WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 158 – 16 de Maio de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Yara Lima Oliveira (Feira de Santana, BA)
Quinta-feira, 6 de maio de 2010 às 09:34:48

Estou à procura da letra de O amor é luz (acho que é este o nome) cantada por Paula Zamp.
E tenho também procurado um site que tenha letras espíritas. Podem me ajudar?
Yara 

Resposta do Editor: 

Quanto à letra da música cantada por Paula Zamp, é preciso primeiro saber o nome da música. Quanto ao outro assunto, há vários sites que trazem letras e até cifras de músicas espíritas.

Eis três deles: 1)http://www.mocidadesespiritas.com.br/; 2) http://www.musicexpress.com.br/; 3) http://www.espiritismogi.com.br/musicas.htm

 

De: Maria Lúcia P. Fernandes (Londrina, PR)
Quinta-feira, 6 de maio de 2010 às 20:43:37

Gostaria de saber  por que temos um salário bom, e mesmo assim parece que nunca é suficiente. Por que isto acontece?

Maria Lúcia 

Resposta do Editor: 

Alteramos, por motivos óbvios, o nome da leitora. O fato por ela citado, embora constitua um erro, é mais comum do que se pensa e certamente decorre do valor exagerado que damos aos bens materiais. Quando o indivíduo é movido pela ambição, acha que nunca possui recursos necessários para adquirir o que ambiciona, ainda que seja uma pessoa abastada. Isso explica por que grandes proprietários de terras, empresários de sucesso e profissionais liberais abastados se envolvem em atos de corrupção com o objetivo de ampliar seu patrimônio. Se as pessoas compreendessem qual é, em verdade, a finalidade de nossa passagem pelo mundo, é provável que situações assim se reduzissem e até se extinguissem, visto que, como ninguém ignora, não se leva bem material algum deste para o mundo espiritual que nos aguarda.

 

De: Franciane Peramos (Nova Odessa, SP)
Sexta-feira, 7 de maio de 2010 às 14:06:43
Olá amigos! Agradeço por me responder. Minha dúvida referente à psicografia é sobre os nomes envolvidos no recado... As pessoas devem ser buscadas? Às vezes tento encontrar. Era um recado de Alzira Weber (não sei se é assim que escreve, pois minha avó que leu o bilhete é que pronunciou) a seu filho Elias. Devo continuar buscando Elias ou outros parentes de Alzira?
Grata
Franciane 

Resposta do Editor: 

As mensagens recebidas do plano espiritual devem, em primeiro lugar, ser analisadas. Após o exame e confirmada sua autenticidade, devemos, sim, enviar a mensagem ao seu real destinatário, tendo sempre o cuidado de evitar que a medida seja confundida com o propósito proselitista, que a Doutrina Espírita não apoia nem incentiva. Casos inúmeros comprovam o efeito que tais mensagens, quando autênticas, costumam produzir na vida daquele a quem elas se destinam. O médium deve estar, contudo, preparado para a reação da pessoa, a qual pode ser diferente do esperado, pois até Chico Xavier foi desrespeitado por uma mãe que entendeu que a mensagem que o saudoso médium acabara de psicografar era uma farsa.

 

De: Clube de Arte Fabiano de Cristo (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 8 de maio de 2010 às 17:56:59

Por favor, ajudem na divulgação do programa de rádio "Descobrindo O Jesus Histórico", do "Clube de Arte Fabiano de Cristo", que vai ao ar todos os domingos (10h40) e às quartas (12h30), pela Rádio Rio de Janeiro, 1400AM. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site
http://ojesushistorico.blogspot.com/

Assessoria de Divulgação

 

De: Antônio Maciel Gomes (Curitiba, PR)
Sábado, 8 de maio de 2010 às 19:01:47

Boa noite! Eu e minha esposa gostaríamos de saber mais informações sobre a Self - Sociedade Espírita do Paraná, ou seja, as atividades feitas no local. Antecipadamente agradeço as informações.
Antônio Maciel 

Resposta do Editor: 

Por razões compreensíveis, o nome do remetente foi alterado. A SELF - Sociedade Espírita Laços Fraternos, localizada na Rua Prefeito Angelo Lopes, 1857 - Hugo Lange, em Curitiba – http://www.self.org.br – divulga em seu site a seguinte programação semanal: domingo, 11h - Grupo de Promoção de Qualidade de Vida; 2a-feira, 20h - Grupos de Estudos; 3a-feira, 20h - Grupo de Estudos das Obras Básicas; 4a-feira, 20h - Grupo de Estudos de música à luz da doutrina espírita; sábado, 10h30 - Grupo de Estudos da Mediunidade; sábado, 13h30 - Grupo de Meditação e Irradiação; sábado, 15h - Grupo de Estudos para idades entre   4 e 12 anos; sábado, 15h - Grupo de Estudos para idades entre 13 e 14 anos; sábado, 15h - Grupo de Estudos para idades entre 15 e 25 anos; sábado, 15h - Grupo de Estudos para Adultos; sábado, 17h15 - Grupo de Teatro. A SELF é uma instituição filiada à Federação Espírita do Paraná. 

 

De: Cláudio Fajardo (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 11 de maio de 2010 às 16:28:24

Queridos amigos,
Dando continuidade ao estudo dos Princípios Fundamentais da Doutrina Espírita, já está disponível no Blog Espiritismo e Evangelho e no site Espiritismo e Evangelho o texto sobre "Mediunidade". Pedimos àqueles que gostarem dos estudos que divulguem este espaço de estudo da Doutrina Espírita.
Visitem: http://espiritismoeevangelho.blogspot.com/ e           https://sites.google.com/site/espiritismoeevangelho/home
Abraços,
Cláudio Fajardo

 

De: Suzel Jorge Cunha (Salto, SP)
Terça-feira, 11 de maio de 2010 às 15:35:21

O Espiritismo aceita a cromoterapia como tratamento com auxílio espiritual. Por quê?Os Espíritos que formularam o Livro dos Espíritos, podemos dizer que são extraterrestres pela respostas dadas a Kardec, que não nos deixam dúvidas. 
Suzel

Resposta do Editor: 

Cromoterapia é uma terapia baseada na utilização das cores e vem sendo utilizada pelo homem há muitos séculos. Não há dúvida de que as pessoas podem obter, e certamente obtêm, resultados excelentes com essa técnica, mas não se trata de uma técnica espírita, pois sabemos que a única técnica sugerida nas obras de Kardec e nas obras subsidiárias da Doutrina Espírita, presente nas atividades espíritas desde o seu advento, é a fluidoterapia, em suas diferentes modalidades: o passe, a radiação, a cura espiritual, a água magnetizada. Cromoterapia, florais de Bach, pirâmides e outras técnicas alternativas, ainda que não se coloque em dúvida a sua eficácia, não devem ser incorporadas à prática dos centros espíritas, porque falta para isso fundamentação doutrinária, motivo pelo qual diversas federativas estaduais, a exemplo da Federação Espírita do Paraná, não as recomendam aos centros filiados.

 

De: Áurea Rodrigues Kalikoski (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 10 de maio de 2010 às 00:09:01

Gostaria que me informassem o endereço do Centro Espírita Itupiara.

Grata pela atenção.
Áurea 

Resposta do Editor: 

O Templo Espírita Tupyara está localizado na Rua Luiz Bezerra, 116, Bairro Engenho Novo, Rio de Janeiro (RJ), RJ. CEP 20710-160, telefones: (21) 2581-3399 e (21) 2581-3499.

 

De: João Cunha Santos (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 9 de maio de 2010 às 17:24:35

Olá! Necessito de uma orientação ou uma explicação para algo que anda acontecendo cada vez mais frequentemente comigo. De uns 3 anos para cá ando tendo "flashes" desconexos, geralmente de situações de perigo comigo e então percebo, posteriormente, que esses "flashes" se unem num fato que realmente se concretiza, onde tudo na situação é exatamente igual ao que já havia vindo na minha cabeça através desses "flashes"; detalhes como cor, pessoas, locais e o enredo são os mesmos e se confirmam como na minha cabeça. É como se partes do acontecimentos viessem em minha mente por partes, cada hora um trecho e após um tempo o quebra-cabeça se forma ao acontecer a história comigo de verdade. Às vezes demora meses para os trechos serem realmente vivenciados por mim. Não gosto disso e não estou conseguindo lidar muito bem com essa questão; sinto medo. Qual é a teoria para explicar isso que acontece comigo? Quais são as suposições sobre isso? Existe uma maneira de eu parar de ter essas premonições? Eu tenho controle sobre isso? Não é algo que eu desejo ou me atraia, não estou em paz e gostaria que isso parasse de acontecer.
Como devo agir?Grato!

João 

Resposta do Editor: 

Alteramos, por razões óbvias, o nome do remetente. O que ele descreve são premonições que acabam se confirmando, assunto tratado nesta revista em um texto publicado na edição 93, cuja leitura recomendamos ao leitor. Para lê-lo, basta clicar em http://www.oconsolador.com.br/ano2/93/esde.html.

Outro texto interessante, que focaliza o mesmo assunto, pode ser lido na edição 37 desta revista, disponível em http://www.oconsolador.com.br/37/classicosdoespiritismo.html. Essa faculdade, como todas as faculdades anímicas ou mediúnicas, não deveria ser abafada mas, sim, estudada em todas as suas minúcias, em face dos  benefícios que pode trazer a longo prazo ao seu possuidor e às pessoas com quem se relaciona.

 

De: Aparecido Ferreira de Souza (Curitiba, PR)
Domingo, 9 de maio de 2010 às 10:42:11
Assunto: Especial 157 - Ética na comunicação social espírita

Bom dia. Não temos dúvidas com relação ao ponto de vista coloquial de nosso irmão, ao qual respeitamos, mas é inadmissível a omissão de muitos em detrimento de poucos, porquanto Jesus jamais se compactuou com o erro e ainda Kardec se utilizou da Revista Espírita para fazer a defesa de seus postulados, porém sem apontar o dedo em riste nem ferir quem quer que seja, por isso somos partilhadores da defesa mas não do ataque.
Possamos na hora do testemunho utilizar os preceitos, trabalho, solidariedade e tolerância.
Jesus nos abençoe.

Aparecido


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita