WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 165 – 4 de Julho de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Marcela Gimenez (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 às 17:54:07

Todos os dias pela madrugada, quando estou na Net, sinto o cheiro de um perfume, sempre o mesmo perfume e sempre no mesmo horário. Isso tem me intrigado até porque vivo sozinha e não há outra pessoa na minha casa que não seja eu. Vocês podem me dar uma explicação?
Desde já agradeço.

Marcela

Resposta do Editor: 

Alteramos, por motivos óbvios, o nome da leitora. Se o fato ocorre como foi dito na mensagem acima, é provável que o perfume esteja relacionado com alguma entidade desencarnada que visite a leitora. Todos nós somos médiuns, ensina o Espiritismo, embora nem todos tenhamos uma faculdade que se manifeste de forma patente e que deva ser exercitada. A faculdade de perceber, de sentir o ambiente é inerente a todos os médiuns, e, como tal, deve ser a explicação para as ocorrências mencionadas.

 

De: Cíntia Barbosa da Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 às 15:21:26

Acho fabuloso o trabalho e a dedicação de todos vocês.
Abraços.

Cíntia
  

 

De: Gasparino da Silva Melo (Itapema, SC)
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 às 13:27:02

Sou instrutor do ESDE e gostaria de saber o seguinte:
Na apostila n. 5 da FEB, no tema Modificações dos Fluidos e Magnetismo, no exercício em grupo anexo 1, há uma pergunta assim: AS CURAS FLUIDICAS SÃO IGUAIS? POR QUÊ?
Gostaria de saber de vocês a resposta para esta pergunta.

Gasparino
 

Resposta do Editor: 

Pedimos ao leitor que nos envie, por e-mail, o texto-base que deu origem à questão formulada. É difícil saber, sem ver o texto, o que o autor da pergunta pretendeu. De um modo geral, podemos dizer que as curas fluídicas partem todas do mesmo princípio, ou seja, do magnetismo e da função que o fluido magnético exerce quando transmitido de uma pessoa a outra. André Luiz trata do assunto em seu livro Evolução em Dois Mundos, 2ª Parte, cap. XV, no qual explica que o fluido magnético atua sobre as células do paciente, particularmente as sanguíneas e as histiocitárias, determinando-lhes o nível satisfatório, a migração ou a extrema mobilidade, a fabricação de anticorpos ou, ainda, a improvisação de outros recursos combativos e imunológicos, na defesa contra as invasões bacterianas e na redução ou extinção dos processos patogênicos. Tendo em vista essa descrição, poderíamos dizer que existe, pois, semelhança nas curas por esse meio obtidas.

 

De: Edgar José Farias (Tubarão, SC)
Sábado, 26 de junho de 2010 às 18:56:33

Prezados senhores.
Lendo o livro Doutrinação, A Arte do Convencimento, estabelece-se a comunicação com uma bailarina que em um acidente deformara o pé e que a cristalização mental fizera transportar para o perispírito o defeito carnal. Sendo que através da indução de pensamento o doutrinador, aliado ao dela, fez com que houvesse a reconstituição do pé defeituoso.

Vou relatar o trecho que me trouxe a dúvida: "... Na verdade, abrindo um parêntese para falar sobre mediunidade, a grande maioria das cristalizações mentais com gênese no passado externam-se em forma de animismo em comunicações mediúnicas, no presente."

A pergunta é a seguinte: Que relação tem o animismo do médium com a cristalização da bailarina neste caso? O animismo é o estado ou fenômeno em que a própria alma do médium opera, em vez de um Espírito a ele estranho. Não se trata, portanto, de um fenômeno mediúnico, mas de um fenômeno anímico - vocábulo que tem sua origem em "anima", que significa alma. (O Consolador.)
Recebam nossos agradecimentos, com votos de paz e luz.

Edgard
 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos a obra citada, mas, assim como o leitor, estranhamos também a correlação feita entre as cristalizações mentais e as manifestações anímicas, porque a característica do fenômeno anímico é a mencionada pelo leitor. Se existe correlação, não entendemos por que ela se dá. É interessante, portanto, que o leitor se dirija ao próprio autor da obra mencionada, o qual terá, com certeza, interesse em esclarecer a dúvida levantada. 

 

De: Regina Fernandes Gomes (João Pessoa, PB)
Segunda-feira, 28 de junho de 2010 às 10:20:05

Olá, sou Regina e estou amando este site, parabéns. Mas o que eu quero saber é se vocês fazem a venda dos livros? E, se fazem, quais os valores e condições de pagamento?
Pergunto ainda: Como faço para assinar a revista?
Desde já agradeço e desejo a todos muita luz e paz.

Abraço fraterno.

Regina
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que nossa revista não efetua venda de livros e não é ligada a nenhuma livraria, editora ou distribuidora de livros. Também não adota o sistema de assinatura, visto que o acesso ao nosso site é livre e não requer inscrição ou senha. Para ler a revista é preciso tão-somente que o leitor acesse nosso endereço na internet: www.oconsolador.com/.

 

De: Cristina Correa (Astolfo Dutra, MG)
Segunda-feira, 28 de junho de 2010 às 14:50:24

Boa tarde! Estou estudando o livro Exilados de Capela e fiquei em dúvida com uma colocação no livro de que Jesus teria tido várias reencarnações na Terra, inclusive como Khrisna e Buda. Diante dessas afirmativas fiquei em dúvida sobre a veracidade deste livro tão comentado. Por isso gostaria de ouvir sua opinião sobre ele. É uma fonte de conhecimento da Doutrina Espírita confiável?

Muito agradecida pela sua atenção, aguardo suas palavras.
Forte abraço.
Cristina
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que o livro mencionado não é, infelizmente, uma obra confiável. Com respeito a Jesus, não há prova alguma de que ele tenha vivido anteriormente na Terra e nenhum autor sério fez até hoje referência a tal assunto.

 

De: Regina Mancebo (Guarulhos, SP)
Segunda-feira, 28 de junho de 2010 às 17:45:02

Gostaria de mais informações sobre fenômenos mediúnicos na puberdade.

Obrigada.
Regina
 

Resposta do Editor: 

Seria interessante que a leitora explicasse exatamente qual é sua dúvida, visto que, segundo aprendemos no Espiritismo, a faculdade mediúnica pode despontar em qualquer fase da vida, em qualquer povo e em qualquer lugar. Se a vidência é algo praticamente geral na primeira infância, por motivos que já explicamos anteriormente nesta revista, as outras faculdades costumam surgir na vida das pessoas nas mais diferentes ocasiões, não existindo, segundo pensamos, relação alguma entre mediunidade e puberdade. 

 

De: Francisca Fernandes Pereira (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 28 de junho de 2010 às 19:21:02

Venho por esta carta pedir ajuda. Minha mãe, depois que minha irmã morreu, ficou muito depressiva e só chora muito. Minha irmã morreu e ninguém sabe como, pois ela estava em casa com seu namorado. Escutamos um tiro, que a atingiu na cabeça. Ele diz que ela se matou, mas ninguém sabe, pois o laudo não saiu. Tive também outra irmã que no ano passado descobriu que estava com aids. Nós fizemos tudo por ela, mas ela se entregou à depressão e morreu. Minha mãe amava muito essa minha irmã. Os médicos dizem que minha mãe teve uma isquemia, mas eu sei que isso não é da doença, pois ela fala com minha irmã que morreu e tem tido comportamento muito estranho.  

Francisca
 

Resposta do Editor: 

O nome da leitora foi, obviamente, modificado. Sugerimos que em casos assim as pessoas procurem um Centro Espírita próximo de sua casa, onde receberão a orientação adequada e o auxílio espiritual de que necessitam. Os endereços dos Centros Espíritas situados no Rio de Janeiro podem ser obtidos acessando o site http://www.enderecocasaespirita.org.br/.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita