WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 4 - N° 184 - 14 de Novembro de 2010

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

 

Entrevista: Cleto Vanderlei Macht Brutes

Estudo que ilumina,
trabalho que pacifica

Experiência gaúcha com site, informativo impresso e intensa atividade de estudos espíritas, motiva seareiros unidos no ideal

 

Natural de Giruá e atualmente residindo em Santo Ângelo, ambos municípios gaúchos, Cleto Vanderlei Macht Brutes (foto) é graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Fazendária, e funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul.  Habituado ao contato com os fenômenos espíritas, devido à mediunidade do pai, somente a partir de 1998 efetivamente vinculou-se aos estudos, através do Grupo Espírita Seara do Mestre, da mesma cidade onde reside. Referida instituição mantém intensa atividade de estudo e trabalho, edita um informativo e mantém um site repleto de informações espíritas. Na presente entrevista, Cleto relata sua experiência. 


O Consolador: O envolvimento com a atividade doutrinária no Seara do Mestre tem-lhe trazido qual experiência que gostaria de compartilhar com os leitores?
 

Quando nos vinculamos a uma tarefa nos tornamos mais responsáveis. O estudo passa a ter outro significado. Aquele que vem coordenando um grupo de estudos ou divulga a Doutrina Espírita traz sobre si o compromisso de conciliar o discurso com a prática. Sair de si mesmo e tomar contato com os dramas alheios. Servir com desinteresse e sem outro móvel senão o de fazer o bem são as melhores ferramentas de que dispomos para nos tornarmos Espíritos mais evangelizados. O estudo ilumina a consciência, mas é através do trabalho que pacificamos o coração. 

O Consolador: Como você nota o desenvolvimento dos participantes em grupos de estudos, cursos e demais atividades da instituição, em vista da grandeza da Doutrina Espírita? 

Com muita alegria, observamos um crescente interesse pelo estudo da Doutrina. Os dramas existenciais se multiplicam e o Consolador Prometido oferece um roteiro seguro para aquele que se dispõe a mergulhar nos seus ensinamentos, não só para melhor enfrentar os obstáculos existenciais, mas para entender, com a luz da razão, a necessidade das experiências dolorosas. Quanto mais estudamos, mais vontade sentimos do aprofundamento. Por isso, é fundamental a promoção, pelas Instituições Espíritas, de cursos, jornadas, congressos e seminários. 

O Consolador: Fale-nos do boletim informativo da instituição e sobre sua experiência como articulista. 

Tenho a felicidade de poder colaborar com o periódico Seara Espírita. Também aqui, como nas demais tarefas doutrinárias, nos tornamos responsáveis pelo que enviamos aos leitores. Cada palavra escrita, cada mensagem de otimismo que inserimos servem prioritariamente para aquele que escreve. Particularmente percebo um direcionamento nos assuntos a serem publicados. Para escrever não basta apenas querer, é necessário estar sintonizado com os propósitos da Espiritualidade, que efetivamente coordena todas as atividades. Se o tema não for oportuno, por mais interessante que possa parecer, as ideias não fluem. 

O Consolador: Na atividade de esclarecedor em reuniões mediúnicas, qual o aspecto que mais lhe chama a atenção? 

A Casa Espírita oferece em cada tarefa valiosos ensinamentos. Nas reuniões mediúnicas sérias, os dramas dos Espíritos sofredores são alertas para que não venhamos a cometer os mesmos erros. Ouvimos dos próprios sofredores lições que ficam fortemente gravadas na nossa alma e que servem de estímulo para prosseguirmos no caminho do bem. Gostaria de indicar o livro “Falando com os Espíritos”, do amigo Américo Sucena (www.mythoseditora.com.br), cujo conteúdo representa um excelente roteiro para conduzir o diálogo com os desencarnados. Outro aspecto que nos chama a atenção é que a origem do sofrimento dos desencarnados em pouco difere do que ocorre com os encarnados. Ambos estão sofrendo porque não souberam perdoar, foram imprevidentes, deixaram-se levar pelos vícios ou pela ilusão dos sentidos. Sentem o remorso pelo mal que fizeram ou pelo bem que deixaram de fazer. Em suma: falta-lhes viver o Evangelho de Jesus.  

O Consolador: Sobre o site do Seara do Mestre, indique para o leitor o endereço e fale sobre sua manutenção, as repercussões, a interação com os internautas e mesmo seu conteúdo para motivação do leitor. 

O site www.searadomestre.com.br gradativamente tornou-se um banco de dados com artigos, mensagens e material para estudo. Todo o material publicado no Seara Espírita está disponível em “Artigos” e “Viva Melhor”. No link material multimídia o navegador encontrará em torno de 50 exposições doutrinárias, um excelente material sobre a família e um riquíssimo acervo de aulas e material destinado aos evangelizadores de jovens e crianças. Temos recebido notícias de quanto o material disponibilizado tem sido útil. 

O Consolador: Sobre a qualificação do trabalhador espírita, o que você tem a dizer? 

É ela de fundamental importância, em especial pelo momento que vivemos. As Casas Espíritas estão recebendo um crescente número de frequentadores com um nível de exigência cada vez maior. Não basta mais apenas a boa vontade de servir. Precisamos nos preparar adequadamente para oferecer um serviço de qualidade, dentro dos princípios da Doutrina Espírita e dos propósitos de esclarecer e consolar. Acredito ser necessário qualificar também os treinamentos, utilizando-se filmes, vídeos, dinâmicas e atividades vivenciais. De forma agradável, mas sem perder a seriedade, oferecendo aos participantes ferramentas que os ajudem a se tornarem pessoas melhores no trabalho, em família, na vida social e, em decorrência, na Seara de Jesus.  

O Consolador: Tem havido bastante interesse por essa qualificação? 

Como dissemos anteriormente, o interesse está relacionado com a qualidade do treinamento. Quanto mais produtiva for cada atividade maior será o interesse. Os resultados aparecem no aumento e na permanência dos estudantes, na qualificação das exposições doutrinárias, no número de novos trabalhadores que se agregam às tarefas, na satisfação dos frequentadores.  

O Consolador: Sabemos que o Seara do Mestre mantém intensa atividade. Qual o fator que mantém a interação do grupo? 

O Grupo Espírita Seara do Mestre se estruturou a partir do estudo. Com o estudo foram surgindo as demais atividades. Além do estudo, as oportunidades de trabalho, a qualificação permanente dos trabalhadores, a firmeza doutrinária, a gestão participativa são os alicerces que sustentam esta abençoada escola de almas.  

O Consolador: Existe a integração da instituição com as demais casas espíritas da cidade e da região?  

O Seara, pela forma como é conduzido, dentro dos princípios doutrinários, tem servido de inspiração para outros grupos. Suas lideranças trabalham, acima de tudo, pelo fortalecimento do movimento espírita. As ações são realizadas através da UME (União Municipal Espírita) e visam envolver e congregar as demais casas.  

O Consolador: Algo mais a acrescentar? 

Amigos da Seara de Jesus: Esqueçamos as diferenças e os interesses particulares. Unamos os nossos esforços e trabalhemos juntos pela causa que abraçamos, independentemente das nossas casas, amando-nos como Jesus nos amou. 

O Consolador: Suas palavras finais. 

Agradeço por essa oportunidade e gostaria de dizer que vale a pena o esforço em prol de cada tarefa. Não seremos somente felizes. Haverá momentos muito difíceis, doenças, perdas e dificuldades várias que chegam de todos os lados para testar a nossa firmeza de propósitos. Estudando cada vez mais, não nos contentando com o que sabemos, muito menos com o que já conquistamos, orando e vigiando, gradativamente vamos nos tornando melhores instrumentos para que os Amigos Espirituais obrem pelas nossas mãos em favor de tantos que ainda não encontraram a luz que o Espiritismo pode oferecer.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita