WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 4 - N° 179 - 10 de Outubro de 2010

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

 

Entrevista: Adriano Pereira Marques

Uma interessante experiência do uso do rádio na divulgação espírita

O jovem radialista fala sobre o sucesso que tem alcançado na divulgação do Espiritismo por meio da Rede Boa Nova de rádio

 

Adriano Pereira Marques (foto), natural da cidade de São Paulo, onde reside, é espírita desde a infância, quando sua mãe conheceu o Espiritismo em Palmelo, Goiás. Vinculado à Rede Boa Nova de rádio, em Guarulhos (SP), em que atua como produtor, locutor e sonoplasta, o confrade é formado em educação física, massoterapia e produção, locução e sonoplastia. 

Na presente entrevista, ele fala sobre sua experiência na divulgação espírita pelo rádio e na interação que tem mantido com seus ouvintes. 

O Consolador: Quais os nomes dos

programas que você apresenta na Rádio Boa Nova? 

Apresento dois programas na Rádio Boa Nova, o primeiro desde 7 de maio de 2007, chamado Raio de Luz, que se iniciou nas madrugadas de segunda e terça da 1h30 às 3h,  ao vivo, até meados de 2009, quando passamos a apresentá-lo na segunda-feira, das 22 às 23h, até a data de hoje, e outro chamado Roteiro que se iniciou em 10 de agosto de 2009, de segunda a sexta-feira das 18 às 20h, até a presente data também. 

O Consolador: Como surgiu a ideia de elaboração do programa? 

O programa Raio de Luz surgiu da necessidade da casa espírita que frequento – Centro Espírita Wantuil de Freitas – de divulgar os trabalhos da casa e por orientação espiritual, segundo a qual havia chegado a hora de termos um programa de rádio, visto que o rádio é um dos caminhos para a divulgação da doutrina e que era o momento de também atuarmos nesse campo. Quanto ao programa Roteiro, o convite surgiu devido ao nosso trabalho realizado nesse primeiro programa e porque esse horário era carente de conteúdo. 

O Consolador: Como tem sido a interação com o ouvinte? Há algum caso marcante para citar? 

Desde minha formação no rádio e no aprendizado junto ao Sr. Jether Jacomini, diretor da emissora, aprendi a necessidade de uma total interação com o ouvinte. Isso sempre aconteceu durante o programa Raio de Luz, por meio de telefone e e-mail. Já no Roteiro a interação é muito maior, porque utilizamos nele vários meios, como MSN, Orkut, Facebook, Twitter, além de telefone e e-mail, todos operados por nós durante a transmissão e após ela, quando respondemos a alguns e-mails. Sobre os casos marcantes, passaríamos a semana toda citando-os, mas quero lembrar alguns, sem entrar em detalhes, como mãezinhas que buscavam o aborto e, ao ouvir o programa, desistiram e depois entraram em contato agradecendo, pessoas em busca do suicídio que desistiram após ouvir o tema da noite, evangélicos tirando dúvidas sobre reencarnação, católicos pedindo livros para tirarem dúvidas que os padres não conseguiam etc. 

O Consolador: Como você operacionaliza o programa, quando ele é transmitido fora dos estúdios da emissora? 

Quando estamos fora, utilizamos equipamentos de transmissão externa mesmo. Não creio que seja importante citar quais, mas a transmissão é feita via linha telefônica e utilizo um laptop com acesso à internet para poder atender os ouvintes e interagir com eles. 

O Consolador: Quais os critérios para estabelecer os temas e definir os convidados? 

Tenho a total liberdade para escolher e trilhar um roteiro para as entrevistas, bem como os entrevistados. O critério decisivo é a divulgação da doutrina espírita e o esclarecimento e consolo de quem nos ouve através dos temas escolhidos. 

O Consolador: Situe para o leitor as formas de conexão com a emissora para audiência da programação e dos programas que você apresenta. 

As formas de sintonia são: Grande São Paulo – Rádio Boa Nova – 1450 AM; Sorocaba – Rádio Boa Nova – 1080 AM; Mococa – Rádio Boa Nova – 1160 AM; Juazeiro-BA e Petrolina-PE – Rádio Cidade 870 AM; Sul de MG, SP e Sul do RJ – Rádio Cruzeiro RC Vale – 720 AM. Sintonia Via Parabólica: parabólica analógica – Leiloação TV (canal do boi) Altere áudio para 6,2 Mhz; parabólica digital – Satélite Brasilsat 1 – Polarização Horizontal Banda C´3.964 MHz Symbol Rate a 1875 MSB/s. Rádio Via Internet: www.radioboanova.com.br.

Dos programas que apresento, o Roteiro vai ao ar de segunda a sexta-feira das 18 às 20h, para internet e para Mococa AM 1160, bem como para as parabólicas no Brasil todo; já o Raio de Luz vai ao ar para todas as retransmissoras, parabólicas e internet, na segunda- feira, das 22 às 23h. 

O Consolador: Quais as repercussões já sentidas das entrevistas já levadas ao ar? 

Todas as possíveis e imaginárias, pois temos recebido e-mails do mundo todo, de lugares onde até mesmo o próprio governo limita o acesso à internet e às religiões. Não posso, todavia, deixar de ressaltar o carinho dos ouvintes que sempre nos dão alegria e demonstrações de amor e carinho parabenizando pelo programa pelas pautas escolhidas, e um sinal disso são os convites para palestras, cobertura e/ou realizações de eventos e as viagens que temos realizado por todo Brasil e o mundo. 

O Consolador: Quais os temas que mais têm despertado interesse?

Difícil responder com certeza absoluta, porque cada dia estamos em uma situação e vivenciando momentos em nossas vidas diferentes. Mas, seja falando do tema mais simples como sobre o que Jesus veio nos ensinar, que é o AMOR, como de física quântica, a audiência é sempre enorme, isso devido também ao trabalho realizado por todos na Rede Boa Nova de rádio. 

O Consolador: De suas lembranças com as entrevistas, que fato gostaria de destacar? 

Quisera eu ter algumas páginas disponíveis para lembrarmos todas as entrevistas realizadas durante esse tempo de rádio, mas algumas cabem nessa lembrança, conquanto fique claro que todas as outras marcaram nossas vidas. Realizar o programa Roteiro de um orelhão durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro foi uma delas, já que não tínhamos o stand pronto devido ao atraso da montadora. Outro também apresentado de um orelhão do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, marcou muito porque foi um fato inédito. Tive também o prazer de fazer um programa com meu irmão consanguíneo Claudemir Marques e meu tio materno Dirceu Belarmino falando da doutrina, já que foram eles que me resgataram quando dela andei afastado. Agora tive a honra de entrevistar Dona Zilda, mãe de Luís Sérgio, o Sr. Zêus Wantuil, o ator Carlos Vereza, que interpretou Bezerra de Menezes no cinema, apresentar o programa de dentro da casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo e ter a alegria de ter Sr. Jether Jacomini e Osmar Marsíli dentro do estúdio, isso foi para mim um fato que jamais esquecerei e muito me emociona quando dele me lembro, porque o primeiro foi quem me introduziu e me orienta no rádio e o outro fundou a Rádio Boa Nova, em que trabalho. Gostaria de citar também entrevistas com Sérgio Thiesen, outro filho de ex-presidente da FEB, e com o confrade Arnaldo Rocha, esposo de Meimei, entre muitos outros. 

O Consolador: Algo mais a acrescentar? 

Quero agradecer a todos que me ajudaram e ajudam como grandes amigos que de alguma forma contribuíram para que eu chegasse onde estou. Registrar também todo meu carinho às cidades e centros espíritas que visitamos e onde estivemos apresentando os programas, bem como às emissoras de rádio e TV e aos jornais que nos entrevistaram ajudando a divulgar nosso trabalho. 

O Consolador: Suas palavras finais. 

Mais uma vez, sem querer ser repetitivo, desejo agradecer eternamente a minha querida mãe Durvalina Marques, que tanto me ajudou e fez para que eu fosse o que sou hoje. Ao meu irmão Claudemir Marques e à Denise Rissi, pessoas que amo e que tanto me apoiaram e apoiam em meu trabalho. Aos amigos e a toda a equipe da Rádio Boa Nova, que estão sempre dispostos a ajudar-nos toda vez que necessitamos.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita