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Estudando a série André Luiz
Ano 4 - N° 170 - 8 de Agosto de 2010

MARCELO BORELA DE OLIVEIRA
mbo_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)  

 

Nos Domínios da Mediunidade

André Luiz

(Parte 9)

Damos continuidade ao estudo da obra Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada em 1954 pela Federação Espírita Brasileira.

Questões preliminares

A. Ao ouvir a prece do dirigente da reunião, Libório chorou. Qual foi o motivo de seu choro?

Libório (o comunicante) chorou, comovido com o que ali acontecera. Mas era possível ver, com clareza, que não foram as palavras a força que o convencia, mas sim o sentimento irradiante com que elas foram estruturadas. Raul Silva, o dirigente da sessão, sob a destra radiosa de Clementino, afigurava-se, então, aureolado de intensa luz. E Libório, em lágrimas, gritou: "O' Deus, que se passa comigo?!" (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 7, págs. 63 e 64.) 

B. Que aparelho permitiu ao benfeitor Clementino levar Libório à regressão da memória à vida passada?

O benfeitor utilizou uma interessante peça que parecia uma tela de gaze tenuíssima, com dispositivos especiais, medindo por inteiro um metro quadrado, aproximadamente. Ele manobrou pequena chave num dos ângulos do aparelho e o tecido suave se cobriu de leve massa fluídica, branquicenta e vibrátil. Em seguida, postou-se novamente ao lado de Raul Silva, que, controlado por ele, disse ao comunicante: "Lembre-se, meu amigo, lembre-se! Faça um apelo à memória! Veja à frente os quadros que se desenrolarão aos nos­sos olhos!..." De imediato, Libório fixou a tela, que passou a exi­bir variadas cenas de que ele mesmo era o principal protagonista. (Obra citada, cap. 7, págs. 64 a 66.) 

C. Que é que as cenas mostraram?

Elas mostraram, em primeiro lugar, a mãe de Libório (o comunicante), já velhinha e en­ferma, a pedir ao filho que ficasse com ela, porque tinha medo e sen­tia-se mor­rer. Era sábado de carnaval. Libório disse-lhe que sairia por al­guns mi­nutos apenas, o tempo bastante para trazer-lhe a medicação, mas, apropriando-se do único dinheiro de que a enferma dispunha, partiu para o clube. Em seguida, mostra a morte do rapaz, que abrira o gás para tomar um banho mas, bastante cansado e semiembriagado, dormiu e inalou as emanações tóxicas que o levaram à morte. (Obra citada, cap. 7, págs. 64 a 66.)

Texto para leitura 

25. Um diálogo fraterno - Sob a influência de irmão Clementino, Raul Silva levantou-se e dirigiu-se ao Espírito, com bondade: "Meu amigo, tenhamos calma e roguemos o amparo divino!" Iniciou-se então um diá­logo em que o doutrinador o chamou de irmão, acentuando que todos so­mos filhos de Nosso Pai Celestial que é sempre pródigo de amor. A en­tidade conturbada ironizou as palavras iniciais do dirigente: "Deve ser algum sacerdote fanatizado para conversar nestes termos!..." Mas Raul sensibilizava a todos com sua paciência, pois recebia Libório (o nome do comunicante) com sincera compaixão e inequívoco interesse pa­ternal, acolhendo-o sem estranheza ou irritação, como se o fizesse a um familiar que regressasse demente ao santuário doméstico. "Não sou um ministro religioso – disse Raul, imperturbável –, mas desejo me aceite como seu amigo". A entidade, em resposta, disse não ter amigos, apenas Sara; depois, perguntou que faziam ali os cavalheiros silencio­sos e as mulheres mudas (referindo-se à equipe mediúnica). Raul Silva informou-lhe que todos oravam por ele, acrescentando que se encontra­vam numa instituição de serviço fraterno, onde o dever é, antes de tudo, prestar socorro às feridas que sangram. (Cap. 7, págs. 61 a 63) 

26. A força do carinho - Ante o argumento do doutrinador, o renitente sofredor pareceu apaziguar-se ainda mais. Jactos de energia mental, partidos de Raul, alcançavam-no então em cheio no tórax, como a lhe buscar o coração. Libório tentou falar, mas, à maneira de um viajante que já não pode resistir à aridez do deserto, comoveu-se diante da ternura daquele inesperado acolhimento, a surgir-lhe por abençoada fonte de água fresca. Notou, então, surpreendido, que a palavra lhe falecia embargada na garganta. Sob o sábio comando de Clementino, Raul falou com afetividade ardente: "Libório, meu irmão!" Essas três pala­vras foram ditas com tamanha inflexão de generosidade fraternal que o Espírito não pôde sopitar o pranto. Raul aproximou-se dele, impondo-lhe as mãos, das quais jorrava luminoso fluxo magnético, e convidou: "Vamos orar!" Findo um minuto de silêncio, necessário a uma perfeita concentração mental, a voz do diretor da casa, sob a inspiração de Clementino, suplicou o socorro do Divino Mestre. Na oração comovente, Raul, entre outras palavras, disse: "Mestre, dá-nos a alegria de re­cebê-lo de braços abertos. Sela-nos os lábios para que lhe não pergun­temos de onde vem e descerra-nos a alma para a ventura de tê-lo co­nosco em paz. Inspira-nos a palavra a fim de que a imprudência não se imiscua em nossa língua, aprofundando as chagas interiores do irmão, e ajuda-nos a sustentar o respeito que lhe devemos... Senhor, estamos certos de que o acaso não te preside às determinações!"  Libório cho­rava. Via-se, porém, com clareza, que não eram as palavras a força que o convencia, mas sim o sentimento irradiante com que eram estrutura­das. Raul Silva, sob a destra radiosa de Clementino, afigurava-se-nos aureolado de intensa luz. "O' Deus, que se passa comigo?!", conseguiu gritar Libório, em lágrimas. (Cap. 7, págs. 63 e 64) 

27. Regressão de memória - O irmão Clementino fez breve sinal a um de seus auxiliares, que acorreu, rapidamente, trazendo interessante peça que parecia uma tela de gaze tenuíssima, com dispositivos especiais, medindo por inteiro um metro quadrado, aproximadamente. O mentor da reunião manobrou pequena chave num dos ângulos do aparelho e o tecido suave se cobriu de leve massa fluídica, branquicenta e vibrátil. Em seguida, postou-se novamente ao lado de Raul Silva, que, controlado por ele, disse ao comunicante: "Lembre-se, meu amigo, lembre-se! Faça um apelo à memória! Veja à frente os quadros que se desenrolarão aos nos­sos olhos!..." De imediato, Libório fixou a tela, que passou a exi­bir variadas cenas de que ele mesmo era o principal protagonista. Recebendo-as mentalmente, Raul Silva passou a descrevê-las. A cena mostrava a mãe de Libório (o comunicante), já velhinha e en­ferma, a pedir ao filho que ficasse com ela, porque tinha medo e sen­tia-se mor­rer. Era sábado de carnaval. Libório diz-lhe que sairá por al­guns mi­nutos apenas, o tempo bastante para trazer-lhe a medicação... Em se­guida, apropria-se do único dinheiro de que a enferma dispõe e parte para o clube. Amigos espirituais da casa pedem-lhe que fique, mas em vão... Imantando-se aos indesejáveis companheiros desencarnados com os quais se afinava, por três dias e quatro noites, Libório entrega-se à loucura, esquecendo todas as obrigações. Quando volta ao lar, na quarta-feira, a velhinha, socorrida por braços anônimos, não o reco­nhece mais... E aguarda resignadamente a morte, enquanto o rapaz di­rige-se ao banheiro, para refazer-se. Abre o gás e senta-se por alguns minutos, experimentando a cabeça entontecida... O corpo exige des­canso, depois da louca folia; a fadiga surge, insopitável... Libório dorme semiembriagado e perde a existência, porque as emanações tóxi­cas lhe cadaverizam o corpo... Naquela manhã clara de sol, um rabecão leva-o ao necrotério, como simples suicida... (Cap. 7, págs. 64 a 66) (Continua no próximo número.)



 


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