WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 203 - 3 de Abril de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Paula Perez (Londres, Inglaterra)
Quarta-feira, 30 de março de 2011 às 18:14:05

Boa noite. Gostaria de me aprofundar no estudo do Espiritismo. Já li vários livros da Zíbia Gasparetto e outros autores. O Evangelho segundo o Espiritismo me fascinou. Gostaria de poder tirar muitas dúvidas que tenho. Gostaria também de poder frequentar um centro, mas não conheço nenhum. Se puderem me ajudar eu agradeço desde já.

Obrigada.

Paula 

Resposta do Editor: 

Nossa companheira Elsa Rossi, presidente da instituição que coordena o movimento espírita na Inglaterra, entrará em contato com a leitora.

 

De: Kédima Silva (Barcelona, Espanha)
Terça-feira, 29 de março de 2011 às 17:24:25

Moro em Barcelona há 4 anos, e me passaram coisas que me fizeram voltar a buscar ajuda através do Espiritismo, no qual me encontro muito melhor. Estou estudando, lendo muito a fim de ser uma pessoa que faça o bem a cada dia. Tenho uma dúvida a respeito dos vícios: uma pessoa que fuma 1 cigarro que seja de marihuana, sabendo que isso danifica o perispírito, é inconsequente? Estou tentando no meu dia-a-dia estar presente com Deus; faço o Evangelho em casa, mas ainda tenho medo, porque um dia em casa, sentada no sofá com meus amigos, baixou um espírito em uma amiga, que agora mesmo está fazendo um tratamento espiritual no Brasil, mas tenho medo que me passe o mesmo. Sei que isso é falta de informação, estou lendo, busco ajuda...

Que Deus esteja com vosotros, que os espíritos de luz possam nos acompanhar. Aguardo uma resposta... Frequento um centro espírita aqui em Barcelona, muito pequeno, mas acredito que entre todos podemos fazer dele uma coisa muito especial...
Obrigada.
Kédima


Resposta do Editor: 

A leitora trata, em verdade, de dois assuntos. Sobre os vícios, é evidente que quem usa drogas, inclusive o tabaco e o álcool, sabe que poderá, com isso, estar encurtando seus dias na presente existência, e as consequências disso não serão agradáveis. Sobre o segundo assunto, é preciso estudar mais para entender que o fato de uma amiga ficar mediunizada não significa que isso ocorrerá conosco. A leitura d´O Livro dos Espíritos e d´O Livro dos Médiuns é essencial para se formar uma base a partir da qual a pessoa poderá fazer outras leituras pertinentes à doutrina espírita.

 

De: Jussara Lourenço (Toronto, Canadá)
Terça-feira, 29 de março de 2011 às 02:29:42

Assunto: O Espiritismo Responde
As explicações dadas às dúvidas apresentadas prescindem de clareza e definições. Para sustentar sua opinião, o autor usou trechos de obras que estão explicando ou aludem a fatos relativos à reprodução de espíritos. Nas obras de Carlos Baccelli, o Dr. Inácio trata da reencarnação dos espíritos em dimensões intermediárias, o que é um conceito totalmente diferente do apresentado por Kardec e André Luiz.
Como espírita, fico triste em ver o afã que muitos têm em desacreditar o novo, ao invés de seguir os passos de Kardec e aplicar o método do controle universal do ensino dos espíritos. Isto é, enviar a questão ao maior número de médiuns espalhados pelo mundo, ver o que eles respondem e compilar os resultados. Com certeza, o resultado nos daria mais segurança ao responder assuntos desse quilate. 
O fato de André Luiz não ter mencionado a reencarnação de seres humanos em dimensões espirituais mais densas, não quer dizer que ela não exista. Será que há mais de 50 anos, quiçá 60, estaríamos preparados para entender isso?
Quanto à questão de gênero, realmente os espíritos não têm sexo, mas enquanto estamos habitando o orbe terrestre em dimensões densas, nossos perispíritos, apesar de serem maleáveis, apresentam as formações genitais. Se isso não acontecesse, o livro Sexo e Obsessão , de Divaldo Franco/Manoel Philomeno de Miranda, seria pura ficção.
Tomar todas as referências citadas pelo autor como verdades absolutas é um primeiro passo para se dogmatizar os ensinos dos espíritos. E isso é o que Kardec menos queria.
Que o nosso Mestre Jesus possa nos iluminar e nos encorajar a usarmos nossa capacidade racional e intelectual na direção de aprofundarmos os ensinamentos deixados pelos espíritos através de Kardec.
Abraço fraterno.

Jussara

Resposta do Editor: 

A leitora admite na mensagem acima que a informação sobre reencarnação de Espíritos “é um conceito totalmente diferente do apresentado por Kardec e André Luiz”. E é, de fato, como mostraram as citações de textos escritos por Kardec e André Luiz constantes da seção O Espiritismo responde da edição passada.

Trata-se, no entanto, de uma tolice, que ninguém, desde Swedenborg, passando por Arthur Findlay, Conan Doyle, Ernesto Bozzano, Cairbar Schutel e tantos outros que descreveram a vida no plano espiritual, mencionou. 

Admitindo, só para argumentar, que tal informação fosse verdadeira, estaríamos diante de uma comunicação singular, ainda não confirmada pelo consenso universal, visto que ninguém – antes ou depois de Kardec – jamais escreveu algo a respeito.

Diante de uma informação singular, a postura dos estudiosos espíritas deve, conforme proposto por Kardec, ser de expectativa, aguardando-se o concurso do tempo para que a ideia possa receber ou não a necessária confirmação.

O Espiritismo não é apenas uma crença, uma religião ou uma filosofia; é, sobretudo, uma ciência e, como tal, tem seu método próprio, método esse que Kardec adotou e que permitiu ao Espiritismo caminhar ao longo de 150 anos sem jamais ser desmentido, apesar do avanço científico vertiginoso que se verificou de lá até estes dias. Voltaremos a este assunto na seção O Espiritismo responde da próxima semana.

Quanto ao tema gravidez perispiritual, citado pela leitora, recomendamos-lhe a leitura do texto escrito por Paulo Neto, publicado na edição 84 desta revista, o qual pode ser visto clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/84/especial.html

 

De: Jorge da Silva Lima (Vila Nova de Gaia, Portugal)
Sábado, 26 de março de 2011 às 13:00:54

Assunto: O Espiritismo Responde
Meus amigos:

Se bem entendo sobre gerar filhos no mundo espiritual, temos duas correntes: Inácio Ferreira a favor, e em Kardec e André Luiz nada nos diz que realmente seja assim. Então a partir da próxima "morada" logo a seguir à Terra, não havendo corpo, a evolução é para purificação do perispírito? E assim será até à última "morada" quando o perispírito apresentar a cor do rubi? Saudações fraternais.
Jorge 

Resposta do Editor: 

Já respondemos diretamente ao leitor. As reencarnações realizam-se nos mundos materiais e é por meio delas que se efetua o progresso. Não existe reencarnação no mundo espiritual. A evolução espiritual alcançada ao longo das reencarnações torna o perispírito mais sutil, menos denso, como vários autores explicam de forma detalhada. Quando um Espírito deve mudar de planeta, ele reveste um novo perispírito, e isso com a rapidez do relâmpago, conforme já vimos na edição anterior.

Um único reparo fazemos no conteúdo da mensagem acima: Não existem duas correntes. Existe o que é ensinado pela doutrina espírita e há um único autor que, sem nenhum embasamento teórico ou científico, veicula ideias contrárias ao que a doutrina ensina.

É sempre bom lembrar a frase de Herculano Pires contida no seu livro A Pedra e o Joio: Em matéria de Espiritismo a pedra de toque é a obra de Kardec. E não ignoremos também o célebre conselho dado por Emmanuel a Chico Xavier no início de sua tarefa missionária. "Fique com Jesus e Kardec", recomendou-lhe o conhecido mentor do maior médium que já militou no movimento espírita, com o que foi dada a ele uma orientação que todos os médiuns deveriam observar, fato que, infelizmente, não se vê em muitos autores que veiculam tolices como essa que só nos consomem tempo. 

 

De: Eduardo Martinez (São Borja, RS)
Quarta-feira, 23 de março de 2011 às 17:20:36

O espírito, desde seu nascimento como princípio inteligente, tem um longo caminho a percorrer. A teoria ele pode aprender na espiritualidade. Mas a prática do livre-arbítrio, só no laboratório da existência física temporária e no esquecimento de sua condição espiritual. Do contrário, onde haveria o mérito e a responsabilidade por suas escolhas, acertos e desacertos? Ele deve brilhar com luz própria, que é sua forma de refletir Deus. Mesmo que em uma encarnação primária o espírito só tenha praticado o bem, não significa que tenha atingido o ápice de sua jornada. Como um alpinista que nos primeiros metros de escalada, em função da geografia facilitada do terreno, conseguisse a "façanha" de andar só para cima, sem escorregar, cair, levantar ou andar de lado em busca de melhor trilha para recomeçar a subir. Em qualquer caso, faltariam todas as outras etapas evolutivas para vencer, metros, quilômetros, anos-luz, enfim. Além disso, não se trata apenas de uma escalada solitária. O melhor "alpinista" não é o que chega lá em cima antes, mas o que não chega sozinho, que espera e apoia os membros do seu e de outros grupos que encontrar pelo caminho. Portanto, acreditar nessa ideia é humanizar o divino, ou pior, é animalizar o humano e confundi-lo com o divino antes da hora. Por fim, o espírito não deve evoluir apenas moralmente, ele precisa chegar ao cume da montanha das vidas sucessivas sendo também capaz de compreender e descrever a paisagem interna e externa sua e de tudo o que viu e viveu em cada etapa de sua trajetória. Ou seja, não é possível ler um livro inteiro passando os olhos pelo prefácio.

Eduardo

 

De: Marcus Braga (Guará II, DF)
Quinta-feira, 24 de março de 2011 às 05:16:16
Prezados, aproveito a oportunidade para divulgar a página no site "Palco MP3" de nosso amigo Allan Filho. Música espírita da melhor qualidade!
Ei-la: http://palcomp3.com/allanfilho/#
Abraços,
Marcus Braga 

 

De: Eloir Lopes Feijó (Niterói, RJ)
Sexta-feira, 25 de março de 2011 às 19:21:07

Gostaria de receber alguma orientação sobre a Providência Divina. 
Eloir 

Resposta do Editor: 

Na edição 13 desta revista foi publicado um texto interessante sobre a Providência Divina. Clicando neste link http://www.oconsolador.com.br/13/esde.html, o leitor poderá vê-lo.

 

De: Maria Helena Pioto (São Paulo, SP)
Sábado, 26 de março de 2011 às 10:01:48

Assunto: O Espiritismo Responde
Os espíritos não têm sexo. Mas se comunicam conosco como homem ou mulher, inclusive assim vivem nas colônias. Desculpe, não entendi.

Maria Helena 

Resposta do Editor: 

A resposta à dúvida levantada pela leitora está sendo respondida nesta mesma edição, na seção O Espiritismo responde. Para lê-la basta clicar no seguinte link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/203/oespiritismoresponde.html 

 

De: Paulo da Silva Neto Sobrinho (Belo Horizonte, MG)
Data: Sábado, 26 de março de 2011 às 11:12:42

Assunto: O Espiritismo Responde
Caro Astolfo Olegário.
É exatamente isso, as polêmicas que se fazem em torno do assunto acontecem por falta de pesquisa profunda.
Abraços.

Paulo
  

 

De: Airton Azevedo (Caxias do Sul, RS)
Domingo, 27 de março de 2011 às 15:22:39

Assunto: Especial 201 - Ensaio sobre a Morte (Parte 2)
O artigo é uma explanação que, não sei por quê, não me traz muita segurança. Acho que algumas palavras são colocadas como se fossem atiradas no texto. Não senti muita confiança no escritor.

Airton

 

De: Roseli Pietro (Taquaritinga, SP)
Domingo, 27 de março de 2011 às 21:51:36

Assunto: Especial 201 - Ensaio sobre a Morte (Parte 2)
Como é o último suspiro? A pessoa sofre muito? Tem muita dor? ou a morte é simplesmente um dormir e acordar no mundo espiritual?

Roseli 

Resposta do Editor: 

As dúvidas da leitora podem ser sanadas com a leitura do texto intitulado Perturbação espiritual depois da morte, que pode ser visto clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/76/esde.html

 

De: Fabiana Kely de Oliveira (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 28 de março de 2011 às 14:26:04

Perdi uma pessoa muito especial na minha vida: meu avô, meu paizinho querido. Ele morreu no dia 26/03/2011 e a dor é enorme. Gostaria muito de conseguir uma mensagem psicografada dele, pois só assim vou ter paz, saber que ele está bem. Gostaria de receber uma resposta de vocês, o sofrimento é enorme, só Deus para me dar forças.

Fabiana 

Resposta do Editor: 

O desejo da leitora é compreensível, mas é, obviamente, muito cedo para se obter contato por via mediúnica com o ente que desencarnou. Além disso, como temos dito em várias oportunidades, a iniciativa do contato é sempre do Espírito, que tem, ainda, de obter autorização para manifestar-se e o concurso de um médium adequado. Podemos, contudo, manter contato com nossos entes queridos na esfera do sonho, quando nosso corpo adormece. Com a ajuda dos seus protetores espirituais, a leitora conseguirá, no tempo certo, realizar esse encontro, que é mais comum do que se pensa. Até esse momento, a oração em favor do falecido será extremamente benéfica para ele e para os que ficaram em nosso plano.

 

De: Luis Fontes (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 28 de março de 2011 às 22:05:04

Assunto: Especial 181 - Tudo é obsessão – Parte 1
Sou teu aluno, caro mestre.

Luis

 

De: Rosane Carvalho (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 29 de março de 2011 às 07:59:46

Olá, queridos irmãos, tenho uma dúvida: mandei uma carta ao Templo Espírita Tupyara há mais de 2 semanas e não obtive resposta. Não sei se mandei para o CEP correto: 20710-900, pois existe divergência nos endereços na internet.

Obrigada, fiquem na luz do senhor.
Rosane 

Resposta do Editor: 

Eis o endereço do Centro Espírita Tupyara: Rua Luiz Bezerra, 116 – Engenho Novo - CEP 20710-160 - fone (21) 2581-3399 - Rio de Janeiro (RJ).

 

De: Luiz Carlos (Corinto, MG)
Terça-feira, 29 de março de 2011 às 13:51:03

Participo do Grupo Espírita Allan Kardec e gostaria de estar recebendo o conteúdo da palestra de Edson Ronque, "Amor e Egoísmo", marcada para o dia 4, sexta feira, no Centro Espírita Nosso Lar.
Antecipadamente agradeço.
Abraços fraternos, 
Luizinho 
 

Resposta do Editor: 

Não temos, infelizmente, acesso à palestra citada.

 

De: Marcelo Fernandes da Costa (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 28 de março de 2011 às 06:13

Prezados. Peço a gentileza de divulgar em vossa página os links referentes ao nosso curta-metragem espírita, intitulado portas e o nosso website.
http://vimeo.com/14680877
http://nucleodeartefilosofiaecienciaespirita.blogspot.com/2011/03/o-espiritismo-filosofico.html
Grato
Marcelo F. Costa

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita