WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 4 - N° 162 – 13 de Junho de 2010

NUNO EMANUEL
emmanunno@gmail.com
Lisboa (Portugal)


V Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade 

“Chico Xavier: 100 anos de Amor, ensinando o caminho da
cura da Alma”

Evento realizado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa reuniu aproximadamente
700 participantes

 

Nos dias 29 e 30 de maio realizou-se a 5ª edição das Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade (fotos). Os temas foram em torno da extraordinária contribuição científica que a obra de Chico Xavier (Emmanuel/André Luiz) nos legou. O evento contou com a presença de cerca de 700 participantes que quase lotaram o Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Saliente-se a estreia de novos oradores nas equipes das AME´s bem como a presença de novas pessoas a assistir ao evento (o público era constituído de faixas etárias mais altas).

A cerimônia se iniciou com as palavras de boas-vindas da Dra. Marlene Nobre (presidente da Associação Médico-Espírita Internacional), que agradeceu a Portugal pela confiança e o amparo para mudar o paradigma da Medicina. Com apresentação de Marta Rosa e Fabiana Fao do GE Batuíra, o congresso teve o momento musical do Projeto Natália Juskiewicz com os temas “Com que voz” e “Canção do Mar”. 

Cura da Alma, Passe e Revelações de André Luiz 

No sábado, dia 29, a prece de abertura foi proferida por Dr. Roberto Lúcio, tendo os trabalhos sido moderados por Hassan Fahrrat, membro da AME Portugal. A Dra. Marlene Nobre apontou O Caminho da Cura da Alma, com lições sobre a verdadeira cura (alguns tópicos abordados: Religião e saúde, Medicina e Homem superluminosos, bom e mau stress, cura quântica). O Dr. Francisco Ganhão falou d´O Passe como Cura Magnética, sobre o poder terapêutico das radiações humanas (fluidos, tipo de passes, passista/paciente).

O Dr. João Ascenso apresentou Evidências Neurocientíficas confirmam Revelação Espiritual do Livro "No Mundo Maior", de André Luiz, sobre as funções do cérebro e a ação do espírito sobre a matéria (neuroimagens confirmam parte da teoria do Instrutor Calderaro; 3 cérebros da casa mental, memória episódica versus memória semântica ou emocional). Curas Aparentes e Curas Reais foram abordadas por Dra. Antónia Marilene (cientistas espíritas, visão da medicina tradicional chinesa, referência a livros “Código Divina da Vida”. “Moléculas da Emoção”, doença com objetivo da renovação moral). 

Caso sugestivo de reencarnação, Freud e André Luiz, Dependência química 

Após o almoço, o Dr. Roberto Lúcio estudou Um Possível Caso de Reencarnação em Paciente Esquizofrênico, colocando a questão: Esquizofrenia: obsessão ou regressão a vida passada? (causas gerais da esquizofrenia, hebefrenia, caso clínico: histórico familiar, pessoal, espiritual – vida presente/passada; resultados após a terapêutica). Freud, as Pulsões e a Contribuição de André Luiz (Suicídio Indireto e Vícios) foi assunto abordado pelo Dr. Jorge Daher Jr., analisando Freud a partir de André Luiz (conceitos freudianos da pulsão, pulsão de vida e de morte, Freud e Espiritismo, tendências e destinos das pulsões ante a reencarnação, evolução do impulso sexual).

A Dra. Maria Heloísa trouxe um auxílio para superar As Compulsões: Natureza e Evolução da Dependência Química (doenças crônicas, “medicina esquartejada”, equação da compulsão/adicção ou dependência, importância de equipa multiprofissional, intertransdisciplinar) e O Processo de Recuperação da Dependência Química com base na Saúde Integral (habilidades básicas do profissional, relação de transferências e contra-transferências, co-dependência ou síndrome familiar, enfrentamento do problema, processo de
recuperação).
 

Equipe de oradores

João Xavier ex-presidente da FEP

Drs. Antónia, Francisco, Márcia
e Roberto Daher

Drs. Paula Costa e Silva e Luténio Faria

Drs. João Ascenso e Roberto Lúcio

Drs. Luténio, Carlos, Marlene e Maria Heloísa

Presidentes da AME Portugal e Brasil intermediados por Hassan

Vista parcial do auditório

Projeto Natália Juskiewicz

Apresentadoras Marta Rosa e Fabiana Fao


Como envelhecer bem e “sedações” 

O Dr. Carlos Durgante refletiu sobre O Envelhecimento, a Transcendência e a Imortalidade do Espírito, indicando a maneira de envelhecer com qualidade de vida espiritual (velhice consciente, visão espírita de Leon Denis em “O problema do ser, do destino e da dor” e “O grande enigma”). Em apresentação conjunta os Drs. Paula Costa e Silva e Luténio Faria falaram de Cuidados Paliativos: Sedação em fim de vida vs. Sedação durante a vida (perspectiva bioética-espiritual de sedação em cuidados paliativos; sedação durante a vida: tem consequências no fim da vida e além da vida física: vícios tóxicos, apatia, lamentação, desânimo, preguiça; 7 sugestões fraternas – Busque: a medicina terrena, o auxílio espiritual, a oração, o trabalho, a reforma íntima, a alegria, uma razão de viver). A Dra. Paula Costa proferiu a prece final deste dia. 

Perispírito, epidemias, doenças cardiovasculares
 e neurodegenerativas
 

Domingo, dia 19, abriu com a prece do Dr. Roberto Daher Jr. Os trabalhos tiveram a moderação de Francisco Ganhão (manhã) e Paula Costa (tarde). O Dr. João Jacinto destacou O Papel do Perispírito nas Doenças. A Dra. Márcia Salgado apresentou a Visão Espiritual das Epidemias (imunologia, carga genética da mitocôndria, invasão microbiana é fenômeno secundário, causa primária é espiritual) e Dra. Antónia Marilene fez uma Abordagem Médico-Espírita das Doenças Cardiovasculares (“Memória das células” e “Código do coração” de Paul Pearsall, casos clínicos de “Ação e Reação” de André Luiz, a música das proteínas).

O Dr. Carlos Durgante abordou As Doenças nos Mecanismos Expiatórios e Provacionais: as Demências Senis – Alzheimer - e a Doença de Parkinson (visão espírita do processo saúde-doença, doenças neurodegenerativas, mostrou belo vídeo Envelhecendo num minuto http://www.youtube.com/watch?v=R7izfAYwhzU). A Dra. Paula Costa discursou sobre A Esclerose Múltipla: Reflexão sobre as Causas Espirituais e Interpretação dos Surtos (imunopatogenia da EM, tipos de EM, predisposição genética, etiologia infecciosa?; fisiologia e histologia transdimensional, a culpa e a doença auto-imune). 

HEAL, TOC, Emoções, Relação Médico/Paciente
e o poder do Amor
 

De tarde, foi exibida uma vídeo-reportagem sobre o Hospital Espírita André Luiz (HEAL) realçando-se a importância do tratamento integral nesta associação filantrópica. O leitor pode conhecê-lo clicando em http://www.heal.org.br/heal/hospital/conheca.asp/. Segundo Emmanuel “Um hospital espírita deve ser um lar de Jesus.”

O Dr. Roberto Lúcio explicou Como Vejo e Trato o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), uma ajuda efetiva para superar os transtornos mentais (abordagem espiritual, etiopatogenia, tipos de tratamento, 2 casos clínicos por si atendidos de 2 irmãos, diferença nos resultados: vontade de melhorar!). O Dr. João Ascenso investigou sobre as As Leis das Emoções e a sua Aplicação no Tratamento dos Pensamentos e Emoções Mórbidas, e da Obsessão (Leis de Nico Frijda - 2007: significado situacional, interesse e necessidade, realidade aparente, assimetria hedônica, conservação do momento emocional, circuito fechado - todas estas leis estão na obra de André Luiz!; teoria de ampliação e construção das emoções positivas).

O Dr. Jorge Cecílio Daher Jr. refletiu sobre A Contribuição de André Luiz para a Humanização da Medicina (falhas na relação médico/paciente, transferência erotizada, instruções de Druso em “Ação e reação”) e a Dra. Márcia Salgado disse o que é realmente a Relação Médico/Doente na Abordagem Médico-Espírita, confessando que após a sua entrada na AME melhorou muito o seu procedimento).

A Dra. Marlene Nobre destacou O Poder Incomparável do Amor, abordando tópicos como: construções da alma, matéria mental, processo de cura, fluido magnético, curas de Jesus. Recordou emocionada a “Libertação” de Gregório no livro de André Luiz quando a Mãe materializada lhe diz “Não tenho para ti senão o Amor!“ Concluiu afirmando que “O bem sempre vence o mal. Não vale a pena a mágoa, o rancor, o ódio. Só pelo Amor vale a Vida! Seremos felizes para sempre porque será sempre o Amor que nos vai guiar na senda escura da nossa ignorância.”

Depois foram exibidos excertos do programa Globo Repórter com a presença de diversos religiosos nos hospitais (estão disponíveis no Youtube a série de programas Espiritismo - Globo Repórter “Ciência e Espiritualidade” e “pesquisas espirituais”). 

Perguntas, mensagens psicografadas e homenagens 

Seguiu-se uma Mesa Redonda com todos os oradores a responderem a questões do público presente por eles selecionadas. Após esta sessão conjunta, a leitura das palavras do mundo maior psicografadas durante o evento pelo médium Roberto Lúcio: a 1ª um soneto do português Fernando Lacerda (médium espírita), refletindo sobre a alma, rebeldia, dor, os ensinos do Senhor, a vivência do “Amor como lição maior”; a 2ª mensagem do espírito Batuíra, que afirmou que estas Jornadas são uma “apologia do Amor”, para que estejamos “atentos aos arsenais de ensinamentos”, mas não se “encham deles sem Amor”.

A organização agradeceu ao plano espiritual o apoio sentido durante a preparação do evento. Marlene Nobre chamou os membros da Organização ao palco, realçando que “sem as suas mãos” não teria sido possível tudo ter corrido bem. A prece de encerramento foi Pai Nosso do Espírito Monsenhor José Silvério Horta (do 1º livro de Chico Parnaso de Além-Túmulo) e proferida por Marlene Nobre. No final, a tradicional homenagem a Isabel de Aragão e a Chico Xavier, com a distribuição de rosas pela equipa de trabalho das AME´s e organização, proporcionando confraternização com os participantes.

 

Notas:  

1. Na Livraria Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita (associada ao Grupo Espírita Batuíra, centro espírita que dinamizou a organização do evento), os livros mais procurados foram os da codificação de Allan Kardec, de Chico Xavier e dos médicos presentes Marlene Nobre e Roberto Lúcio que os autografaram.

2. Os DVD´s das Jornadas estarão disponíveis em breve. Mais informações: http://www.geb-portugal.org/5jornadas/index.html/.
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita