WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 4 - N° 183 - 7 de Novembro de 2010
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)


 
 
Um leitor da revista, depois de expor problemas relacionados com o que ele chama de tentações na área sexual, pergunta-nos: Como fazer para livrar-me dessa prática? Devo concentrar-me mais nos trabalhos? 

Já lhe foi sugerido, preliminarmente, a leitura do livro O Tesouro dos Espíritas, de Miguel Vives, traduzido por J. Herculano Pires, obra essa já focalizada nesta revista nas edições n. 159 a 174, nas quais o texto condensado da obra foi publicado. 

Miguel Vives estuda nesse livro o tema tentações e oferece-nos orientação segura de como podemos neutralizá-las, assunto objeto do Editorial da edição 182 desta revista, que pode ser visto clicando-se em http://www.oconsolador.com.br/ano4/182/editorial.html. 

Dois conselhos devemos ter em mente quando tratamos desse tema, seja quando a tentação advém apenas de uma inclinação infeliz própria, sem influência exterior nenhuma, seja quando a ela esteja associada influenciação proveniente dos maus Espíritos. 

O primeiro conselho foi lembrado no Editorial citado: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”, recomenda-nos Jesus. Na falta disso, não há dúvida, poderemos cair de novo nas mesmas redes em que já sucumbimos em ocasiões passadas. 

O segundo conselho lemos na questão 469 de O Livro dos Espíritos, a primeira e principal obra que nos legou o Codificador do Espiritismo.  

Diz essa questão: 

469. Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?

“Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: ‘Senhor! não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal’."


 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita