WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Raul Teixeira responde
Ano 4 - N° 188 - 12 de Dezembro de 2010

  
 

– Como é que se pode entender o crescimento acentuado do Espiritismo no mundo e particularmente aqui no Brasil? O que tem levado a esta situação?

Raul Teixeira: Nós temos, historicamente, o povo acostumado às religiões tradicionais, respeitáveis, respeitosas, mas que já não vinham respondendo a essa ansiedade das criaturas de terem respostas para as suas vidas, e o objetivo fundamental do Espiritismo é exatamente dar respostas que sejam justificativas racionais, que sejam inteligíveis ao homem simples ou ao homem mais ilustrado. E o Espiritismo tem uma peculiaridade: não inventa, não arranja escusa em nome de Deus, propõe-nos reflexões de ciência, de filosofia e também da área da fé religiosa, permitindo ao homem de cultura acadêmica refletir, pensar, permitindo à pessoa minimamente aculturada também exercitar seu pensamento.

Ao invés de nos dar respostas prontas, o Espiritismo nos leva a pensar, a raciocinar e verificar que nós somos responsáveis por nós próprios, como disse Jesus Cristo há 2000 anos –  “a cada um será dado segundo suas obras” – e a partir daí, o Espiritismo vem ganhando, nesta logicidade de respostas e nesse bom senso das respostas, o entendimento de grandes massas de criaturas.

Tanto no Brasil quanto fora do Brasil temos visto muito gradativamente, mas persistentemente, o movimento espírita ganhando espaço nas diversas comunidades. Temos tido ensejo de levar a mensagem espírita a universidades, a lojas maçônicas, a quartéis militares, a escolas de nível médio, a casas de cultura em variadas partes do Brasil e isso então reflete o interesse que as classes sociais de sindicatos e outras instituições vêm tendo pelo Espiritismo, o que para nós é muito significativo.



Extraído de entrevista à Rádio Transamérica, de São Miguel do Oeste (SC). Fonte: http://www.garanhunsespirita.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=714


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita