WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 4 - N° 197 - 20 de Fevereiro de 2011
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Movimento esperantista despede-se de Fernando Marinho 

Enlutado o movimento esperantista brasileiro. Faleceu no dia 10 de fevereiro Fernando Marinho (foto). O passamento ocorreu por volta das 6h, no Hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos. Fernando José Galvão Marinho tinha 77 anos. Era militar reformado. Foi presidente da Liga Brasileira de Esperanto (BEL) entre os anos de 1982 e 1985, constituindo-se no último presidente da instituição no Rio de Janeiro. Promoveu a pacificação do  fluminense. Dezenas de co-idealistas compareceram. 

movimento esperantista nacional ao empreender entendimentos entre a BEL, o Conselho Brasileiro de Esperanto e a Cooperativa Cultural dos Esperantistas, assegurando à primeira a coordenação do esperantismo no país. Marinho foi um dos primeiros a atentar para as novas possibilidades de divulgação do esperanto na internet. Criou o Projeto Sementeira e o blog  noticioso Esperanto fora da Toca. Compilou o livro Não só idealistas, mas realizadores. Liderou a Comissão Organizadora do 36° Congresso Brasileiro de Esperanto, realizado em julho de 2000, em Petrópolis (RJ). Conseguiu espaço para a BEL realizar o programa radiofônico Uma Ponte sobre o Mundo. Como último desejo, solicitou a familiares que estendessem a bandeira do esperanto sobre seu caixão. O sepultamento aconteceu no dia 11 de fevereiro, às 12h, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária da capital

Cala-se um dos mais importantes programas do rádio esperantista mundial 

A Rádio Polônia encerrou a produção de programas em esperanto. A última audição foi publicada na internet no dia 31 de janeiro. A atração já não era transmitida em ondas curtas e via-satélite desde janeiro de 2007. Após mais de 50 anos no ar, promovendo a integração de falantes do idioma em todos os continentes, o programa foi sumariamente cancelado, sem qualquer explicação por parte da direção da emissora.  

Lançado site sobre o Rotary Club em esperanto

Um grupo de esperantistas membros do Rotary Club lançou um site sobre a instituição em esperanto. A página foi ao ar oficialmente no dia 1º de fevereiro. O objetivo da iniciativa é apoiar o uso constante da língua internacional neutra, bem como difundir os ideais rotarianos de amizade e paz entre os povos. O endereço da homepage é www.radesperanto.org. 

Best-seller esperantista brasileiro prepara-se para ganhar o mundo 

O livro Esperanto para Principiantes, de Aloísio Sartorato, será traduzido para outros idiomas. A notícia foi divulgada em Brasília, na primeira semana de fevereiro. De acordo com o empresário Fabrício Valle, Sartorato assinou contrato de cessão de direitos para a edição da obra em línguas a escolha dos editores. Inicialmente o livro terá versões em inglês, russo, árabe, espanhol e chinês. A tradução russa está sendo preparada em Moscou, pelo professor Mikhail Chertilov.  

Universidade norte-americana realiza seminário sobre a literatura esperantista 

A Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, vai promover um seminário sobre a literatura esperantista. O evento irá acontecer nos dias 26 e 27 de fevereiro. As preleções vão abordar temas como o processo de produção literária em esperanto e a história da literatura escrita no idioma auxiliar neutro. As sessões serão coordenadas por figuras de renome, como o poeta e editor Ulrich Becker, o crítico literário Humphrey Tonkin, o linguista Duncan Charters e o novelista Tim Westover. Detalhes no endereço www.esperantic.org. 

Começa a temporada de cursos de esperanto no Rio de Janeiro 

Começa a temporada 2011 de cursos de esperanto no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ). As aulas têm início no dia 7 de março. Serão oferecidas turmas nos níveis básico, básico conversacional, progressivo e progressivo conversacional. Aos sábados, às 9h, acontece o estudo da doutrina espírita na língua internacional neutra. A equipe de professores é formada por Alfredo Aragon, Aparecida Moreira e Márcia Couto, sob a coordenação de Givanildo Costa. As inscrições estão abertas, devendo ser feitas na livraria do CEERJ, na Rua dos Inválidos, 182, no Centro do Rio de Janeiro. Detalhes pelo telefone (21) 2224-1553. 

Gestor do Pasporta Servo é premiado na Holanda 

O gestor do Pasporta Servo foi agraciado pela Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO). O holandês Derk Ederveen recebeu o título de Membro Honorário da instituição em virtude dos 14 anos à frente do maior serviço de hospedagens do mundo do esperanto. A solenidade de entrega do diploma teve lugar em Roterdã, na Holanda. O presidente da TEJO, Gregor Hinker, declarou que Ederveen é o pai do Pasporta Servo. 

Museu realiza exposição de cartoons esperantistas

 

O Museu do Esperanto está promovendo uma exposição de desenhos, caricaturas e pinturas relativas ao idioma. As obras são de autoria do cartunista checo Pavel Rak. O artista assina, entre outros trabalhos as ilustrações da revista Juna Amiko e dos livros de Stefan McGill. A mostra fica em cartaz até o dia seis de março, em Svitavy, na República Checa. 

ONU abre as portas para o esperanto 

A Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu à Associação Universal de Esperanto (UEA) o direito de indicar representantes para atuar nos escritórios da entidade. A decisão foi divulgada na última semana pela Direção Geral da ONU. A instituição máxima do movimento esperantista mundial terá 11 indicados neste ano. O professor Humprey Tonkin atuará junto à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Em Viena, capital da Áustria, funcionará Hans Michael Maitzen. Stefano Keller vai trabalhar em Genebra, na Suíça. Os demais esperantistas escolhidos serão assistentes e colaboradores nas três sedes da ONU.

Professora é eleita a Esperantista do Ano de 2010 

A professora húngara Katalin Kováts foi eleita a Esperantista do Ano de 2010. A repercussão da escolha do público rendeu a ela destaque na capa da edição de fevereiro da revista La Ondo de Esperanto. O periódico russo publicou entrevista com a gestora do projeto Edukado.Net. A matéria é intitulada Os Professores de esperanto são os soldados do nosso movimento. Kováts fala de seus projetos para o aprimoramento dos instrutores da língua internacional neutra. 

Cantor esperantista inaugura site na internet 

O cantor francês JoMo lançou site na internet. A página apresenta um resumo da carreira, fotos, discografia e músicas. Para conferir, basta acessar o endereço www.jmleclercq.eu. 

Um giro pelo movimento esperantista 

  • A Mediateca de línguas da Unidade Humaitá II do Colégio Pedro II está pronta. O espaço dará ênfase aos idiomas francês, inglês, espanhol e esperanto.
  • Está em circulação a edição de janeiro a abril do informativo Rio Esperantista.
  • A Rádio Rio de Janeiro transmite aos domingos, às 19h15, o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto.
  • Está disponível na internet a mais recente edição do programa radiofônico Varsovia Vento, no endereço www.podkasto.net.
  • A Editora Lorenz mudou de endereço. A nova localização é Rua Francisco Vale, 57, no bairro de Engenheiro Leal. O telefone continua 2221-2269.
  • O escritor francês André Cherpillod lançou o livreto Esperanto: Língua Universal ou língua internacional?
  • O grupo Dolĉamar lançou o CD Trajn’ Nenien, contendo 12 faixas que prometem pôr o público para dançar e se divertir.

     



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita