WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 4 - N° 177 - 26 de Setembro de 2010

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 

 

A busca do conhecimento movimenta grupos
espíritas europeus

Na Holanda ocorreram, ao mesmo tempo, o 9º Encontro Espírita Nacional e o III Encontro Infanto-Juvenil; na Itália,
 o tema examinado foi o passe


Carlos Campetti foi o conferencista convidado pelo Conselho Espírita Holandês para coordenar o 9º Encontro Espírita Nacional, ocorrido em Amsterdã no dia 12 de setembro último, das 10h às 16h, ao qual estiveram presentes em torno de 30 pessoas. Na véspera, o confrade esteve proferindo palestra sobre Atendimento Fraterno na cidade de Den Haag.

Foi com muita alegria que retornamos à bela Ocumenische Bassischool Elout, ou seja, Escola Básica Ecumênica Elout. Essa escola possui uma característica muito especial, pois, além de abrigar crianças de várias nacionalidades, mais parece um museu de arte moderna, devido à infinidade de trabalhos artísticos executados pelas crianças e que ficam expostos pelos seus dois andares. Seu diretor, o holandês Jan Verlaan, conquanto não seja espírita, recebe a todos com muito carinho e entusiasmo.

A Coordenação Geral do Encontro ficou a cargo de Dalva Marçal da Cruz e teve como tema o perdão (fotos).

A programação geral ficou assim distribuída:

9h30 - Entrega dos crachás e pequeno lanche.

10h - Palestra por Carlos Campetti.

12h30 - Almoço

13h45 - Trabalhando em grupos.

14h35 - Dinâmica: Exercício do perdão

14h55 - Pausa para café.

15h05 - Informações sobre as atividades das crianças e jovens (Claudia Werdine).

15h15 - Apresentação das crianças e jovens.

15h45 -  Encerramento.

Após toda a movimentação fraterna para a arrumação do local e a expectativa íntima da equipe de trabalho, Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, proferiu, emocionada, as palavras iniciais de agradecimento pela presença de todos, já que o evento realizou-se num domingo, dia dedicado à família e ao descanso.

No local foi montada uma banca de livros, promovida pelo Conselho Espírita Holandês e coordenada por Miria Martens, onde era possível encontrar livros em português e holandês.

Na recepção do evento, Sônia Burgos, do Grupo JG Plate, recebia os participantes com  alegria e, enquanto os crachás eram distribuídos, um pequeno lanche foi servido, pois os participantes saíram muito cedo de casa, já que muitos vivem em outras cidades.

A palestra, feita em português, foi traduzida
 para o idioma holandês

Após a prece inicial, a palestra inaugural foi proferida por Carlos Campetti, convidando-nos para que refletíssemos sobre a importância de perdoarmos para vivermos em equilíbrio. A palestra foi traduzida para o idioma holandês por Dalva Marçal da Cruz.

Após a palestra, foi servido o almoço que, como não podia deixar de ser, foi um momento de muita alegria e confraternização, pois as crianças e os jovens também estavam presentes.

As atividades do período da tarde reservavam para os participantes mais reflexões a respeito do perdão, tema esse de significativa importância e de grande dificuldade para cada um de nós.

Carlos Campetti (sentado, à esquerda) em Den Haag 

Carlos Campetti, no Encontro Nacional, com Dalva
Marçal da Cruz, a tradutora

As crianças holandesas e suas máscaras  

O evangelizador Matheus (à esq.) e a
apresentação dos jovens

Grupo de participantes do Encontro na Holanda

Confraternização após o almoço no Encontro holandês

A evangelizadora Elisângela e crianças da Holanda

Simultaneamente ao 9º Encontro Espírita Nacional, tivemos a oportunidade de realizar o III Encontro Infanto-Juvenil, visando os seguintes objetivos e cujo tema abordado também foi o perdão:

Geral:

1. Divulgar, através das atividades realizadas pelas crianças, a importância da Educação Espírita Infanto-Juvenil no processo de construção de um mundo melhor.

2. Envolver e orientar os dirigentes e trabalhadores das Casas Espíritas quanto à importância de se realizar o trabalho de educação da infância e juventude, visando à educação integral do ser humano.

Específicos:

1. Sensibilizar os pais para a importância e necessidade da Educação Moral de seus filhos.

2. Apresentar às crianças e aos jovens, de maneira dinâmica e interessante, as atividades promovidas pela Escolinha de Educação Espírita existente nos Centros Espíritas.

3. Demonstrar a necessidade de perdoarmos para sermos felizes, assim como as diversas maneiras de realizarmos o perdão.

O trabalho com a juventude na Holanda requer
o apoio de todos

As atividades infantis foram baseadas em narrativas, jogos, dança, confecção de máscaras, sendo muito bem aceitas pelas crianças. Os jovens estudaram o tema por meio da projeção de um filme, discussão em grupo e confecção de cartazes visando à apresentação final de suas conclusões.

O trabalho com a juventude na Holanda ainda tem um longo caminho pela frente, pois é preciso antes de tudo evangelizar os pais para que eles possam entender o verdadeiro e significativo valor da evangelização, já que somente despertos para essa atividade de vital importância na vida de seus filhos é que eles poderão enfrentar corretamente as dificuldades inerentes à tarefa de bem orientar e educar seus filhos.

A tarefa, como sabemos, dá trabalho, requer dedicação e presença, e causa muitas vezes um grande desgaste físico, emocional e familiar. Infelizmente, muitos pais preferem  manter-se afastados desses desgastes e acabam por “fechar os olhos” à permissividade, justificando para si mesmos, intimamente, que “isso são coisas da juventude”, com que apenas adiam os problemas que certamente surgirão mais à frente.

Cabe-nos, no entanto, como educadores e espíritas, a função e o dever de prosseguir investindo nas atividades voltadas para a juventude, no chamamento aos pais e na sensibilização dos dirigentes espíritas, na esperança de que a situação seja no futuro bem diferente do que se apresenta hoje.

O encerramento do 9º Encontro Nacional Espírita contou com a presença das crianças e jovens que, resumidamente, devido ao adiantado das horas, apresentaram ao público suas conclusões sobre o tema estudado no decorrer do dia. As crianças por meio de suas máscaras, e os jovens por meio de seus cartazes, que, apesar da pouca idade dos jovens ali reunidos, refletiram suas ideias mais íntimas sobre o perdão, demonstrando a todos que a boa semente dorme dentro do coração deles, à espera somente de ser adubada e regada para florescer com abundância.

As atividades infanto-juvenis foram realizadas por Elisângela (crianças) e Matheus (jovens).

A prece final de agradecimento por todas as bênçãos recebidas naquele domingo foi proferida com profundo amor por Elano Collaço.

Todos agora se preparam para participar do I Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade, promovido pelo Conselho Espírita Holandês em parceria com a AME Internacional, evento esse previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de outubro de 2010, no auditório da Universidade de Amsterdã.  Mais informações e inscrições por meio do site  www.psyche-geneeskunde.org ou http://www.nrsp.nl/pages/portugal.php  

Seminário sobre o Passe reúne bom público
na província de Treviso
 

Outro evento importante ocorreu no mesmo domingo, 12 de setembro, na Itália, na cidade de Vedelago, província de Treviso, no norte do país, onde nossa querida amiga e dedicada trabalhadora Elsa Rossi ministrou um Seminário sobre o Passe (fotos). Elsa Rossi é 2ª Secretária do Conselho Espírita Internacional e a atual presidente da BUSS – British Union of Spiritist Societies.

O seminário por ela ministrado é parte integrante  dos eventos programados neste semestre de 2010  pela USI - Unione Spiritica Italiana, com a colaboração dos grupos espíritas afiliados. A USI é uma das federativas nacionais que integram o Conselho Espírita Internacional.

Participaram do evento 25 pessoas, das quais 6 italianos que, graças ao trabalho feito por  Francesca Cascioulo, de Roma, Soraia de Santana Piloto, de Firenze, e Evi Alborghetti, presidente da USI, puderam contar, durante a exposição, com a versão italiana do Manual do Passe, de autoria de Elsa Rossi. O Manual está à disposição dos interessados no site do Conselho Espírita Internacional.

Como previsto, a exposição que a querida confreira proferiu com habilidade e eficiência enriqueceu o conhecimento de todos sobre a influência da ação fluídica para o nosso equilíbrio psicofísico e espiritual. Elsa Rossi explicou em sua fala que todos nós, se dotados de boa vontade e empenhados na própria reforma íntima, podemos ser também instrumentos de Jesus na aplicação do passe magnético, um recurso simples que podemos dispensar em benefício de nós e do próximo.

Durante o seminário houve também,

Elsa Rossi (no centro, com vestido cinza)
e os participantes do seminário

Vista parcial do público presente
no Seminário na Itália

Marina Gabaldi, Elsa Rossi e Regina Piccoli
no evento na Itália

Crianças que participaram do evento na Itália 

paralelamente, atividades de evangelização voltadas às crianças presentes, sob a coordenação de Graziela Henriques, do Grupo Cammino della Luce, Treviso.

Dando continuidade à programação da USI - Unione Spiritica Italiana neste ano, o confrade Carlos Campetti também visitará a Itália, no dia 3 de outubro, quando abordará o tema  “É chegada a hora... Reforma Intima”. O evento ocorrerá na cidade de Lecco e será organizado pelo GLAK - Gruppo di Lecco Allan Kardec. Mais informações: gruppodilecco@yahoo.it

Antonio Cesar Perri de Carvalho falará sobre
Chico Xavier na Itália

Logo depois, todos estarão de partida para o 6° Congresso Espírita Mundial, quando teremos a oportunidade de reencontrar e  matar a saudades dos amigos  mas,  principalmente, de participar dessa festa de Paz e Luz.

De volta à Itália, os eventos continuarão, recebendo dessa vez o confrade Antonio Cesar Perri de Carvalho, que falará sobre “Vida e obra de Chico Xavier”, em cumprimento da seguinte programação:

17/10 - domingo  - GLAK - Gruppo di Lecco Allan Kardec.

Contato e mais informações: gruppodilecco@yahoo.it   unionespiriticaitaliana@yahoo.it

Cell: 380 290 37 56 – Regina Piccoli.

18/10 - segunda-feira - SDS - Sentieri dell Spirito.

Contato e mais informações: sds@sentieridellospirito.it      unionespiriticaitaliana@yahoo.it

Cell: 328 007 7657 - Regina Zanella.

20/10 - quarta-feira - ASIC - Associazione Il Consolatore di Ferrara.

Contato e mais informações: pizzolatto@hotmail.it e unionespiriticaitaliana@yahoo.it

Cell: 320 6992168 – Eliane Stakowski. 

Encerrando as atividades deste ano, será a vez de os confrades da Itália receberem Humberto Werdine para os seguintes eventos:

13/Novembro - sábado - Gruppo“Cammino della Luce”, na cidade de Treviso. Tema: Reencarnação.

Contato e mais informações: camminodellaluce@hotmail.com unionespiriticaitaliana@yahoo.it

Cell. 340 811 8279 – Dilza Zamprogno.

14/Novembro - domingo - GLAK — Gruppo di Lecco Allan Kardec, na cidade de Lecco. Tema: "Obsessão: como e por que acontece, prevenção e cura".

Contato e mais informações: gruppodilecco@yahoo.it   unionespiriticaitaliana@yahoo.it

Cell: 380 290 37 56 – Regina Piccoli.

 

Colaboração: Regina Piccoli.

Fotos: Maria Moraes, Regilda Barreto e Eliane Pizzolatto.

 

 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita