WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 4 - N° 198 - 27 de Fevereiro de 2011
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Problemas de saúde afetam dirigentes da Associação Universal de Esperanto 

Após o impacto causado pela notícia do fim dos programas em língua internacional da Rádio Polônia, a Associação Universal de Esperanto se vê às voltas com novas dificuldades. Segundo nota publicada no site da revista El Popola Ĉinio, dois dirigentes da entidade vêm enfrentando problemas de saúde. O presidente, o professor indiano Probal Daŝgupta, e o diretor-geral Osmo Büller, encontram-se hospitalizados. A matéria, no entanto, não dá pormenores do estado em que ambos se encontram. Apenas diz que Dasgupta está sendo substituído pela vice-presidente, a francesa Claude Nourmont. 

Novos planos para o movimento esperantista chinês 

Aproximadamente 30 pessoas compareceram à reunião da Associação Esperantista de Pequim (foto abaixo). O encontro, realizado no dia 13 de fevereiro, em um restaurante da capital chinesa, foi marcado por um clima de cordialidade. Entre os assuntos discutidos estavam o incremento da divulgação do idioma e o plano de ação da entidade para o quinquênio 2011-2016. 

Húngaros publicam calendário de eventos esperantistas na internet 

A agência noticiosa Eventoj mantém, na internet, o calendário internacional de atividades ligadas ao esperanto. A página, em funcionamento desde 1995, apresenta informações de todos os países onde há iniciativas públicas em prol da língua auxiliar neutra. Os internautas podem enviar notas, a fim de enriquecer a agenda. O calendário encontra-se no endereço www.eventoj.hu.

Cooperativa Cultural dos Esperantistas lança CD em homenagem a Ismael Gomes Braga 

A diretoria da Cooperativa Cultural dos Esperantistas comercializa o CD Ismael Gomes Braga – Pioneiro do Esperanto no Brasil. O disco contém duas palestras proferidas pelo próprio Ismael Gomes Braga, no ano de 1958. Como faixa-bônus, há uma entrevista com Jorge Hess, um dos grandes vultos do esperantismo na Argentina. Segundo o presidente da entidade, Givanildo Costa, trata-se do único registro conhecido da voz de Ismael Gomes Braga. 

Mais de 140 mil artigos põem o esperanto em destaque na Wikipédia

Dez anos após o surgimento da enciclopédia virtual Wikipédia, o esperanto vem ocupando lugar de destaque no site. Segundo dados recentes, já existem mais de 140 mil artigos escritos na língua internacional neutra. Para tanto foram empregadas mais de 30 milhões de palavras, o que equivale a uma enciclopédia tradicional de papel. Fontes ligadas ao portal dão conta de que, a cada hora, há aproximadamente 15 mil visitas de todo o mundo. Fixou-se para o dia cinco de setembro a quebra da barreira dos 150 mil artigos publicados em esperanto. 

Gigantes da informática envolvem o esperanto em disputa de mercado

O site Google foi acusado de apoiar o esperanto. A afirmação foi veiculada em um panfleto publicado no dia 11 de janeiro, por fontes ligadas à Microsoft. O autor da acusação é Tim Sneath, promotor de produtos e serviços da empresa criada por Bill Gates. O folheto é ilustrado com a bandeira da língua internacional neutra. Logo abaixo, há um texto que menciona a decisão do Google de trocar um arquivo patenteado de codificação de vídeo, utilizado no navegador Chrome, por outro de uso livre. A discussão saiu do ambiente virtual e chegou à imprensa de todo o planeta. O debate sobre o esperanto não foi menos acalorado que o do tema principal
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita