WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 4 - N° 182 - 31 de Outubro de 2010
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Esperanto para terceira idade em Volta Redonda

Todas as quartas-feiras acontece o curso de iniciação ao esperanto em Volta Redonda. As aulas são ministradas pelo professor Alberto Flores, das 8h30 às 10h30. O curso é gratuito e será concluído em novembro.  As atividades ocorrem na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, localizada na Rua 535, n° 890, Bairro Aterrado. Outras informações pelo telefone 0xx24 3337-3090.

Congresso Mundial de Esperanto será em Hanói, Vietnã

O diretor-geral da Associação Universal de Esperanto, Osmo Büller, visitou o Vietnã. O objetivo da viagem foi iniciar os preparativos para o congresso mundial do idioma, a ocorrer na capital, Hanói, em 2012. Büller foi agraciado com uma medalha por trabalhar pela paz e a compreensão entre os povos. A honraria foi concedida pela União Vietnamita de Organizações em Prol da Amizade.

Brasil lidera lista dos inscritos nos exames internacionais da UEA

Com 51 inscritos, Brasil lidera a lista de esperantistas que se submeteram aos exames internacionais da Associação Universal de Esperanto (UEA), em conformidade com o Quadro Comum Referencial de Línguas na Europa. A França, que mantinha a liderança, passou para o segundo lugar com 32 inscritos. O salto brasileiro se deu no dia 11 de outubro em Piracicaba/SP, quando 32 participantes do 5º Congresso Paulista de Esperanto decidiram se inscrever nos exames. O site edukado.net se encarregou, entre outras coisas, de levantar fundos para o caixa dos exames, no Brasil. A Seção Brasileira dos Professores Esperantistas Internacionais (ILEI), que oficializou o pedido para realização dos exames no referido congresso, também contribuiu com o caixa, oferecendo bolsa de inscrições para 6 candidatos. As provas escritas foram acompanhadas a distância pela comissão de Exames da UEA e aplicadas pelo curitibano Ivan Edit Colling, um dos 19 brasileiros que já receberão um diploma de proficiência em Esperanto editado pelo Centro Superior de Línguas Estrangeiras do Governo Húngaro, em Budapeste (ITK) que, por sua vez, é membro da Associação dos Examinadores de Línguas na Europa (ALTE). Estes exames são uma grande conquista para movimento esperantista internacional e um valioso documento que os diplomados podem exibir com orgulho. Durante a programação do congresso, em Piracicaba, 9 destes diplomas foram entregues aos seus felizes donos que participaram este ano do 95º Congresso Internacional de Esperanto, em Cuba, onde ocorreram sessões dos exames da UEA/ITK.

Palestra esperantista disponível na internet

O texto da palestra Os intelectuais brasileiros e o esperanto está disponível no site da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. O trabalho foi escrito pelo professor Aloísio Sartorato. O texto encontra-se no endereço www.kke.org.br.

Já está na internet curta-metragem falado em esperanto

Foi lançado o curta-metragem Senmova (Imóvel). O filme aborda a vida de duas amigas esperantistas que vivem em um regime totalitário. A película tem 14 minutos de duração, é totalmente falada em esperanto e foi rodada na Turquia. Senmova pode ser visto na internet no site www.vimeo.com/13356766. 

Na internet, o maior dicionário sobre esperanto no mundo

O mais conhecido dicionário de esperanto poderá ser acessado pela internet. A notícia foi divulgada pelo site noticioso Libera Folio. O PIV (Dicionário Completo Ilustrado) é editado pela SAT (Associação Apátrida Mundial). O editor firmou contrato com a instituição E@I para a disponibilização do conteúdo na rede mundial de computadores. O projeto foi orçado em dez mil euros. A quantia deverá ser obtida por meio de doações de indivíduos e entidades esperantistas interessados em colaborar.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita