WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 193 - 23 de Janeiro de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Alexandre G. (Campos dos Goytacazes, RJ)
Terça-feira, 18 de janeiro de 2011 às 18:47:43

O Espiritismo não aceita o casamento tradicional com véu e grinaldas?Alexandre

Resposta do Editor:

Nada, em nosso meio, há contrário ao uso de véu e grinalda pela noiva que vai se casar. O que inexiste nas instituições espíritas é a cerimônia religiosa do casamento. Os espíritas de verdade firmam seu compromisso perante a autoridade legal, realizando, portanto, somente aquilo que é comumente chamado de casamento civil.

 

De: Vitor Rojas (Campo Grande, MS)
Terça-feira, 18 de janeiro de 2011 às 12:46:12

Olá, me interessei por algumas reportagens na página de O CONSOLADOR sobre o Paraguai.
Resido no Brasil, Campo Grande-MS, mas minha família veio do Paraguai.
Tenho vontade de conhecer o movimento espírita deste país.
Grande abraço, muita paz
Vitor Rojas

 

De: Andréa B. (Olpe, Alemanha)
Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 às 17:06:25

Queridos amigos da revista O Consolador. Vim aqui para lhes informar que o movimento espírita da Alemanha mudou. Nós aqui temos dois grupos: o Grupo do Cantinho do Chico em Ehrenfeld, com reuniões às segundas-feiras a partir das 18:00 horas na rua hospetalstr:nr.1, com reuniões faladas em português. E há todos os sábados em Longerich o Grupo Alkastar, com reuniões faladas em alemão e português. A reunião inicia-se às 17:00 horas todos os sábados. O grupo de www.spiritismo.de/alemanha.htm infelizmente não existe já desde um ano ou mais; a pessoa responsável infelizmente desencarnou. Isto significa que a informação de sua página não está mais certa.

Andréa

 

De: Mônica Alves (Auckland, Nova Zelândia)
Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 às 04:58:12

Sou seareira na Seara de Amor e de Luz, no Rio de Janeiro. Hoje estou na Nova Zelândia e está muito difícil encontrar um grupo espírita por aqui. Li uma matéria em O Consolador que afirma que aqui há grupos iniciantes. Vocês teriam o contato desses grupos? 
Desde já agradeço o retorno.
Abraços fraternos,
Mônica Alves
 

Resposta do Editor: 

Existe em Auckland o Allan Kardec Spiritist Group, que mantém na internet o site www.allankardec.org.nz, em que a leitora poderá obter as informações que deseja. 

 

De: Naudelino Ferreira Pessoa (Porto Primavera, SP)
Domingo, 16 de janeiro de 2011 às 13:47:33
Assunto: Especial 192 - Suicídio: é possível amenizar os sofrimentos de
 
O suicídio é uma prática contra as leis divinas. O ser humano que suicida não acredita nessas leis. 
Naudelino

 

De: Adriana Oliveira (Guaíba, RS)
Domingo, 16 de janeiro de 2011 às 13:38:20

Assunto: Especial 192 - Suicídio: é possível amenizar os sofrimentos de 
Adorei a matéria. Sou espírita e passei por uma situação assim. O pai da minha filha cometeu o suicídio faz cinco anos e venho então passando grandes provações. Minha filha tem 16 anos e ainda é difícil perdoar a ele. Ela agora está com depressão, mas continuo sempre em prece, que é o melhor remédio para a alma. Vou ler esta matéria para ela.

Obrigada, muita paz e luz para vocês.
Adriana

 

De: Ennio Jacintho (Goiânia, GO)
Domingo, 16 de janeiro de 2011 às 12:50:26
Assunto: Especial 192 - Suicídio: é possível amenizar os sofrimentos de
 
De fácil compreensão; portanto, uma publicidade que atinja uma parcela maior da sociedade é importante.

Ennio

 

De: Antonio Carlos P. (Brasília, DF)
Domingo, 16 de janeiro de 2011 às 12:46:59

Assunto: Especial 192 - Suicídio: é possível amenizar os sofrimentos de 
Olá a todos. Há quase exatos 14 anos (5/2/96) meu querido pai, meu herói, tirava sua vida. Estranhamente, por obra do destino, nascemos no mesmo dia (3 de fevereiro); assim, ele partiu dois dias antes do nosso aniversário. Na época eu, aos 17 anos, havia passado no vestibular alguns dias antes dessa tragédia. O fato é que tudo se destruiu, como se todas as portas se fechassem sobre nós. Praticamente perdi minha mãe, que entrou em depressão profunda, e minhas irmãs se afastaram da família. Trabalhávamos com fazenda e a vontade do finado, expressa numa carta deixada no lugar de seu ato, era que nos desfizéssemos de tudo, o que não foi nada fácil. Enfim em 2006 resolvi vender a última fazenda que nos restava, nosso sustento, para que minha irmã que me auxiliava pudesse viver seu sonho de ir estudar na Itália. Ingressei na faculdade de direito a pouco tempo, arranjei uma magnífica companheira e tivemos uma filhinha. Eu hoje me sinto destruído, tomo vários remédios anti-depressivos, alguns problemas restaram, o que me atormenta demais, parecem insolúveis, não tenho mais paz, a ansiedade toma conta do meu coração, e pior não tem dia que eu não pense em cometer o mesmo ato de meu pai, pois ele ainda tinha tudo, e eu não tenho mais nada a não ser muito sofrimento e dor. Espero que Deus tenha piedade deste humilde servo, e não me leve ao mesmo destino. Atualmente procurei pelo atendimento fraterno num Centro Espírita desta Capital, onde vou semanalmente.  Ao meu pai meu herói, mesmo com tudo que se passou muita saudades, aos irmãos espíritas que continuem no seu brilhante trabalho, de tirar almas das trevas do sofrimento. 

Antonio Carlos

 
Nota do Editor:
Por razões óbvias alteramos o nome do leitor que nos enviou a mensagem acima.

 

 

De: Sebastião Gonçalves Leite (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 às 19:45:44

Assunto: Especial 191 - Doenças Espirituais - Parte 2 e final
Que belo texto! É uma diretriz para a maioria de nós Espíritos encarnados na Terra. Que nos permite apressar a nossa reforma íntima para as primícias do Reino do Cristo de Deus, já agora que ela, a nossa Terra, passa a Planeta de Regeneração.
Muita Luz.
Leite

 

De: Maria de Nazaré Duarte Ramos (Olinda, PE)
Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 às 17:37:23

O que significa personalismo segundo a doutrina espírita?
Maria de Nazaré 

Resposta do Editor: 

O vocábulo personalismo, quando assinalado como um mal que devemos combater no meio espírita, diz respeito à conduta de quem refere tudo a si próprio, um dos conceitos mencionados pelos dicionaristas. O personalismo é, como se vê, uma clara expressão do orgulho, que faz com que o indivíduo se considere melhor do que os outros e, por isso, sua opinião é que deve prevalecer sempre. Quando contrariada, essa pessoa se melindra e muitas vezes se afasta da tarefa, o que constitui uma causa frequente das deserções em nosso meio.

 

De: Eliane Silva (Campinas, SP)
Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2011 às 12:49:16

Bom dia a todos.
muitos anos frequentei as reuniões semanais no Taquaral (acima da Lagoa). Hoje não me lembro mais onde fica o endereço, mas sei que se chama "Educandário Eurípedes” e fica aqui  em Campinas.
Fiz várias buscas na Web, sem sucesso. Pensei que talvez algum de vocês possa me ajudar.
Também estou procurando aqui no bairro (Vila Padre Anchieta) alguém que esteja fazendo reuniões semanais para que eu possa frequentar.
Aguardo resposta.
Atenciosamente.

Eliane 

Resposta do Editor: 

No site http://www.enderecocasaespirita.org.br/ é possível encontrar os endereços de grande parte das instituições espíritas situadas no Brasil e no exterior. Com respeito ao Educandário Eurípedes, sabemos que, inaugurado em 30 de setembro de 1962, é ele um dos departamentos do Centro Espírita Allan Kardec.

Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas clicando-se neste link:http://www.ceak.org.br/script/educandario.asp?opcao=apresentacao&sigla=ap&titulo=Apresenta%C3%A7%C3%A3o

 

De: Maria de Lourdes Correa Machado (Itapema, SC)
Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 às 17:37:37

Sou cadastrada e recebo a revista Boa Nova. Comprei alguns livros e gostaria de saber mais sobre a revista O Consolador.
Obrigada.

Maria de Lourdes 

Resposta do Editor: 

Esta revista circula apenas na internet com edições semanais publicadas aos sábados à tarde. Não exige inscrição nem pagamento algum dos leitores. Para lê-la, basta acessar o site www.oconsolador.com. Fundada em 18/4/2007, a revista O Consolador mantém on-line todas as edições publicadas, que podem ser facilmente acessadas, havendo para isso um link próprio situado no alto à esquerda de suas páginas. O nome do link é Edições Anteriores.

 

De: Fabio Zbonik (Curitiba, PR)
Quarta-feira, 12 de janeiro de 2011 às 15:41:06

Confio na vossa gestão, por isso não vou deixar como sugestão. Vou perguntar apenas. Não seria interessante colocar um link para podermos postar os textos no Twitter para que outros conheçam o excelente conteúdo?
Fabio

Resposta do Editor:

Ao clicar no ícone do Twitter, situado embaixo no lado esquerdo de suas páginas, o leitor pode  ler os textos aí postados e adicionar as mensagens que queira, não havendo, portanto, segundo pensamos, necessidade da providência sugerida. 

 

De: Fernando Mercado (San Juan, Porto Rico)
Domingo, 16 de janeiro de 2011 às 18:59:17

Nunca se va a lograr lo que una facción de los espiritistas, le está exigiendo a los seguidores de Jesús en la Codificación Kardeciana: que actualicemos la doctrina porque ya tiene 150 años, y porque nos estamos quedando atrás bajo el impulso arrollador de la ciencia.
Basan estos hermanos su requerimiento en frases de Kardec, como la siguiente: el Espiritismo será científico, o no será¨. Primera gran mentira con la que adornan sus indicaciones. En ninguna de las obras de Kardec aparece dicha frase.
Otra frase que aparece hasta en los membretes de los impresos de algunas instituciones, y que es utilizada por espiritistas, para enfatizar el atraso retrógrado de otros espiritistas, es la siguiente:
"Caminando a la par del progreso, el espiritismo jamás será superado, porque, si nuevos descubrimientos le demostrasen que está en un error acerca de un punto cualquiera, él se modificará en ese punto. Si una nueva verdad se revelara, él la aceptará". (Génesis, cap. 1: 55). Esto se usa sin cesar, pero nadie ha indicado una sola verdad que no haya sido aceptada por todos los Espiritistas en general. Segunda gran falacia.
Tercer gran sofisma: Jesús es bello y bueno, pero no debe estar en los centros espíritas.
Otro ininteligible juego de palabras. LA VIGENCIA DE KARDEC NO ESTA EN DISCUSION, PERO HAY QUE ACTUALIZAR LA C ODIFICACION. Nos toman el pelo con otro juego de palabras: YA LA CODIFICACION TIENE TRES SIGLOS, pues nació en el Siglo 19, todo el Siglo 20, e imagínense si es vieja, pues ya estamos en el Siglo 21. Todos los libros de todas las religiones tienen milenios de años y su vigencia sigue incólume, añadimos nosotros.
Otra mentira enorme. Esta sí que es grande: La cuántica ya demostró la existencia del espíritu humano, y ustedes espiritistas cristianos, siguen atrasados. Las monografías número 16, 147, 524 - la número 18, 431,819 - y la número 20, 633, 837 que aparecen en PubMed-Medline, según nuestra investigación en progreso, forman parte de varios millones de libros, artículos, tratados, experimentos y otros, que tratan de la ciencia cuántica. Entre éstos estudios hay centenares de miles en torno a la conciencia cuántica, y los que hemos revisado (usted también puede revistar algunos extractos) se nos demuestra que ese aspecto está en pañales. Y no crean que la ci encia oficial nos esté haciendo un favor: lo que están buscando es DONDE reside la conciencia dentro del cerebro humano. Unos dicen que en los túbulos que interconectan las neuronas; otros que en las paredes mismas de las neuronas, otros que en el fluído dentro de las mismas, o sea, todo eso es materia, material, físico. La ciencia espírita es una realidad para nosotros, pero es una realidad abstracta. Aquí no hay nada que medir, ni nada que pesar. La fenomenología y los hechos espiritistas escapan a la comprobación y al análisis. No nos manden a ninguna parte ya que la certeza está dentro de nosotros mismos. ç
Favor de re-enviar esta información a sus amigos, centros, grupos y periódicos Espiritistas.
Fernando Mercado, Presidente
Federación Espírita de Puerto Rico

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita