WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 167 – 18 de Julho de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Lúcia Helena Valença (Recife, PE)
Quarta-feira, 7 de julho de 2010 às 07:21:42

Costumo fazer a leitura do Evangelho usando a busca aleatória do site pela manhã e, por isso, faço-lhe a seguinte sugestão: que seja colocado o nome do capítulo e item, pois nem sempre podemos ler a lição completa na hora em que acessamos o texto. E, à medida que vamos estudando, vamos fixando melhor o nome das lições. Por exemplo:
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 9: SEDE PERFEITOS - OS SUPERIORES E INFERIORES.
Em tempo, gostaria de dizer que O CONSOLADOR está na minha lista de favoritos e que, pela manhã, junto com uma amiga de trabalho, lemos o evangelho antes de iniciar os serviços do dia. E isso nos faz sempre muito bem.
Um abraço fraterno,
Lúcia Helena
 

Resposta do Editor: 

Anotamos a sugestão da leitora, embora entendamos que a nota de rodapé em cada mensagem, indicando o capítulo e o item relativos ao texto, já é suficiente para que o leitor, querendo reler a mensagem, a encontre com facilidade na própria obra. 

 

De: Irany Silva (Goiânia, GO)
Quarta-feira, 7 de julho de 2010 às 10:03:42

Gostaria, por favor, um número de telefone de Heloisa Pires.

Irany
 

Resposta do Editor: 

Já informamos a leitora de que, infelizmente, não sabemos o número telefônico da confreira citada, que talvez possa ser obtido dirigindo-se à USE estadual de S. Paulo. O site da USE é http://usespbr.ning.com/.

 

De: José São João de Médio (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 7 de julho de 2010 às 20:49:20

Estou com dúvida na pergunta do L.E. questão 946 - Sobre o suicídio, que diz: "Deus ajuda aos que sofrem e não aos que carecem de energia e coragem." O Mestre nos disse: "quando seu filho pede pão, darias a ele pedra? Quanto mais o Pai Celestial que nos ama", ou seja, Deus nunca nos abandonaria como foi afirmado com a negativa NÃO, que no caso é uma afirmativa. Talvez houvesse um engano na tradução ou foi mal interpretado?

Gostaria que me tirassem essa dúvida.
Muita paz.
José
 

Resposta do Editor: 

Duas considerações podem ser feitas em resposta ao leitor. A primeira: conforme dito por Allan Kardec na Revista Espírita de 1866, Edicel, págs. 221 e 222, O Livro dos Espíritos não é um tratado completo do Espiritismo; apenas apresenta as bases e os pontos fundamentais, que se devem desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação. A segunda: não existe erro algum no texto mencionado. É claro que Deus não nega ajuda a ninguém, mas é preciso entender que o Criador espera de nós que façamos a nossa parte, como Jesus ensinou claramente em passagens como esta: “Ajuda-te que o Céu te ajudará”. Se o indivíduo, por comodismo ou medo, não age, não faz a sua parte, como é que ele será ajudado? Lembremos que Deus ajuda os homens por meio dos homens. Tente o leitor ajudar uma pessoa que não corresponde ao auxílio e verá quão sábia é a lição contida na questão por ele apresentada.

 

De: Vívola Rossi Viana (Cachoeira Paulista, SP)
Quinta-feira, 8 de julho de 2010 às 15:56:23
Boa tarde! Muito prazer!
Adorei o site e estou ainda me inteirando do seu conteúdo.
Gostaria de saber se na Itália existe algum Centro Espírita.
Obrigada.
Um abraço.
Vívola

Resposta do Editor: 

Já informamos a leitora de que existem, sim, centros espíritas e até mesmo uma entidade federativa de âmbito nacional na Itália. Eis os dados para contato: Unione Spiritica Italiana - kardec@live.it   -   www.spiritist.org/italia - Presidente: Evi Carlo Alborghetti.  

 

De: Vicente Rocha (Campina Grande, PB)
Quinta-feira, 8 de julho de 2010 às 21:22:40
Tenho escutado notícias relativas à reencarnação de Emmanuel, que teria ocorrido no interior de São Paulo, no ano de 2000. Há alguma veracidade quanto à reencarnação de Emmanuel?
Vicente
 

Resposta do Editor: 

Atribuem à confreira Sônia Barsante, residente em Uberaba (MG), então frequentadora do Grupo Espírita da Prece, a informação de que Chico Xavier teria dito, em determinado dia do ano 2000, a um grupo de companheiros com ele reunidos, que em desdobramento espiritual fora até uma cidade do Estado de São Paulo visitar um bebê, que seria Emmanuel reencarnado. E o saudoso médium teria dito: “Vocês ainda vão reconhecê-lo!”. É tudo o que sabemos sobre o assunto.

 

De: Marcelo Ribeiro (Catanduva, SP)
Sexta-feira, 9 de julho de 2010 às 15:44:58
Gostaria de receber novidades e mensagens, e quero parabenizar a todos pelo site de vocês, que é lindo. Obrigado pela atenção
Marcelo 

Resposta do Editor: 

Como já dissemos em oportunidades anteriores, não temos por norma enviar mensagens ou notícias aos leitores. Para ler a revista – que é semanal – é preciso ao internauta acessar nosso site, sem custo nenhum, sem inscrição nem senha. Por meio do Twitter, se o leitor quiser seguir-nos, é possível, sim, receber mensagens com os destaques de cada edição. Nesse caso, sugerimos ao leitor que acesse a referida ferramenta, clicando no ícone próprio existente em todas as páginas desta revista.

 

De: Teresa Fontana (Campo Grande, RJ)
Sábado, 10 de julho de 2010 às 01:12:28

Sou viúva há 10 anos. Tive um namorado assim que fiquei sozinha, durante um ano. Depois nunca mais. Todos dizem que sou jovem, bonita e tenho muitos amigos, mas na verdade não me interesso por ninguém e ninguém por mim. Por que será? Às vezes fico muito triste, porque sou sozinha e porque também perdi um filho com 17 anos, dois anos atrás. Esse meu filho me dava a maior força pra ficar sozinha e não entendo por que estou assim até hoje.

Obrigada pela atenção.
Teresa 

Resposta do Editor: 

Alteramos, por motivos óbvios, o nome da leitora. Quanto ao núcleo de sua mensagem, entendemos que as uniões matrimoniais em nosso meio obedecem também, quando não existe precipitação, a uma programação reencarnatória. Há pessoas que escolheram uma vida a dois, outras não. O melhor a fazer é manter uma vida equilibrada, dedicada ao bem e ao próximo, e confiar, na certeza de que nossos amigos espirituais sempre procuram ajudar-nos, sobretudo se utilizamos bem os recursos que Deus pôs à nossa disposição na presente existência.

 

De: Marta Maria Pontes (Laguna, SC)
Domingo, 11 de julho de 2010 às 14:14:21
Estou desde 1985 na casa espírita. Quando fazem reuniões com dirigentes, alguém menciona meu nome para um trabalho, por exemplo, na sustentação da casa, mas sempre há quem diz: Ah! vamos dar mais um tempo, e isso já faz 35 anos. Acho que, agindo assim, eles não evoluirão, pois os novos trabalham mais que os que estão parados e nada posso fazer.
Muita paz.
Marta Maria 

Resposta do Editor: 

Alteramos o nome da leitora, para evitar constrangimentos desnecessários. Infelizmente, casos como o que ela expôs são comuns no movimento espírita. Se existem na cidade outras Casas Espíritas, deveria ela buscar a oportunidade em outro centro. Se não existir, a solução é procurar o presidente da instituição e pedir esclarecimentos sobre os motivos por que a recusam. O diálogo é sempre útil e é capaz de evitar muitos problemas decorrentes, muitas vezes, da falta de comunicação entre as pessoas.

 

De: Luís Carlos Lima de Aguiar (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 12 de julho de 2010 às 00:17:10

Sou leitor assíduo de "O Consolador". Gostaria de saber se existe alguma anotação sobre o Cel. Médico e espírita Dr. Daniel Cristóvão, um grande trabalhador e incentivador do Abrigo Nazareno em Campo Grande, Rio de Janeiro.
Luís Carlos
 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não conhecemos o Dr. Daniel Cristóvão, que é, pelo que diz o leitor, um grande trabalhador da seara espírita. 

 

De: Jairo Avellar (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 12 de julho de 2010 às 10:56:27

Parabéns pela entrevista com o Dr. Pedro Francisco, a quem conheço e estimo muito, um dos grandes trabalhadores de nosso Movimento Espírita. Excelente iniciativa.

Parabéns.

Jairo Avellar 

 

De: Vilma B. Sanchez (Cascavel, PR)
Terça-feira, 13 de julho de 2010 às 10:22:13

Gostaria muito de ir a uma reunião de médiuns aqui em Cascavel, Nunca participei e gostaria de conhecer.

Vilma
 

Resposta do Editor: 

A participação de uma pessoa neófita em sessões espíritas é algo difícil de ocorrer, porque, conforme aprendemos no Espiritismo, é preciso começar pelo estudo, e só depois iniciar-se na parte prática e na experimentação mediúnica. Sugerimos à leitora que busque uma Casa Espírita em sua cidade e comece pelos estudos. Fazendo isso, em breve tempo poderá satisfazer o seu desejo e tornar-se, certamente, uma grande trabalhadora da seara espírita. 

 

De: Milton de Souza e Oliveira (São José do Rio Preto, SP)
Domingo, 11 de julho de 2010 às 12:53:08
Assunto: Especial 166 - CHICO SER ALLAN KARDEC - PARTE 1

Concordo com o que foi dito. Há alguns dirigentes e médiuns com livros publicados que afirmam sem nenhuma prova essa reencarnação.
Milton

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita