WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Editorial Inglês Espanhol    

Ano 4 - N° 179 - 10 de Outubro de 2010

 


Um novo filme tendo por base a doutrina espírita


Conta-se que na manhã de abril de 1860 fazia frio em Paris e Allan Kardec não apenas estava exausto, mas acabrunhado, pois escasseava o dinheiro para a obra e missivas sarcásticas avolumavam-se sobre sua mesa.

Quando mais desalentado se mostrava, sua esposa entregou-lhe determinada encomenda que lhe fora enviada por um jovem chamado Joseph Perrier. Em uma carta juntada à encomenda, o rapaz resumiu sua história e revelou o motivo pelo qual se dirigira ao Codificador do Espiritismo.

Dois anos antes – disse ele – casara-se com Antoinette, mas a felicidade que acompanhou seu matrimônio logo se desfizera, uma vez que no início daquele ano, levada por sorrateira moléstia, a esposa partira desta vida.

Inconformado com a irreparável perda, Joseph decidiu matar-se, uma ideia que se foi avolumando em sua mente até que partiu para o ato: resolvera pular no rio Sena, o que provocaria morte certa, visto que não sabia nadar.

Um fato inusitado alterou, porém, o rumo dos acontecimentos. Estando já na ponte escolhida, ao fixar a mão no parapeito para pular, ele tocou um objeto que caiu ao chão. O objeto era um livro, cujo título logo lhe chamou a atenção: “O Livro dos Espíritos”, obra escrita por Kardec que deu origem à doutrina espírita.

Abrindo-a, viu que estava escrito bem no alto da página inicial: “Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. A. Laurent”.

O suicídio não se consumou. Joseph Perrier tornou-se espírita e acrescentou àquela frase outra, do próprio punho: “Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. Joseph Perrier”.

Anexo à encomenda se encontrava, ricamente encadernado, como presente para Kardec, o exemplar a que se referira o remetente. 

O fato inspirou o roteiro de mais um filme sobre temas espíritas, que deve estrear no final deste ou no início do próximo ano. A produtora responsável pelo projeto é a Mundo Maior Filmes, que pertence à Fundação Espírita André Luiz.

Dirigido por André Marouço e Michel Dubret, o filme mostra a trajetória de um homem que, aos 40 anos de idade, se encaminha para o suicídio após a morte da esposa, mas se depara com O Livro dos Espíritos e dá início a uma jornada de transformação interior.

Intitulado “O Filme dos Espíritos“, o longa teve boa parte de suas gravações realizadas na cidade de São Paulo, mas outras cidades como Atibaia, Araçoiaba da Serra e Ubatuba também serviram de locação para a história.
 

O elenco conta com atores conhecidos do público brasileiro, como Nelson Xavier – que interpretou Chico na cinebiografia do médium –, Etty Fraser, Ana Rosa, Ênio Gonçalves e a apresentadora Luciana Gimenez, da Rede TV, que interpreta uma senhora de 70 anos. Reinaldo Rodrigues é o protagonista.

Esperamos que esta nova produção tenha acolhida semelhante à que tiveram os longas Chico Xavier e Nosso Lar, especialmente porque histórias como a de Joseph Perrier não constituem exceções, mas sim uma regra, uma vez que – como dizia Kardec –, bem compreendido, o Espiritismo é excelente preservativo contra o suicídio, o desespero e a loucura.

 

Nota

Para saber mais sobre “O Filme dos Espíritos”, clique nos links abaixo: 

http://universoanimado.com.br/home/?p=2517 

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2010/09/13/258231-luciana-gimenez-estreia-no-lugar-de-regina-duarte-em-filme-dos-espiritos 

http://mundomaiorfilmes.blogspot.com/ 

 




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita