WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 157 – 9 de Maio de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Maria Vilma de Oliveira (Governador Valadares, MG)
Quarta-feira, 28 de abril de 2010 às 15:35:58

Gostaria de saber qual é o livro de Emmanuel que diz respeito à construção da Terra, além de "A Caminho da Luz.
Grata.

Vilma
 

Resposta do Editor: 

Emmanuel tratou do assunto em seu livro A Caminho da Luz. Se existe do mesmo autor espiritual outra obra sobre o assunto em pauta, não a conhecemos.

 

De: Simone Parra (Porto Alegre, RS)
Quinta-feira, 29 de abril de 2010 às 13:19:03

Bom dia! Minha mãe faleceu dia 28 de março. A causa de sua morte foi embolia pulmonar. Ela deitou pra dormir e não acordou mais. No dia seguinte em que ela estava sendo velada tive a impressão de que ela queria me dizer algo. Não sei se é só uma impressão ou se realmente ela teria algo a me dizer, pois brigávamos muito e fazia quase dois meses que não nos víamos. Gostaria de entender o porquê de sua morte de uma hora pra outra, pois foi de repente; gostaria também de entender o que aconteceu com ela nesse dia. Não tenho visão dela nem sonho com ela, só fiquei com essa impressão na minha cabeça de que ela queria me dizer algo. Por favor, dê-me uma luz, para que possa entender melhor o que aconteceu.
Quanto tempo leva para pessoa que morreu mandar notícia ou algum recado? Não conheço nada sobre Espiritismo, mas gostaria se estudar essa religião. Como posso começar, o que ler ou fazer para entender mais? 
Acredito em Deus, mas não sei como vou saber quando minha mãe quiser se comunicar comigo, pois tenho a sensação de que ela teria algo a me dizer.
Obrigada
Simone 

Resposta do Editor: 

Em primeiro lugar, informamos que alteramos, por motivos óbvios, o nome da leitora. Quanto às dúvidas por ela apresentadas, sugerimos que comece suas leituras pelo livro O que é o Espiritismo, de Allan Kardec, que ele próprio aconselha seja a primeira leitura a se fazer por quem está começando no Espiritismo. O livro citado foi objeto de estudo sistematizado nesta revista nas edições 23 a 36, que podem ser acessadas a qualquer tempo clicando-se no link “Edições anteriores”.

A duração de uma existência corpórea, excetuados os casos de suicídio direto ou indireto, faz parte da chamada programação reencarnatória. Quanto ao contato com nossos entes queridos, ele pode ocorrer sem ajuda de médiuns, nos horários do sono corporal, quando nos desprendemos do corpo que dorme e entramos em relação com as pessoas amigas, desencarnadas ou não. Para entender bem as nuanças referentes à morte, sugerimos a leitura do livro A Crise da Morte, cujo resumo foi publicado nas edições 1 a 8 desta revista, as quais podem também ser facilmente acessadas.

 

De: Maria Fernanda (Viamão, RS)
Sexta-feira, 30 de abril de 2010 às 15:54:13

Olá amigos, estou entrando no site pela primeira vez e gostei muito. Gostaria de receber e-mails sobre como me iniciar no Espiritismo, sendo que me identifico muito com os assuntos de todos os livros que já li. Acho que acontece comigo algo mais que simples impressões, do que simples coincidências. Enfim, estou meio perdida, nunca encontrei um caminho para uma resposta, gostaria de estar na direção certa.

Um forte abraço.
 
Maria Fernanda

Resposta do Editor: 

Alteramos, por razões óbvias, o nome da leitora, a quem indicamos, no tocante à sua iniciação no Espiritismo, a resposta dada à mensagem acima transcrita. O livro O que é o Espiritismo é recomendado por Allan Kardec como a primeira leitura que devemos indicar aos iniciantes no Espiritismo.

 

De: Geovani Oliveira (Mutuípe, BA)
Sábado, 1º de maio de 2010 às 00:00:58

Gostaria de parabenizar a revista pelo seu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita. Aproveitando o ensejo, achei excelente a crítica "Cobrança". De fato, acho um absurdo os preços cobrados nos congressos e nos livros. E faço uma pergunta: Quanto aos mais necessitados financeiramente, fica a eles facultado o direito de aprender? Quantas pessoas mudam o rumo de suas vidas depois de um Congresso Espírita? 
Não vamos nos envaidecer e começar a deixar de lado o maior mandamento de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Excluir o próximo por meios financeiros também é infringir essa Lei.

Geovani

 

De: Ana Lúcia Uchoa (Livramento, RS)
Sábado, 1º de maio de 2010 às 01:30:43

Preciso saber por que às vezes enxergo vultos e até sombras perto de mim e dos meus filhos, às vezes até na minha cama, deitados ou sentados junto a meus filhos que estão dormindo. Muitas vezes acho até que tem alguém a me espiar e não há nada ali. O que faço e qual a explicação para tudo isso?

Por favor, me responda.
 
Ana Lúcia 
 

Resposta do Editor: 

O nome da leitora foi, por motivos compreensíveis, alterado. As visões a que se refere devem ser anotadas em um diário para que, considerando-se depois o conjunto das impressões, possa se fazer uma análise do que efetivamente ocorreu. Allan Kardec recomenda aos neófitos no Espiritismo que comecem pela teoria, o que implica dizer que é importante estudar as obras espíritas, começando pelo livro O que é o Espiritismo. Quando os fatos surgirem, a pessoa saberá identificá-los e terá noção de como proceder.

Se as visões e impressões mencionadas tiverem continuidade, será bom que a leitora procure orientação num centro espírita próximo, mas jamais tenha medo e, em vez de cultivar esse sentimento, faça uma oração e mantenha a serenidade, porque tudo se resolverá naturalmente.

 

De: Sueli dos Santos Fonseca (São Bernardo do Campo, SP)
Sábado, 1º de maio de 2010 às 09:10:17

Sou da biblioteca de um centro espírita e estou procurando doação de livros. Se possível entrem em contato.

Obrigada.

Sueli 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não é vinculada a nenhum centro espírita nem a distribuidoras de livros espíritas; por causa disso, não podemos atender a esse tipo de solicitação. Divulgamos, contudo, a mensagem acima para que nossos leitores, caso queiram, possam atender ao pedido de Sueli dos Santos Fonseca, cujo correio eletrônico é suelifonseca@hotmail.com/.

 

De: Márcia Andreia de Oliveira Gonçalves (São Paulo, SP)
Sábado, 1º de maio de 2010 às 18:41:27

Sou de uma família espírita e adoro as informações que pego com vocês.

Márcia

 

De: Francisca Grangeiro (Fortaleza, CE)
Domingo, 2 de maio de 2010 às 05:03:53

Por favor, peço-lhes orientação como acessar o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, publicado na revista O CONSOLADOR, para que possamos providenciar cópias para um grupo de estudos que pretendemos formar aqui em Fortaleza.
Francisca 

Nota do Editor: 

Já foram enviados à leitora os textos do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, no formato Word. Ela já acusou o recebimento e, ao agradecer à direção da revista, disse que esse material será muito útil aos estudos que serão realizados pelo grupo referido.

 

De: Marco Antonio Apóstolo Valero (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 3 de maio de 2010 às 10:10:17

Como saber quando tem matérias novas. Vocês mandam e-mails?
Marco Antonio 
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos ao leitor que toda semana temos matérias novas, visto que esta revista tem periodicidade semanal. Assim, todos os sábados à tarde, quando nova edição entra na internet, ele terá à sua disposição novos artigos, entrevista, estudos, reportagem e notícias.

 

De: José Reis Chaves (Belo Horizonte, MG)
Quarta-feira, 5 de maio de 2010 à  01:14:45
Transcrevo o teor da carta que enviei aos Diretores da Revista Visão de Portugal:
Prezados Srs. Diretores da Revista Visão de Portugal,
Junto-me ao Sr. António Luís, Secretário do Centro de Cultura Espírita, de Caldas da Rainha, Portugal, para discordar da matéria “Mundo-Brasil”, de sua Revista, em que afronta de maneira estranha o Espiritismo e Chico Xavier, um grande líder espiritual do mundo e uma das pessoas mais amadas da História do Brasil, e que mais o honram. É surpreendente, pois, que um articulista desta Revista ignore o prestígio de Chico Xavier e o que ele e o Espiritismo significam, hoje, não só para o Brasil, mas também para o mundo. 
O articulista usa uma linguagem dos adversários do Espiritismo do início do século 20, demonstrando um total desconhecimento dessa Doutrina, que é a mais sintonizada com a Bíblia, a razão e a ciência espiritualista. Ele parece ser um religioso fundamentalista de outra crença ou um materialista, não tendo nenhum senso de autocrítica, pois quem escreve para a mídia, deve ter em mente que ele está em contato com um grande público, em que se encontram pessoas de todos os modos de pensar, mormente o religioso, e que devem ser respeitadas em sua crença. Será que ele está invocado com o extraordinário crescimento da Doutrina de Kardec nas últimas décadas?
Com efeito, foi mesmo uma grande imprudência do articulista, em pleno século 21, classificar o Espiritismo de superstição, feitiçaria, crendice, magia, e de bruxo a alma de escol de Chico Xavier. É deveras uma insensatez sem tamanho!
Para que se mantenha o bom nome da Revista Visão de Portugal, espero que os Srs. que a dirigem façam alguma coisa no sentido de desagravar os seus  numerosos leitores adeptos do Espiritismo e seus  simpatizantes, e suavizando, pelo menos em parte, esse grande golpe contra  o prestígio da Revista Visão de Portugal!
José Reis Chaves 
Escritor e colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte (MG).

Nota do Editor: 

O confrade António Luís, de Caldas da Rainha, Portugal, citado na mensagem de José Reis Chaves, enviou no dia 30/4/2010 à direção da Revista Visão a carta abaixo transcrita, cujo teor tem inteiro apoio da direção de nossa revista:

Exmº Senhor Director da Revista Visão

Na vossa edição de 22 de Abril de 2010, p. 70, na peça "Mundo-Brasil", o articulista refere-se ao maior médium que a humanidade já conheceu, Francisco Cândido Xavier, como o "Bruxo da Cidade".

Bastaria ao articulista fazer uma pesquisa na Internet, para aferir da grandiosidade desse ser humano, reconhecido a nível mundial como um apóstolo da paz, da gentilidade, da fraternidade, e que o desconhecimento (inadmissível), ou maldade (inacreditável), ou ainda a falta de preparação técnico-profissional do articulista, levou-o levianamente a apelidá-lo de bruxo da cidade.

Francisco Cândido Xavier foi uma referência mundial para  a humanidade, tendo vivido e morrido pobre, apesar dos mais de 400 livros recebidos através da sua mediunidade, ditados por Espíritos, livros esses cujas receitas reverteram sempre, integralmente, para obras de assistência aos desfavorecidos.

O Espiritismo (ou Doutrina Espírita) é uma ciência filosófica de consequências morais, e não se compadece com crendices, bruxarias, magias, superstição, etc. O jornalismo sério, honesto, também não se deveria compadecer com este tipo de posturas que nada atestam em favor do bom nome do jornalismo.

Vimos, pois, solicitar, em nome do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, a respectiva retificação, na certeza de que a VISÃO não deixará de o fazer, tendo em conta os padrões de seriedade de que parece ser portadora.

Sem outro assunto, 

Pelo Centro de Cultura Espírita

António Luís (secretário).

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita