WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 166 – 11 de Julho de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Maria Regina Grossi (Ubá, MG)
Quarta-feira, 30 de junho de 2010 às 18:46:33

Gostaria de um esclarecimento sobre o Duplo Etéreo, com mais detalhes.

Abraços.
Maria Regina
 

Resposta do Editor:

Em Obras Póstumas, Allan Kardec ensina que "cada ser tem seu fluido próprio que o envolve, como a atmosfera envolve cada planeta". André Luiz trata do assunto nos cap. XI e XVII da 1ª Parte de seu livro Evolução em dois mundos, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.  Segundo esse autor, todos os seres vivos, dos mais rudimentares aos mais complexos, se revestem de um “halo energético” que lhes corresponde à natureza. No homem, semelhante projeção surge profundamente enriquecida e modificada pelos fatores do pensamento contínuo que, em se ajustando às emanações do campo celular, lhe modelam, em derredor da personalidade, o conhecido corpo vital ou duplo etéreo de algumas escolas espiritualistas, duplicata mais ou menos radiante da criatura. (Veja EDM, cap. XVII, pp. 129 e 130.)

O verbete duplo etéreo integra o Vocabulário Espírita que faz parte das informações veiculadas em nosso site. Nele lemos que algumas regiões do Brasil preferem duplo etéreo a perispírito, embora mantendo-se o sentido deste. Há, porém, de se diferenciar o duplo etéreo do perispírito propriamente dito. O primeiro refere-se ao conjunto de interações de natureza magnética que é inerente à vida e que somente com esta pode manifestar-se, desfazendo-se com a morte do corpo físico. Já o perispírito, por servir de invólucro semimaterial ao Espírito, persiste depois da morte e da separação do corpo. As definições de duplo etéreo são vastas e, muita vez, até opostas, enquanto o conceito de perispírito permanece consolidado nas definições kardequianas.

 

De: Juliano O. (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 1º de julho de 2010 às 02:09:30 
Olá amigos,
Milhões de Pessoas em Pobreza Extrema Precisam da sua Ajuda. Junte-se a nós !!!
Planeta Voluntários,a maior Rede de voluntariados e ONGs do Brasil, convida !!!
Para Troca de Banners com Planeta Voluntários, acesse:
http://www.trocabanner.log7.net
Para incluir spots do Planeta Voluntários em sua Rádio, acesse:
http://www.spots.log7.net
Para incluir o selo da campanha "TOME UMA ATITUDE" em seu Blog, acesse:
http://www.selo2010.log7.net
Para baixar novos artigos do Planeta Voluntários para publicar em seu veículo de comunicação, acesse:
http://www.artigos.log7.net
Para saber e participar dos Eventos e Campanhas que o Planeta Voluntários apóia, Acesse:
http://www.parceria.log7.net
Planeta Voluntários
Porque Ajudar Faz Bem!!!

Juliano

 

De: Fernanda Almeida (Recife, PE)
Quinta-feira, 1º de julho de 2010 às 11:42:03

Participo de um grupo de estudos espíritas e recentemente um participante falou-me que deveríamos ir aos cemitérios limpá-los e orarmos de cova em cova. Este irmão alega que esta é uma forma de caridade e que há muitos Espíritos necessitando de ajuda neste lugar. Desse modo, indiretamente a família irá se questionar quem poderia ter limpado o túmulo de seu "ente querido", e por isso passar a frequentar mais o cemitério para mantê-lo limpo e quem sabe lembrar mais da pessoa que faleceu, o que, segundo ele, traria grande alegria ao Espírito que ainda se detém no cemitério, e assim ele tornar-se-ia pouco-a-pouco mais evoluído.
Confesso que fiquei surpresa com as deduções deste irmão, pois até o presente momento não vi nenhuma instrução do Espiritismo sobre este tipo de caridade, por isso rogo aos irmãos que nos esclareçam quanto a questão de limpar cemitérios ser ou não uma forma de caridade.
Desde já agradeço a ajuda de todos.

Fernanda
 

Resposta do Editor: 

Os benefícios citados pelo confrade a que alude a leitora são reais. Espíritos ligados ao túmulo em que foram sepultados seus despojos físicos podem beneficiar-se, sem dúvida, com a oração feita em sua intenção. Kardec menciona em seu livro O Céu e o Inferno o caso Augusto Michel, ocorrido em 1863, o qual pediu a um médium fosse até o cemitério orar no seu túmulo. O Espírito de Augusto Michel suplicou tanto que o médium atendeu e, no próprio cemitério, ele comunicou-se agradecido, aliviado da constrição que antes o fazia preso ao corpo. Ao comentar o caso, Kardec indaga se o costume quase geral de orar ao pé dos defuntos não proviria da intuição inconsciente que se tem desse efeito. Essa experiência não pode, porém, ser generalizada, porque podemos orar por nossos entes queridos em qualquer lugar, sem que para isso tenhamos de nos deslocar até o local de sua sepultura. Quanto à limpeza dos cemitérios, eis uma providência que compete aos órgãos que os administram.

 

De: Jussara Bastos (Brasília, DF)
Quinta-feira, 1º de julho de 2010 às 18:38:37

Tento ser seguidora da doutrina. Aprecio demais o Espiritismo. Passo para o meu filho o melhor. 
Eu sei que eu um dia vou me firmar na doutrina; é só uma questão de tempo.
Estou muito feliz por ter conhecido esse site. Vou virá fã.
Um abraço pra todos e que Deus ilumine seus caminhos.
Jussara
 

 

De: Maria Eloíza Gomes (Goiânia, GO)
Sábado, 3 de julho de 2010 às 01:21:46

Meu filho foi assassinado faz 6 meses. Sou espirita, estou resignada, pois acredito em Deus e nas leis universais que regem tudo. Sinto que ele está bem. Porém, minha irmã que mora em Minas frequenta um centro lá e diz toda semana que meu filho se comunica nesse centro e me manda recados. Estou confusa, pois, por tudo que já estudei, sei que um mesmo Espírito não pode se comunicar sempre. Isto pode ser animismo ou outro Espírito se fazendo passar por ele?

Aguardo resposta.

Maria Eloíza

Resposta do Editor:
 

Embora não seja um fato comum, pode, sim, um Espírito comunicar-se várias vezes em um mesmo grupo mediúnico. A análise do conteúdo de suas comunicações é o fator determinante para a verificação de sua veracidade, assim como a idoneidade moral do médium pelo qual venham as mensagens. 

 

De: Patrícia F. (São Bernardo do Campo, SP)
Segunda-feira, 5 de julho de 2010 às 16:29:43
Boa tarde!
Como receber o Jornal em minha residência ou via e-mail?
Patrícia
 

Resposta do Editor: 

A leitora menciona a palavra Jornal em sua carta. Se ela se refere ao jornal O Imortal, é necessário que faça uma assinatura e aí, na condição de assinante, receberá mensalmente em sua casa o conhecido periódico, que veiculamos também neste site no formato PDF. Se a pergunta diz respeito à revista O Consolador, será preciso sempre, para lê-la, acessar nosso site, uma vez que a revista não tem formato impresso, não adota o sistema de assinatura e nada exige do internauta. O acesso ao site é livre e gratuito, sem cadastro  e sem senha.

 

De: Shirlei G. (Guaimbê, SP)
Segunda-feira, 5 de julho de 2010 às 23:10:55

No centro que frequento, alguém chegou dizendo que Carlos A. Baccelli estaria em total desequilíbrio. Gostaria de saber se isto é verdade, mas não tenho como saber. Como estou todos os dia visitando esse site, achei que poderiam me dizer alguma coisa, pois fiquei muito triste com essa notícia, visto que aprecio muito seus livros. Se vocês puderem me ajudar, muito obrigada.

Espero que não seja real essa notícia.
Fiquem com Deus.
 
Shirlei
 

Resposta do Editor: 

Não podemos afirmar nada com relação à pessoa citada ou a qualquer outra. Quem somos nós para dizer se fulano está ou não equilibrado?! As restrições que esta revista tem feito ao médium Carlos A. Baccelli dizem respeito às obras mediúnicas por ele atribuídas aos Espíritos de Inácio Ferreira e Chico Xavier. Não se compreende por que essas obras contêm tantos problemas e apresentam tantas dúvidas e trechos perfeitamente questionáveis! Por outro lado, lamentaremos também se o motivo disso for o fato mencionado na carta acima. 

 

De: Agência de Notícias do Terceiro Setor (Londrina, PR)
Terça-feira, 6 de julho de 2010 às 05:38:53

Venho, por meio desta, pedir sua colaboração na divulgação de nosso artigo Especial RELATÓRIO DO PLANETA TERRA.

Atenciosamente,
Agência de Notícias do Terceiro setor
 

Nota do Editor: 

O Relatório do Planeta Terra, enviado anexo à carta eletrônica, tem o seguinte teor:

RELATÓRIO DO PLANETA TERRA

Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de uma pequena cidade de 100 pessoas, poderia observar-se a seguinte distribuição:
57 Asiáticos  
21 Europeus  
14 Americanos (norte e sul)
08 Africanos
52 mulheres  
48 homens  
70 pessoas de cor 
30 caucasianos   
89 heterossexuais
11 homossexuais
06 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos eles seriam dos Estados Unidos da América
80 pessoas viveriam em más condições  
70 não teriam recebido qualquer instrução escolar  
50 passariam fome  
01 morreria  
02 nasceriam  
01 teria um computador  
01 (apenas um) teria instrução escolar superior.

Quando olha para o mundo nessa perspectiva, consegue perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?

Pense também no seguinte: Esta manhã, se acordar com saúde, então é mais feliz do que 1 milhão de pessoas que não vão sobreviver até ao final da próxima semana. Se nunca sofrer os efeitos da guerra, a solidão de uma cela, a agonia da tortura, ou fome, então é mais feliz do que outros 500 milhões de pessoas do mundo.

Se pode entrar numa igreja (ou mesquita) sem medo de ser preso ou morto, é mais feliz do que outros 3 milhões de pessoas do mundo. Se tem comida na geladeira, tem sapatos e roupa, tem uma cama e teto, é mais rico do que 75% das outras pessoas do mundo.

Se tem uma conta bancária, dinheiro na carteira e algumas moedas num moedeiro, pertence ao pequeno grupo de 8% de pessoas do mundo que estão bem na vida. Se está lendo esta mensagem, é triplamente abençoado, pois: 1. Alguém lembrou-se de você. 2. Não faz parte do grupo de 780 milhões de pessoas que não sabem ler. 3. E tem um computador!

Tal como alguém uma vez disse:

- "trabalha como se não precisasses do dinheiro;
- ama como se nunca tivesses sido magoado;
- dança como se ninguém estivesse a ver-te;
- canta como se ninguém estivesse a te ouvir;
- vive como se a terra fosse o Paraíso."

JUNTE-SE A NÓS !!!
Planeta Voluntários
Porque Ajudar Faz Bem !!!

A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil!!!

 

De: Edgar Jose Farias (Tubarão, SC)
Terça-feira, 6 de julho de 2010 às 06:19:58
Prezados amigos,
Agradeço a comunicação e a resposta, aproveitando a oportunidade para parabenizá-los pelo excelente trabalho de divulgação da Doutrina Espírita. Informo ser leitor assíduo desde os idos de 2007, utilizando artigos, livros, elucidações, etc para estudos pessoal e em grupo na casa espírita que nos vinculamos. Quanto à pergunta que enviei, sem os dados do autor - Luiz Gonzaga Pinheiro, foi falha minha entendendo que o mesmo tivesse alguma relação direta com O Consolador.
Com votos de muita paz e luz, mais uma vez recebam os nossos agradecimentos por seu trabalho, extensivo a toda a equipe de O Consolador.
Fraternalmente,
Edgar

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita