na Inglaterra inúmeros grupos espíritas. Nossa companheira Elsa Rossi, de Londres, já manteve contato com o leitor.

 

De: Adriano Grassi (Jaú, SP)
Domingo, 10 de abril de 2011 às 23:40:20

Tenho uma pergunta que vem me incomodando muito: estou frequentando um centro espírita que vive tentando me convencer de que não podemos auxiliar nenhum Espírito necessitado, pois só podemos fazer isso com hora, dia e local anteriormente marcados.
Para meu entendimento, isso é falta de caridade com nosso irmão mais necessitado. Mas o problema para mim é que ficam batendo o martelo no mesmo prego, que é: auxiliar Espíritos é só aqui nesta casa; em outro lugar, nem pensar! Como se a proteção espiritual fosse física e só presente no centro espírita. Isso para mim é a mesma coisa que a Igreja fazia e ainda faz, que é rezar só na Igreja.

É sempre muito conveniente para as religiões comercializadas terem seus adeptos restritos, seja na oração como é o caso da Igreja, seja no auxílio ao próximo. Eu nunca ouvi falar que Jesus marcava horário para atender os necessitados, aliás nem o Chico, não que eu queira me igualar, isso nem pensar, mas os bons exemplos estão aí para serem seguidos, não é?

Entendo que grupos fechados que nunca estudam seria um problema, mas um grupo sério e estudioso que auxilia o próximo, seja no centro espírita seja no viaduto, não vejo problema algum. Aliás não acredito que a pessoa seja portadora de mediunidade só para usá-la uma vez por semana durante a reunião no centro espírita. Parece-me uma perda de precioso tempo no trabalho de caridade.
Outra coisa que também não entendo é quando outros chamam nossos irmãos mais necessitados de "dragões". Isso me parece também falta de caridade e um distanciamento ilusório de nós e eles que também são filhos de Deus. Quando verbalizo meus entendimentos, outros sempre insistem que eu mude de opinião, mas isso para mim ainda não é possível, pois meu entendimento é outro. Mesmo que errado, é o meu entendimento que me serve para o momento evolutivo em que me encontro presentemente.
Então, que faço? Não verbalizo mais minhas opiniões próprias? Já que não aceitam que eu pense um pouco diferente deles, onde está aí a caridade?
Muito obrigado por qualquer esclarecimento que vocês podem dar às minhas muitas dúvidas.
Adriano

Resposta do Editor:

Faltam na mensagem acima informações pormenorizadas sobre o que o leitor entende como auxiliar Espíritos “fora do Centro”. Se ele se refere à realização de sessões mediúnicas, é evidente que o local apropriado é a Casa Espírita ou um recinto, como existe em alguns hospitais, a isso especialmente destinado. Por outro lado, quem é médium sabe que sua responsabilidade não se encerra com o final da reunião mediúnica. Devemos viver e respirar a doutrina 24 horas por dia. É também lamentável utilizar o vocábulo “dragões” na referência aos nossos irmãos desencarnados. Trata-se de algo inusitado e que raramente temos visto na prática espírita dos variados locais por onde andamos. Se o Espírito assedia, perturba, obsidia alguém, sabemos que ele – tanto quanto sua vítima – precisa de ajuda e tratamento, algo que André Luiz focaliza com rara felicidade em seu livro Desobsessão, obra publicada pela FEB.

 

De: Rosilene Maria dos Santos (Paulista, PE)
Segunda-feira, 11 de abril de 2011 às 19:34:38

Assunto: Especial 204 - Chico Xavier foi Ruth-Céline Japhet (Parte 1)
Maravilhoso este artigo. Muito importante para acabar definitivamente com a ideia que Marlene Nobre e Carlos Baccelli tentaram infiltrar no Movimento Espírita. Chico Xavier não precisa disso, ele já é grande, pelo que fez em prol da Divulgação do Espiritismo, consolidando a Mediunidade em parâmetros belíssimos.

Rosilene

 

De: A.C. (Rio Verde de Mato Grosso, MS)
Terça-feira, 12 de abril de 2011 às 16:09:38

Meu pai acabou de me falar do seu site. Estou em uma fase de depressão, só choro e às vezes tenho vontade que Deus me leve daqui, porque não consigo alcançar aquilo que mais desejo que é ter minha própria família, alguém que me ame, cuide de mim, enfim. Sempre quando oro fico mais calma; sei que os Espíritos de luz é que me ajudam; sinto isso. Mas me encontro perdida, totalmente perdida.

A.C.
 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome da leitora. Casos como o exposto são muito comuns hoje em dia e requerem tratamento médico e espiritual, além do necessário apoio psicológico. Leitura de obras saudáveis, o conhecimento espírita, os passes, o Evangelho no lar, o cultivo da oração e o trabalho no bem são recursos extraordinários que não podem ser desprezados. Há fatos em nossa existência cuja origem só saberemos depois de nosso retorno à vida espiritual. Mas existe algo que o Espiritismo nos ensina e que jamais deveríamos esquecer: as provas e as dificuldades da vida não vêm para nos abater, mas sim para serem vencidas. Cada etapa no mundo em que vivemos é um período de tempo muito curto em face da eternidade que nos espera. Não podemos perder a esperança, a confiança, a fé em Deus, que é nosso Pai e deseja sempre o melhor para cada um de seus filhos. Lembremos, por fim, estas confortadoras palavras de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus, 11:28-30.)

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita