WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 4 - N° 165 - 4 de Julho de 2010

ADJAIR FERNANDES DE FARIA
onibuslivrariaespiritachicoxavier@hotmail.com
De Uberlândia, Minas Gerais (Brasil)


Uma visita inesquecível ao ônibus-livraria Chico Xavier

A passagem do ônibus-livraria espírita pela cidade de Cambé, Paraná, foi uma experiência marcante e agradável, assinalada
pelo encontro com Hugo Gonçalves, o “Paizinho”
 

Sem dúvida a cidade da visita nº 848, Cambé (PR), foi e continua sendo para nós excepcionalmente maravilhosa em experiências sentimentais (fotos).

Tivemos o agradabilíssimo prazer de conhecer “seu” Hugo Gonçalves, chamado carinhosamente de "Paizinho", sua bela e harmoniosa família carnal e, junto deles,  mais 105 crianças “filhas do coração”, atualmente entre 6 meses e 6 anos, assistidas no Lar Infantil Marília Barbosa, onde Hugo, junto com sua amada esposa Dulce, orientou e educou centenas de filhas desde o longínquo ano de 1953.

Recebeu-nos ele em seu lar onde tudo lembra a “Mãezinha” de Cambé, sua esposa Dulce, desencarnada em meados de 2003.

Hugo Gonçalves é um gentleman  aos 96 anos de vida; é um anfitrião de refinada gentileza e sutileza, e pudemos ver isso de perto, ao acompanhá-lo no almoço e saborear o delicioso cafezinho em seu lar.

O ônibus-livraria ficou estacionado na praça Getúlio Vargas, um local muito bonito, com fonte luminosa, na qual, quando ligada, as águas movem-se ao compasso da música. Estávamos a 100 metros do Centro Espírita “Allan Kardec”; ao lado do Centro fica a Gráfica, e nos fundos desta a residência do “Paizinho”, colada ao edifício do Lar Infantil Marília Barbosa, que continua até a outra quadra. 

Cairbar Schutel foi o parteiro que o trouxe a esta abençoada existência 

Nessa semana de enriquecido convívio, “Paizinho” nos surpreendeu a todo instante, em todo lugar e em cada gesto. Ele participa de todas as atividades; trabalha no escritório, usa camisa da mesma cor e sigla do centro C.E.A.K., atende o público, auxilia espiritualmente, materialmente, praticando, exemplificando a caridade e a humildade própria de um servo do Senhor. Ele está atento a tudo, com informações atualizadíssimas, ouve músicas, conta casos, lê muito, recita poemas, escreve, canta; está sempre alegre, brincalhão, de uma memória incrível, fazendo jus à sua inteligência. E, além de tudo, tem um sorriso cativante.

Por duas vezes deu-nos a felicidade de visitar nosso ônibus, vencendo os degraus da entrada com determinação. Sentado na cadeira da recepção, recebeu a todos com simplicidade e alegria. Sem dúvida alguma, é testemunho vivo do amor e do respeito. As pessoas beijam-lhe as mãos e ele retribui com a mesma intensidade. No ônibus, contemplou as obras da livraria e escolheu mensagens, da mesma forma como o fazem todos os visitantes.

Quanto ao seu papel no tocante à Doutrina, é difícil descrevê-lo. Cairbar Schutel foi o parteiro que o trouxe a esta abençoada existência. Hugo é, por esse e outros motivos, seu fã nº 1, seu discípulo e seu afilhado. “Paizinho” transmite a Doutrina Espírita no olhar meigo, sereno, nos passos lentos, pacienciosos mas com o comando no andador. Algumas vezes

com agilidade de surpreendente peraltice.

A saudade prazerosa e sadia nos acompanha desde
que os conhecemos
 

Sua sabedoria espírita "brota" naturalmente em seus lábios quando fala de nosso Criador, no amor, na fé, no perdão, na caridade, na humildade, no trabalho, em Jesus de Nazaré, em Maria, nos grandes luminares da Doutrina tanto encarnados como desencarnados e em seu eterno amor, sua esposa Dulce.

Sua sabedoria brota, cresce e floresce com candura na sua frágil matéria,  transmitida dos gigantescos e humildes gestos dessa imensa labuta de luminosa existência, da qual fomos testemunha de incontáveis e invariáveis narrações de suas "filhas de coração", hoje adultas, muito felizes pela educação e amor recebidos.

Uma frase sua: "Ame, ame muito, ame as pessoas, ame os animais, ame as flores, a natureza, ame o sol, ame a lua, ame tudo, tudo; tudo é criação de Deus, de nosso Pai".

Estamos agradecidos a  “seu”  Hugo Gonçalves, o “Paizinho” pela maravilhosa oportunidade de partilharmos momentos tão preciosos e inesquecíveis nessa semana que passamos ao lado dele e de seus queridos filhos Cairbar e Emanuel e de suas dedicadas e ternas noras Terezinha e Maria José, além dos netos, bisnetos e demais amigos.

A imagem e a experiência de participar do Evangelho no Lar, no seu lar, ficará cristalizada em nossas retinas espirituais.

A saudade prazerosa e sadia nos acompanha desde que os conhecemos e partimos...

Que nosso mestre Jesus esteja sempre junto de todos. 

 

Notas:

1. O autor, radicado em Uberlândia (MG), é o responsável pelo ônibus-livraria espírita Chico Xavier, que vem percorrendo todo o País, cidade a cidade, com o objetivo de divulgar o Espiritismo por meio do livro espírita.

2. As fotos publicadas foram feitas por Nery de Lima Pereira.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita