WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 182 - 31 de Outubro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Heloisa Brandão (East Hampton, NY, Estados Unidos)
Quarta-feira, 20 de outubro de 2010 às 20:21:39

Temos um grupo de estudos e estamos precisando de alguns livros. Qualquer informação de distribuidora de livros em português nos Estados Unidos será muito bem-vinda.
Obrigada e um abraço,
Heloisa
 

Resposta do Editor: 

Graças à ajuda de nossa companheira Elsa Rossi, de Londres, a leitora já foi devidamente informada quanto ao que nos pede. A EDICEI-América do Norte está preparada para atender aos pedidos relacionados com livros espíritas. Os interessados podem manter contato com ela por meio dos seguintes endereços eletrônicos: smtmia@hotmail.comandreiafl@yahoo.com

 

De: Rosemary Fioroto (Londrina, PR)
Quarta-feira, 20 de outubro de 2010 às 01:07:23

Observe este parágrafo/resposta contido no Livro dos Espíritos na questão nº 323 que diz: “Já vos disse: é a prece que santifica o ato de lembrar”,  e compare com este da edição FEB, onde diz: "Já dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração”.

Notei que faz diferença a palavra "é", que muda a maneira da lembrança em nós. Na segunda, me senti à vontade.
Observe para ver se sente a mesma coisa.
Aguardo um retorno, ok?
Abraço para todos.
Rosemary
 

Resposta do Editor: 

Para melhor compreensão do assunto, reproduzimos a questão 323 d´O Livro dos Espíritos, segundo a tradução de Guillon Ribeiro (76ª edição, FEB):

323. A visita de uma pessoa a um túmulo causa maior contentamento ao Espírito, cujos despojos corporais aí se encontrem, do que a prece que por ele faça essa pessoa em sua casa? “Aquele que visita um túmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa no Espírito ausente. A visita é a representação exterior de um fato íntimo. Já dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que é feita com o coração.”

Em verdade, nas duas traduções citadas pela leitora observa-se que o sentido é o mesmo, ou seja, a prece tem, como sempre, uma importância muito grande e é ela, no caso em foco, que santifica a lembrança da pessoa que já partiu para o mundo espiritual.

 

De: Ana Carolina (Londrina, PR)
Quarta-feira, 20 de outubro de 2010 às 15:36:55

Esta pergunta refere-se à Lei do Progresso, capítulo 8, livro terceiro - As Leis Morais da obra "O Livro dos Espíritos", em especial as questões 779 e 780. 
Aqueles que têm mínimo conhecimento a respeito dos princípios fundamentais que norteiam a Doutrina sabem que o Espiritismo é pautado na Lei do Progresso. A progressão dos Espíritos e dos mundos habitados é uma necessidade à qual todos estão submetidos. Kardec parece pontuar duas forças (duas potências) a que a Humanidade está submetida a progredir: moral e intelectual. O meu questionamento é referente ao desenvolvimento intelectual. O que é e o que representa o progresso intelectual? O que Kardec quis dizer com a palavra "intelecto"? Posso inferir que o "intelecto" posto por Kardec se refira ao acúmulo de conhecimentos em diversas áreas das ciências humanas, naturais e axiomáticas?

Kardec em muitas vezes fala em "inteligência", em "intelecto", em "homem de ciência". Posso dizer que ciência, inteligência e intelecto, para Kardec, sejam em seu todo a mesma coisa? Ou seja, tudo não passaria de uma questão de linguagem? Em resumo, questiono: O que é o desenvolvimento, a evolução ou o progresso do intelecto?
 
Em primeira instância o meu questionamento pode parecer trivial, contudo acredito (pelo menos assim penso até agora) que a evolução intelectual deva estar para além de um simples acúmulo de conhecimento. Acredito, concernente com Santo Agostinho, que não devemos buscar o conhecimento por ele mesmo, isto é, o conhecimento não deve ter seu fim em si mesmo, ou seja, o conhecimento deve estar a serviço da salvação humana, da elevação, da transcendência. Será que a evolução intelectual não seria mais do que um simples acúmulo de conhecimentos e, contudo, estaria mais correlacionado à questão moral, muito mais do que imaginamos? Afinal, não basta só termos o apetite pelo conhecimento, tal conhecimento tem que estar a serviço de uma conduta moral, isso se seguirmos a perspectiva de Agostinho.

Ana Carolina
 

Resposta do Editor: 

A pergunta central contida na mensagem acima diz respeito ao desenvolvimento intelectual. Afinal, indaga a leitora, em que consiste o progresso intelectual?

Podemos, à vista dos ensinamentos espíritas, dizer que o adjetivo intelectual tem, na obra de Kardec, o mesmo sentido que lhe dá o dicionário: Adj. 1. Relativo ao intelecto (Exemplo: "A infanta D. Maria era uma mulher espirituosa, de grande cultura intelectual".) 2. Que possui dotes de espírito, de inteligência.

Isso se torna bem claro à vista das lições contidas nos itens 107, 108 e 109 d´O Livro dos Espíritos, em que lemos – relativamente à Escala Espírita – que, dentre os Espíritos da segunda ordem, uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade, e os mais adiantados reúnem o saber às qualidades morais.

Na citada Escala é dito também, no tocante aos Espíritos benévolos, que a bondade é neles a qualidade dominante e que limitados são os seus conhecimentos. Já os Espíritos sábios distinguem-se pela amplitude de seus conhecimentos, mas preocupam-se menos com as questões morais, preferindo as de natureza científica, para as quais têm maior aptidão, diferentemente dos chamados Espíritos superiores, que reúnem em si a ciência, a sabedoria e a bondade.

Para confirmar a existência de uma perfeita distinção entre valor intelectual e elevação moral, lembremos o que Emmanuel escreveu a respeito do assunto, como adiante se transcreve:

A alma humana poder-se-á elevar para Deus, tão-somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos? 

“O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.” (O Consolador, questão 204.)

 

De: Izanir M Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 21 de outubro de 2010 às 08:36:38

Quero saber se há uma sede aqui no Rio para assistir às palestras e conhecer a Casa.
Izanir
 

Resposta do Editor: 

Já prestamos à leitora a informação desejada. 

 

De: Catia Liberato (Maringá, PR)
Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 às 12:19:40

Queria aprender mais sobre o Espiritismo.

Catia
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que a melhor forma de aprender Espiritismo é ler e, se possível, integrar os grupos de estudo existentes nos Centros Espíritas. Em Maringá há uma instituição em que se realizam estudos regulares. Trata-se da AMEM (Associação Espírita de Maringá) – Rua Paissandu, 1156 - Vila Operária. Mais informações: 44-3026-6830 e 44-9911-0405. Enviamos-lhe também, para auxiliar em seus estudos, o texto completo do ESDE - Estudo Sistematizado de Doutrina Espírita que publicamos em nossa revista. São, no total, 147 lições que abarcam os variados aspectos do Espiritismo, inclusive os aspectos filosófico e científico. 

 
 

De: Renato Barreto de Azevedo (Canoas, RS)
Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 às 15:23:19
O que significa o germe durante a concepção carnal? Ele está ligado diretamente à matéria ou ao perispírito? Podem me ajudar para minha aula do ESDE?

Obrigado.
Renato
 

Resposta do Editor: 

Dissemos ao leitor que ele poderia encontrar subsídios importantes sobre o assunto no artigo de autoria do confrade Jorge Hessen publicado na edição n. 7 desta revista, o qual pode ser visto clicando-se neste link:
http://www.oconsolador.com.br/7/jorgehessen.html 

Dias depois, o leitor escreveu-nos agradecendo a indicação, que suprimiu as dúvidas que tinha sobre o tema em foco.

 

De: Débora Rabelo (Novo Hamburgo, RS)
Sábado, 23 de outubro de 2010 às 14:07:41
Olá,
 conheça um pouco mais dos meus trabalhos na página Trabalhos Realizados e também veja o Trailer do Filme "As Mães de Chico Xavier" com estréia em 2011. 
Visite o meu site
 http://jornalismoespirita.no.comunidades.net 
Débora

 

De: Carla Maria N. de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 23 de outubro de 2010 às 20:16:11

Olá, sou espírita, estudo muito, mas gostaria de saber: meu marido foi assassinado em janeiro de 2009. Ele pode ter assassinado alguém em sua vida passada para ter tido essa morte triste? Ele era advogado e uma pessoa de bem e foi socorrido pelos mensageiros do bem.
Por favor, aguardo resposta.
Obrigada.
Carla Maria

Resposta do Editor:

Por motivos óbvios, usamos um pseudônimo no lugar do nome da leitora. As provas e as expiações têm relação com as necessidades do Espírito reencarnado, mas as coisas não são assim tão simples como geralmente pensamos. Claro que o autor de um crime pode vir a experimentar, numa existência futura, situação semelhante à de sua vítima, mas não é possível, nesses assuntos, generalizar, pois cada caso tem peculiaridades próprias que o distinguem.

 

De: Oswaldo Coutinho da Silva Filho (Serrinha, BA)
Sábado, 23 de outubro de 2010 às 21:47:23

Queridos amigos de ideal espírita, que a paz do mestre Jesus esteja em nossos corações.
Sou espírita do Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade, de Serrinha-BA, frequento a reunião mediúnica dirigida por Aristóteles Damasceno Peixinho (tio Peixe). Na noite do dia 3 de setembro em que o filme Nosso Lar estreava nas telas de todo Brasil, recebi uma comunicação psicofônica do espírito Frederico Figner falando do momento da doutrina espírita. Gostaria de saber se é possível mandar essa mensagem para ser analisada pela redação da revista.

Sem mais, fraternamente.
Oswaldo Coutinho

Resposta do Editor: 

Já dissemos ao leitor que pode enviar-nos, sim, a mensagem citada. 

 

De: José Carlos Rodrigues (Duque de Caxias, RJ)
Domingo, 24 de outubro de 2010 às 00:08:06

Esta Revista é muito especial. Quando a encontrei, pela nossa Rádio Rio de Janeiro, lembrei e conectei. Isto me ajuda muito, pois com ela tenho referências e ajuda nos estudos que faço. Que as bênçãos de Jesus sejam com todos vocês, confrades trabalhadores de última hora que com tamanha boa vontade espalham a Doutrina Consoladora pela internet. Só tenho que me rejubilar, agradecer e recomendar aos amigos.
Muita paz.
José Carlos

 

De: Lucia Borges (Assis, SP)
Domingo, 24 de outubro de 2010 às 09:13:29

Assunto: Especial 181 - Tudo é obsessão – Parte 1
Muito bom o estudo, vou inclusive usá-lo para o seminário sobre o assunto que coordenarei em breve.
Parabéns.
Lucia.
 

 

De: Rita Gonçalves (São Paulo, SP)
Domingo, 24 de outubro de 2010 às 16:28:22

Quando me sinto perdida e triste, gostaria de saber como falar com Jesus, como ouvir o que ele me diz diariamente, através de seus Espíritos de luz
Rita

Resposta do Editor:

Falamos com Jesus por meio da prece, que o Espiritismo nos recomenda fazer todos os dias, pela manhã e à noite, antes de dormirmos. A prece, acompanhada do serviço no bem, constitui o melhor meio para a evolução das pessoas. E ela é importante por si mesma, independentemente da resposta que recebermos, porque, orando com fervor, entramos em sintonia com as forças superiores que regem a vida e, graças a isso, nos vitalizamos e nos fortalecemos. Segundo o Espiritismo, todas as preces são escutadas e levadas em conta pelos amigos espirituais que tanto nos ajudam.

 

De: Karene Rodrigues dos Santos (São Bernardo do Campo, SP)Segunda-feira, 25 de outubro de 2010 à 00:17:32
Boa noite. Mais uma vez, venho recorrer ao site, para sanar as minhas dúvidas.

Estou frequentando um centro, para me aproximar da doutrina. Porém estou com uma dúvida: é errado frequentar dois centros espíritas ao mesmo tempo? Pergunto, pois a palestra de um centro é no horário em que posso frequentar, porém o curso é em um horário que não consigo frequentar.
Estou errada ?
Abraços.

Karene  
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que não existe nenhum problema em frequentar um centro espírita e participar de estudos em outro centro. O fato é, aliás, muito comum, sobretudo porque nem toda instituição espírita promove a realização de cursos. 

 

De: Mariana de Souza  (Espírito Santo do Pinhal, SP)
Segunda-feira, 25 de outubro de 2010 às 23:05:38

Assunto: Especial 181 - Tudo é obsessão – Parte 1
Cresci em uma instituição espirita. Minha mãe de criação nos espancava, por qualquer motivo, e ainda dizia que nós (meus irmãos de criação) éramos obsidiados, porque toda vez que nos batia de forma agressiva e violenta, ela passava mal, e necessitava de ajuda espiritual. Na maioria das vezes incorporava e em seguida ficava de cama, mas quem não prestava era nós. Para mim, ela é que era a doente e hoje ela sofre de remorsos, pois nenhum dos filhos de criação convive ou mantém contato com ela. Nesse caso, quem seria obsessor e obsidiado? Até hoje sofro quando lembro do que passei na mão dela, e quando penso nesse assunto aumenta o sentimento de raiva e de mágoa. O que fazer para me livrar desse passado, sem trazer mais sofrimento?Mariana

Resposta do Editor: 

Por motivos óbvios, usamos um pseudônimo no lugar do nome da leitora, a quem já dissemos que, com base nos ensinamentos espíritas, só existe um meio que nos possibilita romper com os sentimentos negativos do passado: o perdão. Aconselhamos, quanto ao assunto, ler o texto publicado na edição 23 desta revista intitulado “O arrependimento e o perdão”. Para isso, basta clicar neste link: http://www.oconsolador.com.br/23/esde.html

Sabemos hoje que perdoar faz bem a todas as pessoas e que a falta do perdão pode ocasionar uma série de distúrbios, tornando ainda mais infeliz aquele que sofre. 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita