WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Editorial Inglês Espanhol    

Ano 4 - N° 177 - 26 de Setembro de 2010

 


As telenovelas espíritas
e sua influência


Não é possível medir com precisão qual a influência das telenovelas espíritas, como “Escrito nas Estrelas”, atração das 18 horas da Rede Globo de Televisão, sobre o ânimo das pessoas no tocante à busca de informações pertinentes à Doutrina Espírita. Que ela existe, eis um fato inquestionável, tal como se verificou com a exibição dos filmes Chico Xavier e Nosso Lar, que têm impulsionado o interesse pela leitura das obras de André Luiz.


A influência se reflete no aumento do número de pessoas que adquirem livros espíritas ou procuram as Casas Espíritas. Outro sinal diz respeito à busca dos grupos de estudos que vêm apresentando, em toda a parte, uma quantidade crescente de interessados.


A necessidade do estudo constante, mesmo por parte dos espíritas veteranos, é algo já firmado em nosso meio. Quem não se atualiza, quem não se recicla, como se dá nos vários campos da atividade humana, acaba sendo atropelado pela rotina e pela mesmice, fato que explica alguns equívocos que ainda ocorrem em nosso meio, por absoluto desconhecimento doutrinário.


Hermínio C. Miranda, em seu livro Diálogo com as Sombras, enfatiza a necessidade imperiosa do estudo e argumenta que várias são as razões para que o aprendizado se torne constante: “Primeiro, porque nossa memória é falha, e leva-nos a esquecer recomendações e instruções importantes, já lidas no passado. Segundo porque, mesmo durante a leitura, a mente divaga, e lemos trechos substanciais, sem a participação do consciente”. (Obra citada, cap. IV, pág. 287.)


Diz-nos o conhecido confrade que se lermos qualquer página d´O Livro dos Espíritos veremos que há sempre aspectos não notados anteriormente, observações que nos passaram despercebidas e ângulos insuspeitados, o que irá se repetir, com certeza, nas demais obras espíritas que porventura tenhamos lido.

Existe, ainda, um outro motivo – e da maior importância – para que o estudo se faça presente em todos os momentos de nossa vida.

O aprimoramento espiritual se efetua em dois campos, não necessariamente opostos: o campo moral e o campo intelectual. “O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita”, esclarece Emmanuel na questão 204 de seu livro O Consolador, obra psicografada pelo médium Chico Xavier.

Agora ou no futuro, ninguém escapará a essa contingência. Temos de nos desenvolver em ambos os campos e isso requer estudo continuado e persistente. Por isso, já que é assim, devemos começar desde já essa tarefa, aproveitando as oportunidades que estão à nossa frente, para conhecermos mais e aprimorar-nos intelectualmente, sem relegar a plano secundário as imensas necessidades de autoevangelização, que constitui para todos nós o dever primeiro. Afinal, os espiritistas não ignoram esta célebre advertência do Espírito de Verdade: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5.)


Com relação às telenovelas, eis, por fim, uma notícia alvissareira. A autora de “Escrito nas Estrelas”, E
lizabeth Jhin, declarou recentemente: “Tenho a intenção de transformar a história em uma trilogia. Quero fazer três novelas seguidas abordando o tema da espiritualidade”. (1)

 

 

(1) Clicando no link abaixo, o leitor verá o que Elizabeth Jhin e os atores principais da novela disseram sobre vida após a morte, mediunidade e reencarnação no Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão, na noite de 12 de setembro deste ano: 

http://tvglobo.domingaodofaustao.globo.com/programa/2010/09/elenco-e-autora-falam-dos-misterios-de-escrito-nas-estrelas/



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita