WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 185 - 21 de Novembro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Átila Nunes Neto (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 16 de novembro de 2010 às 9:54
Confrades, envio-lhes, para sua ciência, a nota anexa.
Muita paz!
Átila Nunes Neto

Nota do Editor:

Anexada à mensagem, veio a notícia seguinte:

Multa para acadêmico que chamou espíritas de "charlatões" - O Tribunal de Justiça de Albacete, na Espanha, no último dia 7 de novembro condenou, por difamação um catedrático e vice-diretor acadêmico de uma universidade que chamou os participantes de um congresso espírita de "charlatões". Fernando Cuartero, da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), tentou impedir, no ano passado, que o campus universitário da UCLM sediasse um seminário espírita chamado “Vida depois da vida”. Como não conseguiu, fez um protesto público diante dos participantes e os chamou de "enganadores vulgares".

A organização do evento, que contou com a participação de médiuns, videntes, parapsicólogos e escritores, processou o catedrático. Segundo a juíza do caso, Otília Martínez Palácios, a crítica de Cuartero teve caráter de injúria e difamação. "Chamar parapsicologia de pseudociência é uma crítica social aceita, mas isso não quer dizer que (os parapsicólogos) sejam vulgares enganadores", disse ela ao anunciar a sentença."Estas expressões são desnecessárias para criticar um seminário", completou a juíza, que condenou o catedrático a pagar uma multa de 204 euros (R$ 483), mais os custos do processo (valor não divulgado pela Justiça) e uma retratação pública.

O organizador do seminário que levou o catedrático aos tribunais, Rafael Campillo, disse que a decisão judicial é uma vitória não só dos espíritas, mas de todos os que defendem a liberdade religiosa. "Quando o senhor catedrático Fernando Cuartero se sentiu livre para nos chamar de vulgares enganadores, ultrapassou um limite legal. Nenhuma fé religiosa pode ser atacada em nome de uma liberdade de expressão ofensiva", afirmou Campillo. O incidente aconteceu em outubro de 2009. O departamento de comunicação da universidade disse que o espaço do campus foi alugado para o evento e que a UCLM permitiu que seu logotipo aparecesse nos cartazes de propaganda como "colaboradora de forma gratuita, sem mais participações ou interesses".

Ao ser informado do seminário, Cuartero entregou pessoalmente ao reitor uma carta dizendo que "no campus de Albacete se celebrará uma espécie de curso sobre experiências ligadas à morte, espiritismo e outras bobagens de pura pseudociência de charlatões. Algo impróprio de uma instituição científica como uma universidade". "Como vice-reitor do campus quero manifestar minha total desaprovação a estes tipos de atos, tais como sessões de astrologia, vidências, enganos e crenças absurdas em uma sede como a nossa, usada de má fé por vulgares charlatães." Cuartero disse ainda que não desmente nenhuma das palavras escritas na carta ao reitor. Mas disse que não tem intenção de retratar-se e que apelará contra a sentença, que considera "inadequada".

 

De: Crícia Maria (Goiânia, GO)
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 às 08:38:33

Que a Paz do Mestre Jesus esteja com todos.
Gostaria de esclarecimentos acerca do assunto abaixo: 
Por que alguns médiuns (principalmente psicofônicos) sentem mal-estar, com frequência, após um trabalho de desobsessão? Quando há uma reclamação em parte do corpo mediúnico da casa, sobre as influenciações que sentem, somente de chegar ao local do trabalho, mesmo não sendo um dia de trabalho de desobsessão, isso é normal? Quais formas de se prevenir dessas influências? Para iniciação de um passista, existe uma idade mínima?
Desde já agradeço a atenção.

Fiquem com Deus.

Crícia Maria 

Resposta do Editor: 

As questões formuladas pela leitora serão, logo que houver oportunidade, tratadas nesta revista, na seção O Espiritismo responde.

 

De: Edivaldo Feitoza da Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 às 21:28:29
Assunto: Especial 123 - Como nasceu o diabo

Muito bom este trabalho divulgativo da Doutrina dos Espíritos. Que os benfeitores superiores os abençoem.

Muito obrigado

Edivaldo

 

De: Gláucia Oliveira Cruz (Natércia, MG)
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 às 22:44:57

Gostaria de assinar esta revista. Como fazer?
Gláucia

Resposta do Editor:  

Esta revista não tem formato impresso. Não há, pois, como assiná-la. A revista é redigida apenas para a internet e, para ser lida, não é preciso inscrição ou qualquer formalidade. Basta apenas que o leitor acesse nosso site - www.oconsolador.com -, sem custo algum.

 

De: Elaine Maria (Belo Horizonte, MG)
Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 às 10:18:05

Bom dia, amigos irmãos! Que a paz de nosso Mestre Jesus esteja com todos nós.
Sou adepta do Espiritismo, mas não sou ainda espírita cristã. A minha pergunta é mais um pedido de conselho do que propriamente uma pergunta, pois gostaria de saber por que as coisas não dão certo para mim. Não consigo andar para a frente em nada que faço.
Por favor, me orientem.
Obrigada.
Elaine
 

Resposta do Editor: 

São muitos os fatores que podem explicar o que acontece com a leitora. Há pessoas que fazem tudo direito, não prejudicam a ninguém, esforçam-se por agir corretamente e, todavia, dificuldades diversas surgem e atrapalham seu desempenho. Em casos assim, a adversidade pode constituir uma prova, ou mesmo uma expiação, visto que, como sabemos, este planeta é, e será por um bom tempo, um mundo destinado a Espíritos necessitados de passar por provas ou por expiações. Em outras situações, é a própria pessoa que se comporta de modo descuidado, ou dá um passo superior às suas forças, assumindo tarefas que não tem condições de atender, e o resultado é, em muitas ocasiões, o fracasso. Vê-se, pois, que cada caso apresenta particularidades especiais e torna-se impossível, a distância, sem conhecer a pessoa e seus passos, entender por que tais coisas acontecem. Devemos ter, porém, como norma que quando a alma está equilibrada e em harmonia consigo mesma, ainda que as dificuldades surjam no caminho, ela saberá vencê-las, ciente de que as provas não vêm para nos abater mas para serem superadas.

 

De: José Miguel Silveira (Londrina, PR)
Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 às 23:34:10

Prezados amigos. Sugerimos a referenciação do site do Instituto de Pesquisas Espíritas "Allan Kardec" (www.ipeak.com.br), por apresentar excelente conteúdo doutrinário das obras do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec. Grato pela atenção e os nossos votos de saúde e felicidade.

Um forte abraço.
Atenciosamente,
José Miguel

 

De: Lorena Machado (Campina Grande, PB)
Sábado, 13 de novembro de 2010 às 15:57:40
Assunto: Especial 184 - Análise do livro "Herdeiros do Novo Mundo"

Vê-se que o absurdo dessas obras "mediúnicas" não para. Gostaria de ver análises de outros livros de Lucius.
Lorena

 

De: Elisângela Fernandes da Silva (Londrina, PR)
Sábado, 13 de novembro de 2010 às 17:01:51

Eu gostaria de orientação, pois eu nunca fui muito ligada ao lado espírita da vida, mas desde que meu irmão foi assassinado com 29 tiros eu tenho sentido e visto coisas estranhas.
Alguém poderia me auxiliar?
Obrigada
Elisângela
 

Resposta do Editor: 

Seria importante procurar uma Casa Espírita onde, além do recurso dos passes magnéticos, a leitora receberá a orientação de que necessita. Em Londrina, o Centro Espírita Nosso Lar, situado na Rua Santa Catarina, 429 – tel. 3322-1959, está devidamente aparelhado para atendê-la.

 

De: Neide Gonçalves (Mairiporã, SP)
Domingo, 14 de novembro de 2010 às 11:39:31

Tenho um depoimento muito bonito, pois já fui curada de uma enfermidade muito séria no rim e gostaria de saber se dia 15/11 haverá reunião às 14hs, pois tenho um ente querido precisando muito de ajuda, e gostaria também de ser colaboradora.

Obrigado!
Aguardo resposta.

Neide

Nota do Editor:

A direção desta revista entrará em contato com a leitora, a quem é bom lembrar que a sede desta revista – que não é vinculada a nenhum Centro Espírita – localiza-se na cidade de Londrina, Estado do Paraná.

 

De: Andres Hormaza (Cali, Colômbia)
Domingo, 14 de novembro de 2010 às 11:54:42

Gracias por su oracion, yo deseo pedirle de nuevo que me ayuden para mi respiracion, pido este ultimo favor, desde hace unos dias eh dormido mejor, pero mi respiracion se me ha afectado por un problema del oido derecho creo, me lastime al sonarme fuertemente, y siento disnea desde ese momento , al dormir siento ese sintoma, yo estoy preocupado porque ya son 2 enfermedades que he tenido, les ruego me ayuden por favor, doy gracias por su ayuda.
Mi direccion: carrera 24 c bis # 2 - 16 oeste, piso 1, barrio San Fernando, Cali, Colombia.
Andres Hormaza de la Cruz

 

De: Rosana Mondaini Cunha (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 14 de novembro de 2010 às 20:09:43

Boa noite, eu gosto muito deste site, mas ultimamente na parte da biblioteca virtual eu só consigo abrir a primeira página; já os livros eu não consigo abrir nenhum. E não é questão de computador, pois nem usando os dos meus filhos eu também não consigo. Ficarei tentando até conseguir.

Abraços fraternos.
Rosana
 

Resposta do Editor: 

Não existe problema algum com os livros da Biblioteca virtual. Alguns deles, ao serem acessados, apresentam-se no formato Word. Outros somente são vistos no formato PDF. O problema deve estar, portanto, nos aplicativos utilizados pela leitora. Fizemos testes com vários livros e nada detectamos de errado.

 

De: Josileide Celestino Costa (Espírito Santo do Pinhal, SP)
Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 às 16:19:17

Quando dormimos, sonhamos ou relembramos momentos vividos em outras vidas? É que as vezes tenho uns sonhos tão reais e não é vivência do presente, mas de um passado muito distante.
Josileide

Resposta do Editor: 

Durante o sono a alma não repousa como o corpo, pois o Espírito jamais está inativo. Estando afrouxados os laços que o prendem ao corpo material, o Espírito se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com outros Espíritos, encarnados ou desencarnados. O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono, o que tanto pode ser um fato ocorrido no passado como algo que ainda vá ocorrer na presente existência.  

Sugerimos sobre o assunto a leitura do texto intitulado Sono e sonhos, publicado na edição 119 desta revista, que pode ser acessado clicando-se em http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html

 

De: Valéria Cristina Soares de Santana (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 às 16:24:26

Fiz hoje (15.11.2010) uma cirurgia espiritual e ao retornar para casa, acidentalmente, minha bolsa caiu, quebrando a garrafa com água fluidificada. Já tentei falar com o Templo para obter orientação, pois teria de começar a beber a água fluidificada amanhã, e agora não sei como proceder.

Valéria
 

Resposta do Editor: 

O assunto é de fácil solução, mas para isso é preciso que a leitora mantenha contato com o Grupo Espírita que a atendeu, para que o tratamento espiritual iniciado tenha seu curso normal. 

 

De: Ary Mauro Ribeiro (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 16 de novembro de 2010 às 18:24:46

Tenho interesse em receber artigos dessa revista.

Grato.
Ary
 

Resposta do Editor: 

Conforme já explicamos anteriormente, esta revista não envia textos aos seus leitores. Para ler nossas edições é preciso acessar nosso site. Quanto aos textos publicados nesta revista, o leitor poderá utilizá-los como queira, se o objetivo for o estudo ou a divulgação do Espiritismo.

 

De: Mariane Dias de Macedo (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 16 de novembro de 2010 às 23:30:03

Assunto: Especial 183 - Capacitação administrativa para gestão de Casas Espíritas
Parabéns pela matéria de nossa companheira. 

Mariane
 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita