WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 187 - 5 de Dezembro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Antonio Bertozzi (Londrina, PR)
Terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 13:53:40

Os animais em sua evolução também reencarnam em mundos mais evoluídos? E chegam ao reino hominal?

Antonio
 

Resposta do Editor: 

O tema evolução anímica foi tratado nesta revista na seção O Espiritismo responde, edições 111 e 124. Segundo o que lemos na questão 607 de O Livro dos Espíritos, o princípio inteligente se elabora e se individualiza numa série de existências que precedem o período a que chamamos humanidade. Nesses seres é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida: “É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período da humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos.”

No cap. VI do livro A Gênese, Galileu (Espírito) confirma o que acabamos de ler afirmando que o Espírito não chega a receber a iluminação divina, que lhe dá, simultaneamente com o livre-arbítrio e a consciência, a noção de seus altos destinos, sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra da sua individualização. Apenas a contar do dia em que o Senhor lhe imprime na fronte o seu tipo augusto, o Espírito toma lugar no seio das humanidades.

Gabriel Delanne e outros autores, como André Luiz, ratificaram tal entendimento, o que nos permite concluir que é passando pelos diversos graus da animalidade que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades. Chegada, então, ao grau de desenvolvimento que esse estado comporta, ela recebe as faculdades especiais que constituem a alma humana, fato que elucida, segundo nosso entendimento, a dúvida formulada pelo leitor. 

 

De: M.S. (Cachoeiro do Itapemirim, ES)
Quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 23:49:24

As questões 27 e 82 de O Livro dos Espíritos: Espírito e matéria? Matéria quintessenciada? Então Espírito é um tipo de matéria?

M.S.
 

Resposta do Editor: 

No próprio texto d´O Livro dos Espíritos o leitor encontra resposta para sua dúvida. Primeiro, na questão 27, em que está dito que dois são os elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito. Os imortais disseram, ainda, que a origem e a conexão desses dois elementos lhes são desconhecidas. Se promanam ou não de uma só fonte; se há pontos de contacto entre ambas; se a inteligência tem existência própria, ou se é uma propriedade, um efeito; se é mesmo, conforme a opinião de alguns, uma emanação da Divindade, tudo isso eles ignoram. Mas – dizem eles – esses dois elementos mostram-se como coisas distintas; daí o considerarem formando ambos os dois princípios constitutivos do Universo.

Na questão 82 os imortais esclarecem objetivamente a questão da materialidade ou imaterialidade dos Espíritos. “Como se pode definir uma coisa, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente? Pode um cego de nascença definir a luz? Imaterial não é bem o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa”, eis o que disseram, aduzindo, em seguida, a ideia de matéria quintessenciada, uma substância indefinível que nenhuma analogia tem com a matéria que conhecemos, a qual, conforme dito anteriormente, deriva do elemento designado pelo termo matéria.

 

De: Sérgio Bernardi (Mirassol, SP)
Terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 22:42:26

Bom dia, amigos/amigas do IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec", de Mirassol/SP. Segue anexo nosso jornalzinho mensal, voltado exclusivamente à informação sobre as coisas do Espiritismo. Esperamos que os assuntos deste mês possam ajudá-lo(a) a tirar alguma dúvida que, porventura, tenham a respeito.
Abraços a todos e, aproveitando, desejamos a você e a todos os seus um ótimo mês de dezembro/10, não nos esquecendo que neste mês se comemora o aniversário de "alguém" muito especial.
Lembremo-nos do aniversariante, paralisando, um pouco, nossa mente, para mentalizá-lo perto de nós, com aquele suave olhar de ternura e amor...
Feliz Natal a todos!
Abraços,
Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

De: Cláudio Luis (São José, SC)
Terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 23:24:44

Caros irmãos, meus votos de muita paz.
Parabéns por esta magnífica revista eletrônica a respeito da Doutrina Espírita. 
Gostaria de propor um assunto, um estudo à luz do espiritismo: analisar a conscienciologia e a projeciologia, que são ideologias do médico Waldo Vieira, que é dissidente do movimento espírita, e que trabalhou durante anos com Chico Xavier, inclusive na psicografia de alguns livros da série Nosso Lar. Fato esse que eu tenho certeza ser do conhecimento de vocês. Acho que seria interessante analisar estes dois assuntos na ótica da Doutrina Espírita. Fica a sugestão.
Desejando muita paz a todos.
Aproveitando o ensejo, se possível, gostaria de divulgar o meu blog sobre o Espiritismo: 
http://o-consolador-prometido.blogspot.com/
Abraços,
Cláudio Luis

Resposta do Editor: 

Agradecemos ao leitor a sugestão, que foi devidamente anotada. 

 

De: Rosimeire Samara Rogeri (São Caetano do Sul, SP)
Terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 19:20:35

Gostaria de saber quais casas espíritas em São Caetano possuem encontro de jovens e mocidade espírita para minha filha, pois trabalho à noite e estou encontrando grande dificuldade em achar uma casa que funcione no final de semana.
Fico no aguardo.

Rosimeire
 

Resposta do Editor: 

Para localizar as casas espíritas de São Caetano do Sul sugerimos a consulta aos seguintes sites: http://www.enderecocasaespirita.org.br/ e  http://usespbr.ning.com/. Este último é o site da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, entidade que coordena o movimento espírita paulista.

 

De: Pedro Lobo (Campo Grande, MS)
Terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 10:01:55
Amigos. Informo que fomos convidado para escrever uma coluna no Jornal da Cidade On-line: http://www.jornaldacidadeonline.com.br/
Trata-se de um periódico não-espírita, ampliando-se assim a possibilidade de divulgar o Espiritismo para um público que não tem normalmente acesso aos temas espíritas. Para ler o jornal na íntegra, sugerir e até criticar, basta acessar o site mencionado.
Abraços.
Pedro Lobo
 

 

De: Rodrigo Cruz (Jaci, SP)
Terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 09:53:30

Bom dia, escrevo para divulgar nossa casa espírita para aqueles que estiverem interessados em nos visitar ou para quem desejar marcar uma palestra. Meu nome é Rodrigo Cruz e sou o atual presidente dessa casa que há 7 anos está em plena atividade na cidade de Jaci-SP.

Seguem abaixo os horários e trabalhos realizados:
Domingo: das 9h às 10h - Palestra e passe seguidos de distribuição de pão e leite.
Segunda-feira: das 14h às 18h - Assistência Social, distribuição de roupas e alimentos.
Segunda-feira: das 20h às 21h30 - Estudo e atendimento fraterno.
Quarta-feira: das 20h às 22h - Trabalho mediúnico com cirurgias a longa distância. (Fechado ao público). (Aqueles que desejarem mandar o nome de alguém para o atendimento pode mandar juntamente com o endereço para este mesmo e-mail, se possível descrever o problema. Atendimento aos desencarnados também são realizados necessitando apenas do nome.)
Sexta-feira: das 20h às 21h - Palestra e passe seguidos de chá e bolo.
Sexta-feira: das 21h às 23h - Cirurgias Espirituais e Desobsessão. (É necessário chegar entre as 19h e 20h para passar por triagem.)
Sábado: das 15h às 15h30 - Campanha Auta de Souza.
Além dos trabalhos citados, acima nossa casa produz a pomada Maria de Nazaré e mais de 100 fitoterápicos. 
Tudo é distribuído gratuitamente. Qualquer dúvida é só entrar em contato.
Que Jesus os abençoe

Rodrigo Cruz

 

De: Maria Barbosa (Poços de Caldas, MG)
Sábado, 27 de novembro de 2010 às 13:42:48

Por favor, gostaria de saber o telefone da zildapinturasmediunicas, cidade de São Sebastião do Paraíso. Vocês poderiam me ajudar?

Maria


Resposta do Editor: 

Não temos o telefone mencionado, mas é possível obtê-lo consultando o seguinte site: http://www.enderecocasaespirita.org.br/, que apresenta os endereços completos das casas espíritas localizadas nos diferentes Estados da União. Outra opção é consultar o site da União Espírita Mineira, clicando neste link: http://www.uemmg.org.br/

 

De: Oswaldo Santos (Londrina, PR)
Quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:13:50
Assunto: Especial 180 - É o Espírito Santo o Consolador prometido?

Américo, parabéns pelo trabalho, pois suas colocações foram muito bem interpretadas, o que não deixa dúvida a respeito do dia de pentecostes. Temos que zelar pela verdade, pois ela nos liberta das falsas e errôneas interpretações. Nós, espíritas, temos que ser os mais fiéis representantes do cristianismo redivivo, iluminando os caminhos, removendo as barreiras da ignorância e sermos referências para aqueles que ainda estão iludidos com falsas interpretações. Por isto, faz-se necessário o estudo doutrinário constante, para cada vez mais iluminar nossas mentes rumo a nossa evolução espiritual.
Oswaldo

 

De: Aline Carla Fernandes (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 18:05:02
Assunto: Especial 154 - Crepúsculo dos Deuses

Muito bom!!!
Excelente essa análise sobre o livro.
Gostaria de registrar que pessoas espíritas de fé, porém, com pouca ou quase nenhuma formação acadêmica, obviamente tomam tais literaturas como sendo espíritas, como verdadeiramente dentro da doutrina, pois foram escritas por um espírito e psicografado por um médium espírita. 
Necessitamos de mais e mais análises sobre "outros livros" dessa natureza enganosa e descobrirmos um canal, para fazer chegar a essas pessoas, que tomam toda e qualquer aberração literária, escrita por espíritos, como verdades absolutas!!!
Vamos combater, divulgar mais e mais esses títulos ENGANOSOS que nada têm de Espíritas Kardecistas.
Acredito que seria necessária a criação de uma lista negra, separando o joio do trigo!
Obrigada e um grande abraço a todos. 
Que os bons e verdadeiros Espíritos nos iluminem a todos!

Aline
 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita